[Guia] Como fazer logotipo de marca? Veja passo a passo + dicas!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:9 min
Rafael Queiroz Bastos

Está pensando em criar um negócio? Antes da sua empresa começar a funcionar, você precisa cuidar de uma lista de tarefas para que ela comece com tudo. E uma dessas tarefas é fundamental para o fortalecimento da marca: estamos falando de aprender como fazer logotipo.

O logotipo nada mais é que o símbolo gráfico que vai carregar a identidade visual do seu negócio e representá-lo para o público. 

Ele é uma espécie de rosto da empresa, que vai estampar a foto de perfil das redes sociais, o site oficial, embalagens de produtos, sacolas, comunicação de e-mail marketing e muito mais.

Um logotipo bem feito é a garantia de que o público vai associar diretamente esse símbolo à sua marca. E, afinal, toda empresa deseja ser lembrada e associada facilmente à credibilidade e bons produtos ou serviços, não é verdade?

Mas como montar um logotipo? Tem como fazer logotipo grátis pelo celular ou computador? Fique tranquilo que vamos te explicar o passo a passo de todo esse processo.

Com esse guia da GoDaddy Brasil, você vai perceber que montar um logotipo é uma tarefa complexa, mas que pode ser simples caso você tenha os conhecimentos certos e entenda sua função.

Ficou curioso pelo nosso passo a passo? Pois continue a leitura até o fim!

O que é logotipo?

Como mencionamos na introdução, o logotipo é um símbolo visual de identificação de uma marca. Empresas, projetos, órgãos públicos, bandas e diversos outros tipos de marcas contam com essa ferramenta gráfica para serem reconhecidos pelo público e se diferenciarem de concorrentes ou projetos semelhantes. 

O que faz um bom logotipo é a rápida associação que o público realiza quando olha para ele. Sabe quando você olha para um símbolo e automaticamente você já o relaciona a uma banda, restaurante, loja de roupa e ou marca de refrigerante? Esse sim é um exemplo de sucesso!

Um fato curioso é que muita gente costuma imaginar que os termos “logo” e “logotipo” representam a mesma coisa. Na verdade, um logo consiste apenas no símbolo gráfico sem a introdução de um texto, como você pode ver nos dois exemplos abaixo:

logo mcdonalds
Fonte: Wiki Commons
logo da pepsi
Fonte: Wiki Commons

Deu para identificar facilmente essas duas empresas, não é mesmo? Esses são dois cases de sucesso de logos eficientes de marcas realmente fortes. Basta ver o desenho que rapidamente qualquer um associa ao Mcdonald’s e a Pepsi.

Vamos utilizar essas duas empresas novamente para mostrar exemplos de logotipo. Veja as imagens abaixo:

logotipo pepsi
Fonte: Wiki Commons
como criar logo mcdonalds
Fonte: Wiki Commons

Como podemos ver, nesse exemplo há a junção de imagem com um texto com uma fonte tipográfica própria, o que caracteriza um logo.

Parece simples, mas cada detalhe desses símbolos passaram por um longo processo de pesquisa e desenvolvimento até chegarem a esse resultado final. E como funciona esse processo? Vamos te explicar no tópico seguinte como fazer logotipo para sua marca!

Como criar um logotipo eficiente?

Quer aprender como criar um logotipo dos sonhos para seu negócio? Há uma série de dicas e etapas que você pode seguir para alcançar esse objetivo. Obviamente que nem tudo é preto no branco, e pode até existir alguns casos de sucesso que não seguiram uma ou duas sugestões que fizemos aqui.

Mas, de maneira geral, alguns requisitos são essenciais. Quer conhecê-los? Pois siga nosso passo a passo de como fazer logotipos realmente eficientes e a cara da sua marca!

1. Simplicidade e objetividade

Para que um logotipo seja facilmente assimilado pelo público, ele não pode conter uma série de detalhes, enfeites e excesso de informação, concorda? Antes de associá-lo rapidamente a uma marca, as pessoas, na verdade, vão perder seu tempo tentando desvendá-lo.

Diante disso, simplicidade, objetividade e concisão são três elementos fundamentais para a criação de um bom logo. Ele deve conter o equilíbrio perfeito da mensagem e ideia que a empresa quer passar com uma quantidade simples e controlada de traços.

Veja, por exemplo, o logo e logotipo abaixo:

logo nike
fonte: Wiki Commons
como fazer logotipo nike
Fonte: Wiki Commons

Esse é famoso, ein? O desenho do logo da Nike representa uma das asas de uma deusa da mitologia grega conhecida como Nike, que carregava valores importantes consigo, como a força, a velocidade e a vitória. Tudo a ver com o esporte, não é mesmo?

E o mais legal dessa arte é que o símbolo representa movimento, velocidade, pois seus traços curvos são dinâmicos e precisos.

