Como Funciona a Hospedagem de um Site e Como Escolher a Melhor para Você?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:3 min
Ester Araujo

Você sabe o que significa e como funciona a hospedagem de site? Este termo é tema recorrente das dúvidas de quem está criando um projeto on-line, seja um site, blog ou loja virtual. Basicamente, um serviço de hospedagem têm como função principal armazenar arquivos e dados, além de processar essas informações.

Em suma, a hospedagem disponibiliza as informações do seu site na internet para que sejam vistas por qualquer pessoa por tempo ininterrupto. Ficou claro? Conheça mais sobre o mecanismo e aprenda a escolher o melhor serviço de hospedagem para você!

Quais os tipos e como funciona a hospedagem de site?

Existem dois serviços essenciais para quem deseja ter sua página on-line: domínio e hospedagem. O primeiro diz respeito ao seu endereço na internet, ou seja, o nome pelo qual as pessoas irão procurar, já o segundo, como mencionamos, é o responsável por alocar seu site e permitir que outros tenham acesso à ele.

Além do que já citamos, um bom provedor de hospedagem também deve oferecer alguns recursos que garantam a eficiência do seu endereço eletrônico. Para entender melhor como funciona a hospedagem de site, saiba que esta pode ser divida em seis tipos, confira.

1. Hospedagem gratuita

Nesta opção, os provedores de hospedagem são geralmente mais limitados em comparação aos pagos. Possuem pouco espaço em disco e baixo tráfego de dados, além de incluir banners e outras propagandas nos sites.

2. Hospedagem compartilhada

A vantagem é o custo-benefício, já que nesta modalidade diversos sites estão hospedados no mesmo servidor. Entretanto, requer manutenções mais constantes com relação ao tempo de serviço dos sites no ar.

3. Revenda de hospedagem

A opção de revenda é justamente para quem deseja oferecer esse serviço. Aqui é possível armazenar vários sites, devido ao espaço em disco e tráfego superior.

4. Servidor virtual — VPS

Indicado para aplicações que necessitem ter acesso total ao sistema operacional, porém não exigem grande capacidade de processamento. O sistema virtual consegue com que um mesmo servidor seja capaz de rodar diversas plataformas diferentes.

5. Servidor dedicado

Ao buscar como funciona a hospedagem de site, certamente já ouviu falar dos servidores dedicados. Este é o serviço considerado mais caro, porém, além do serviço de hospedagem, oferece também o gerenciamento de segurança do servidor contra crackers.

6. Co-location

Parecido com o servidor dedicado, o serviço de hospedagem co-location se diferencia apenas pelo hardware, que é fornecido pelo contratante e não pelo data center.

Entender como funciona a hospedagem de site é necessário para que você consiga escolher o provedor que mais se adapte às suas necessidades. Não perca tempo e conheça agora mesmo os planos da GoDaddy de hospedagem de site!

Produtos Utilizados