Como adicionar blog no WordPress em 7 passos fáceis

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Para quem não sabe, o Wordpress é um Content Management System (CMS), isto é, uma plataforma de gerenciamento de conteúdo para sites, blogs, portais e qualquer outro tipo de sítio eletrônico.

Seu diferencial é promover recursos simples e intuitivos para que os proprietários consigam criar, realizar a manutenção e atualizar conteúdo de seus sites de forma rápida.

Por isso, eles oferecem temas e plugins já prontos para facilitar todo esse processo, além de um painel de gerenciamento bem limpo e objetivo para que os usuários consigam navegar de forma espontânea.

Saiba mais detalhes sobre como funciona o Wordpress no vídeo abaixo do canal da GoDaddy:

Dito isso, confira sete passos de como adicionar uma página de blog no Wordpress de forma prática!

1. Adicione uma nova página

Imaginemos, primeiramente, como adicionar um blog no Wordpress já criado. Caso você queira aprender como criar uma conta na plataforma, vamos te ensinar no final do conteúdo, beleza? 

Então, conta já criada? Faça login e entre em seu painel do WordPress. Clique em Páginas > Adicionar Novo. Esta etapa é bastante auto-explicativa. Como você já tem um site e deseja adicionar um blog, precisará, é claro, de uma nova página.

Nesse momento, você será apresentado a uma página em branco com uma série de opções no menu para configurá-la da maneira que você deseja.

2. Nomeie a página

Vamos chamar de “Blog” para fácil identificação. Deixe a caixa de texto em branco porque você deseja que a página funcione como um feed para suas postagens, não como uma aba de leitura estática.

3. Publique a página

Para que sua página do blog exista, você precisa publicá-la. Não se preocupe com o lugar das postagens ainda, nós abordaremos posteriormente.

4. Navegue até a seção Configurações

Quando estiver no seu painel, verá uma coluna à esquerda com todas as coisas diferentes que você pode fazer no WordPress. Vá para Configurações > Leitura — para abrir a página que criou e nomeou nos passos anteriores.

5. Designe uma página de postagens

Clique em “uma página estática” e selecione Blog no menu suspenso. Isso é importante, pois é esta etapa que determina onde o feed é exibido. Certifique-se de selecionar “Blog” no menu drop-down para “Página de postagem” e não “Primeira página”. A menos, é claro, que queira que seu blog seja a página de destino do seu site de negócios (provavelmente não).

6. Determine a quantidade de postagens que você deseja

Esta é uma preferência pessoal, na verdade. Quantos posts você quer que apareçam quando seus leitores clicarem no blog? Cinco? 12? Brinque com quantidades diferentes e veja qual opção você prefere. Em seguida, salve suas alterações.

7. Escreva e publique seu primeiro post

Agora você está pronto para blogar! Se essa é sua primeira vez, primeiro configure um calendário editorial para o seu conteúdo, assim pode produzir um trabalho de qualidade e consistente para seus seguidores.

O padrão de formatação do para publicação do Wordpress já abraça perfeitamente a estrutura de um blog. 

Basta definir o título do conteúdo e inseri-lo na barra de título. Abaixo, você pode escrever o corpo do texto de acordo com as técnicas de SEO e a política editorial da estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio.

Na biblioteca de plugins, há algumas opções que podem ajudar a otimizar o conteúdo do seu blog para SEO. Um deles é o Yoast SEO, e ele funciona como uma “to do list” com os principais requisitos que se deve cumprir para deixar o conteúdo perfeito para os motores de busca.

Quer aprender mais dicas exclusivas sobre SEO? Confira então o vídeo da GoDaddy sobre o tema:

Dicas de como criar um blog no Wordpress

Aqui estão algumas dicas a serem consideradas após adicionar Blog no Wordpress e começar a publicar seus conteúdos:

Não fique exausto

Agora que você está olhando para a página de postagem em branco, talvez esteja em pânico com sua primeira produção. É o seu post inicial e você se sente perdido. É um grande negócio, certo? 

É, com certeza, mas não se deixe enlouquecer. Sim, é a primeira postagem, mas não será a única. Seu blog é algo que deve crescer e mudar junto com o seu negócio.

E a reputação dele vai ser estabelecida com o decorrer do tempo e com um padrão de publicação organizada de acordo com as estratégias da marca e as demandas do seu público-alvo.

Quanto ao tema, concentre-se em apresentar a si mesmo e à sua empresa com sua própria voz. Seu primeiro post é uma ótima maneira de dar o tom para o que seu blog vai ser, ao invés de apenas ir direto para conteúdos específicos.

Mantenha o foco e atraia clientes

Para um negócio, o objetivo do blog é construir relacionamentos com seus leitores a fim de crescer. 

Depois desse primeiro post, como você precisa continuar criando um conteúdo sólido que manterá o blog avançando? 

O segredo é permanecer com seu foco principal, que deve ser seus produtos e serviços e, claro, trazer respostas e soluções ao que os clientes buscam por meio das palavras-chaves.

Quando você continua com suas postagens focadas nesses pontos, escrever o conteúdo do seu blog será mais fácil e mais eficaz para capturar os leitores (e clientes) desejados.

E, claro, contar com o suporte de um calendário editorial é fundamental para se manter sempre no rumo certo e não esmorecer no caminho.

Será uma jornada de erros e acertos que devem sempre ser monitorados para que que os conteúdos e o seu tom de voz reverberam cada vez mais em sucesso com seu público-alvo.

Promova e compartilhe suas postagens

Não esqueça de compartilhar seu novo blog em seus perfis das redes sociais. Essa é uma ótima maneira de humanizar sua empresa e oferecer aos clientes um bom ponto de partida para encontrar novas informações. 

Entre as empresas B2B (business to business), por exemplo, cerca de 57% dos profissionais de marketing que as representam investiram em divulgar seus conteúdos em redes sociais em 2023, segundo a Content Marketing Institute. Isso representa um crescimento de 37% em relação ao ano de 2022.

Isso mostra que os profissionais ainda acreditam no potencial de viralização e alcance das redes sociais para atingir seu público-alvo e fazer circular os conteúdos o máximo possível.

Após adicionar uma página de blog no Wordpress, é possível também configurá-la para compartilhamento automático em redes sociais na coluna do lado esquerdo.

Dessa forma, todos os conteúdos serão automaticamente disparados nas redes sociais após a publicação.

Prepare-se para blogar

Gostou das nossas dicas de como criar um blog no Wordpress? Nós te mostramos o passo a passo para quem tem uma conta já cadastrada na plataforma.

Entretanto, caso você ainda não tenha, o processo é muito simples. Basta criar uma conta gratuitamente no site https://wordpress.com. Mas se você optar por utilizar a versão mais ampla de hospedagem Wordpress, você deve ir ao site WordPress.org

Nesse segundo caso, você vai precisar contar com um serviço de hospedagem. Conheça então as soluções de hospedagem Wordpress da GoDaddy e coloque o sonho do seu blog corporativo em prática!

Com ela, você ganha um domínio próprio e personalizado, pelo menos 10GB de espaço para armazenamento de dados, largura de banda ilimitada e diversos mecanismos de segurança, como:

  • Certificado SSL;
  • Firewall para Aplicativos da Web (WAF)
  • Varredura e verificação diária contra malwares;
  • Backups semanais para manter seus dados sempre protegidos!

Agora que você aprendeu a adicionar blog no WordPress, está pronto para divulgar suas palavras. Espero que essas dicas e truques o façam se sentir mais confiante sobre o seu novo projeto. Boa blogagem!