Portanto, viu como um logo pode ser extremamente simples e objetivo ao mesmo tempo que carrega uma série de significados e valores valiosos para a marca e seu público-alvo? O caso da Nike é um grande exemplo de sucesso nesse quesito e pode servir de inspiração!

2. Alinhamento com a identidade visual da marca

Todo logotipo precisa estar bem alinhado com o planejamento de marketing da empresa. Isso é, tanto a escolha das fontes tipográficas, como as cores e o desenho devem estar totalmente em sintonia com a identidade visual da marca.

Portanto, o design do logotipo, das peças publicitárias, posts em redes sociais, detalhes de publicações, embalagem dos produtos, site oficial e todo e qualquer conteúdo ou elemento da marca que tenha influência comercial precisam conversar entre si.

Assim, o logo não pode ser algo desconexo e totalmente diferente da embalagem ou dos conteúdos de comunicação da marca. Eles precisam ser similares e convergentes para que sejam rapidamente associados à credibilidade do negócio.

As empresas costumam ter um documento físico no qual é descrito o manual de identidade visual da marca. Dessa forma, a estratégia por trás do logotipo deve estar bem clara e com suas escolhas justificadas.

3. Inspiração em modelos de sucesso

Não se engane: nenhuma criação artística surge simplesmente do nada. Até os mais talentosos e criativos designers têm suas inspirações e as utilizam para desenvolver suas obras.

Por isso, não economize na pesquisa de cases de sucesso, pois com certeza um detalhe específico de um modelo pode ser um ótimo caminho para que você desenvolva novas ideias a partir de exemplos já existentes.

Quem sabe uma ideia por trás de um logotipo quando misturada com um detalhe de outro não pode combinar entre si e criar algo eficiente e original? Ou até mesmo um conceito pode ser personalizado e adaptado de acordo com as especificidades do que você deseja transmitir com o logotipo de sua marca.

Todos nós precisamos de inspiração para dar vida às nossas ideias!

4. Conhecimento do público-alvo

Para aprender como fazer logotipo, é preciso saber bem para quem ele será direcionado e com quem ele irá se comunicar. Em outras palavras, conhecer seu público-alvo é uma etapa fundamental para esse processo, assim como para qualquer outra etapa de um planejamento de marketing.

Um recurso muito utilizado para essas situações é a persona. Ela nada mais é que um personagem fictício, com nome, profissão, perfil de consumo, hobbies e informações demográficas.

Essa personagem é referência que vai espelhar as características de um segmento do seu público-alvo. Assim, todas as campanhas e projetos de marketing (como o logotipo) devem ser pensados com o objetivo de resolver as dores e demandas dessa persona.

Sendo assim, os idealizadores do logotipo terão todos os recursos necessários para fazer um trabalho eficiente e que gere identificação com os seus possíveis clientes. 

5. Ideias e esboços no papel!

Anote! Tenha sempre um papel ao lado para tentar esboços até que o logo esteja realmente afinado com o que você deseja. Todo conteúdo visual leva prática e sucessivas tentativas, pois cada rabisco é uma um passo à frente que te levará até o desenho ideal.

Inclusive, os esboços não deixam de funcionar como um brainstorming. Você já viu, por exemplo, o esboço para o famoso logotipo “I Love New York”, do Milton Glaser.

Premier croquis du logo "I Love New York", 1977 © MoMA
Fonte: Números Magazine

Bem simples e rudimentar, não é mesmo? Pois é, um dos logotipos mais famosos e afetivos já feitos conquistou a todos pela sua simplicidade, e tudo começou com um esboço mais simples ainda.

Esse é um exemplo clássico de que toda ideia começa ainda engatinhando e, principalmente, sendo colocada no papel!

6. Escolha da ferramenta certa

Por fim, finalizamos o nosso guia de como fazer logotipo com a ferramenta que você vai utilizar para dar vida à sua obra. Além de ferramentas mais complexas e de uso mais aconselhado para designers, como o Adobe Illustrator, há também plataformas que contemplam o público mais leigo.

Uma delas é o Canvas, ferramenta online com recursos bem simples e intuitivos com modelos prontos para você criar um logo bem bacana.

Mas se você busca uma ferramenta parecida, só que mais completa e que garante resultados mais profissionais e personalizados, você precisa conhecer o GoDaddy Studio.

Conheça o GoDaddy Studio

O GoDaddy Studio é uma ferramenta multifuncional que vai impulsionar a sua marca em diferentes canais. Ela oferece milhares de modelos personalizáveis para que seja o objetivo:

  • comunicações de e-mail marketing;
  • posts para redes sociais;
  • além de montar um logotipo.

E como fazer logotipo pelo celular? Basta baixar o app do GoDaddy Studio em seu smartphone e começar a botar a mão na massa.

Experimente essa ferramenta gratuitamente agora mesmo!