Como instalar WordPress no cPanel? Veja como é fácil e rápido!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Carina Xavier

Iniciar um projeto requer muita dedicação, já que cumprir com atividades e prazos diversos é fundamental para obter sucesso. Se você está criando seu próprio site, precisa saber que algumas ferramentas tornam o processo mais prático. Um dos passos é a instalação do WordPress. E se você não sabe como instalar o WordPress, fique tranquilo!

Neste artigo, vamos explicar pra você os benefícios da ferramenta e como a instalação dela é bem mais simples do que você  imagina. Confira!

O que é o Wordpress?

O WordPress é uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais populares do mundo inteiro, bem como uma das mais indicadas para quem vai começar um site. 

Criada em 2003 como uma plataforma para criação de blogs, esse CSM (Content Management System) foi amadurecido no decorrer dos anos e hoje está por trás do gerenciamento de 43,2% de todos os sites da internet, segundo dados da W3Techs.

Essa ferramenta possui uma vasta biblioteca de plugins nativos e temas para tornar seu site ou blog mais personalizados e facilmente gerenciáveis, pois o menu de navegação e as possibilidades da plataforma são facilmente manipuláveis pelo usuário.

Quais as vantagens do Wordpress?

Dentre as muitas vantagens de seu uso, a primeira que você precisa conhecer é que nos planos de hospedagem Wordpress da GoDaddy ela já está pré-instalada.

Ou seja, se a sua maior dúvida é sobre como instalar WordPress, com o nosso assistente de início rápido, os recursos que precisa já estão instalados automaticamente. Uma preocupação a menos para você!

Além dessa praticidade, veja outros benefícios de contar com um Wordpress.

Ter um site em WordPress é interessante para seu projeto por vários motivos:

  • conta com um painel intuitivo: a ferramenta é bem estruturada e oferece uma navegação simples para você editar informações, criar páginas, categorias, entre outros tipos de manutenções. Poderá adiantar muitas atividades, mesmo que não conte com habilidades técnicas de programação de sites;
  • apresenta uma grande variedade de plug-ins: tem um diretório repleto de soluções complementares para sua página digital. Ferramentas para redes sociais, slider, entre outras;
  • é fácil de otimizar os conteúdos para os mecanismos de busca: oferece ótimos recursos de configuração para SEO;
  • é integrado com a GoDaddy: auxilia as configurações e tem um ótimo desempenho com uma hospedagem de ótimo desempenho.

Quer aprender mais sobre hospedagem de sites? Confira então o vídeo abaixo do canal da GoDaddy no YouTube!

Como instalar o WordPress no cPanel?

O cPanel é um dos painéis mais utilizados pois permite que você gerencie toda a hospedagem do seu site de um só lugar. Instalar o WordPress no cPanel oferece diversas vantagens para o administrador do site. Entre elas estão o gerenciamento mais simples de arquivos, bancos de dados, contas de webmail e FTP e também de domínios

Por essa grande gama de possibilidades, a ferramenta é uma das principais escolhas feitas por quem quer instalar o WordPress para trabalhar com conteúdo para blog. Abaixo, você verá como é simples fazer o procedimento:

  1. acesse o painel do cPanel de sua hospedagem;
  2. baixe a versão mais recente do WordPress pelo site oficial;
  3. entre no cPanel em “Data Bases” e, após, no mySQL. Nomeie seu banco de dados, vá para o próximo passo e crie o usuário (lembre-se de utilizar uma boa senha) com permissão total de acesso;
  4. faça o upload dos arquivos do WordPress pelo “File Manager” do cPanel, acessando a opção “web root”;
  5. na interface aberta clique em “upload” e selecione o arquivo .zip baixado do WordPress anteriormente para a máquina;
  6. volte à tela inicial e extraia o conteúdo adicionado à plataforma;
  7. procura a pasta WordPress e mova todos os arquivos para “public_html”;
  8. preencha o texto com “/public_html/;
  9. delete a pasta WordPress na tela inicial e também os arquivos “license.txt”, o zip e também o readme;
  10. abra o link do blog no navegador e crie um arquivo de configuração com as informações do banco de dados criado no passo três;
  11. inicie a instalação e, por fim, nomeie o blog e crie o usuário do administrador.

Ao terminar de instalar WordPress no cPanel, recomenda-se voltar ao “File Manager” e deletar o arquivo chamado “wp-config-sample.php”, pois isso oferecerá mais segurança ao seu blog.

É possível e muito comum que se utilize ferramentas que permitem a instalação praticamente automática do WordPress em seu provedor de hospedagem. 

Entretanto, é muito válido seguir os passos manualmente para aprender mais detalhes sobre a configuração e também flexibilizar seus conhecimentos para realizar o procedimento em qualquer hospedagem!

Aprendeu como instalar um site Wordpress? Comece a usar! 

Já que agora você sabe como instalar WordPress, você pode iniciar sua trajetória de sucesso on-line com a hospedagem gerenciada da GoDaddy!

A nossa versão proporciona muito mais facilidade para ajustar o visual do seu site com ferramentas de arrastar e soltar. Com simples cliques terá tudo o que precisa! Além disso, os recursos exclusivos são um grande diferencial.

Se desejar, também poderá mover o seu canal digital em WordPress para a nossa plataforma de hospedagem. Caso tenha alguma outra dúvida, veja as informações completas sobre sites em WordPress.

Lembre-se de que todo tempo é útil para gerar novas oportunidades. Escolha mais praticidade para sua rotina junto com a GoDaddy!

Gostou do conteúdo e aprendeu direitinho como instalar o Wordpress com a GoDaddy? Maravilha! Para se manter mais informado sobre o universo digital, fique de olho em todas as novidades do blog da GoDaddy Brasil. Até a próxima e bons negócios!

Produtos Utilizados

Loja OnlineSaiba mais