E-mail Marketing — Aprenda a Deixar Seus E-mails Mais Atrativos

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:3 min
Beatriz Okubo

Se você tem o seu próprio negócio e está em busca de aplicar boas estratégias digitais, certamente já ouviu falar sobre e-mail marketing. Porém, o que muitos imaginam ser apenas uma forma de enviar ofertas para o cliente, pode ser explorado de maneiras muito mais atrativas.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e descubra, inclusive, como utilizar a criatividade para desenvolver suas estratégias de comunicação!

A importância de trabalhar com e-mail marketing

Não é apenas nas lojas físicas que as pessoas desejam ser bem recebidas e ter atenção tanto no momento da compra, como depois, no pós-venda. Com a convicção de que fazer o pagamento foi apenas uma etapa do relacionamento do cliente com uma marca, é necessário investir em comunicação para estreitar laços e fidelizá-lo.

No ambiente digital não é diferente e as oportunidades são cada vez maiores de estar próximo do público-alvo. Neste cenário, temos o e-mail marketing, uma forma de chegar à caixa de entrada dos seus consumidores e de encantá-los a cada nova mensagem.

Esta é uma forma de estar perto, mesmo quando o cliente não está pensando em fazer compras. Ou seja, serve como reforço de marca, é um lembrete de que você se preocupa com ele e que é importante para a empresa.

Oportunidades e armadilhas

Contudo, como todas as outras estratégias on-line, é preciso ter cautela e fazer um planejamento para evitar cair em armadilhas, aproveitando somente as boas oportunidades.

O que evitar?

Algumas ações devem ser evitadas para que o público não crie rejeição às suas mensagens eletrônicas:

  • enviar apenas e-mails de produtos e promoções — muitos pensam que e-mail marketing é sinônimo de vendas. Acreditam que toda empresa só que captar o contato dos clientes para divulgar suas ofertas;
  • frequência elevada de disparo — não lote a caixa de entrada do consumidor, para que não se torne spam;
  • adicionar na lista quem não aceitou estar nela — é antiético utilizar informações de contato daqueles que não permitiram. Portanto, não compre lista de e-mails e não reutilize endereços de quem já esteve em bases antigas de outros projetos seus. Mantenha sua lista atualizada com os leads de quem aceitou sua política de privacidade;
  • conteúdos pesados — crie mensagens leves, que possam ser carregadas com facilidade em dispositivos mobile e conexão 3g e até mesmo 2g.

Como ser assertivo?

Para ser assertivo e eficaz, aposte em:

  • estudo do público para entender a melhor forma de falar com eles por e-mail;
  • conteúdos relevantes para intercalar entre ofertas;
  • bases segmentadas para perfis específicos;
  • automações — quando um cliente executa algum tipo de ação — clicar, comprar, etc — levá-lo para outra base que receberá conteúdos direcionados;
  • cronograma de envio organizado;
  • mensagens bem escritas e com formato ideal para mobile;
  • entre outras ações que você saberá identificar oportunidades com o tempo.

O que achou das dicas acima? Acompanhe o blog da GoDaddy e conheça as nossas soluções digitais, planos de e-mail e muito mais do que pode elevar sua performance!