11 ferramentas de SEO indispensáveis para otimizar o site da marca!

ArtigosCategory
10 min read
Rafael Queiroz Bastos

Você conta com as ferramentas de SEO certas para impulsionar suas estratégias de marketing digital? Você já definiu qual escolher? Pois fique sabendo que essa decisão é fundamental para a prosperidade da sua marca na internet.

Afinal, quem trabalha com marketing digital sabe que precisa investir em uma boa estratégia de SEO. O crescimento orgânico pode demandar um pouco mais de tempo, mas entrega uma demanda alta de leads. 

O SEO é responsável por colocar conteúdos da marca em uma das principais vitrines digitais que temos hoje em dia: o resultado de pesquisa do Google.

Para você ter uma ideia, 68% de todas as experiências online começam com uma ferramenta de busca, como o Google, Yahoo e Bing, segundo o relatório do Bright Edge.

E mais, 92,95% de todo o tráfego global na internet deriva de uma busca em uma das ferramentas do Google, incluindo o Google Imagens e o Google Maps, segundo o Spark Toro.

Portanto, pensar nas melhores estratégias para sempre figurar seus conteúdos na primeira página dos motores de busca, principalmente o Google, é fundamental para que um negócio seja conhecido e ganhe autoridade nas redes.

Afinal, quem entra em resultados que aparecem na segunda página do Google, não é verdade? 

Mas você não está sozinho nesta jornada, existem muitas ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar seus resultados. Nesse conteúdo, vamos te mostrar as 11 principais e como cada uma delas pode te ajudar nessa empreitada.

Mas antes, vamos falar um pouquinho sobre a importância do SEO:

Por que utilizar ferramentas de SEO?

O SEO — Search Engine Optimization — consiste em ações para melhorar a posição de uma determinada página de seu site nos resultados do Google. Isso ajuda a alavancar a visibilidade de sua empresa, produtos e serviços.

Esta é uma estratégia holística que envolve várias otimizações em seu site, e uma das principais é trabalhar com palavras-chave que são frequentemente procuradas por potenciais clientes.

Com base em dados e pesquisas sobre o que as pessoas buscam na internet, é possível identificar oportunidades de divulgar seu negócio e ajudar as pessoas a se conectarem com seu serviço.

E para fazer isso, nada melhor do que um braço direito que vai te ajudar a fazer tudo muito mais rápido! Essas são as ferramentas de SEO que vão ser suas melhores amigas em sua jornada em busca de otimização. Confira!

1. Google Analytics

O Google Analytics é umas das ferramentas de análise mais utilizadas no mundo todo. Foi criada pelo próprio Google e com ela você pode saber todas as estatísticas do seu site, como visitas, tempo de permanência nas páginas e até hábitos de seu público.

Por isso, o Analytics é indispensável em sua campanha de SEO! Com ele você vai ter informações de alta precisão para criar uma campanha ou fazer uma análise do que precisa ser melhorado.

2. Google Search Console

Ainda dentro da gama de aplicações do Google, o Search Console é uma ferramenta rápida em que você pode descobrir qual o rankeamento de seu site e ainda identificar quais palavras-chave tem mais volume de busca.

Com ela você pode otimizar o seu desempenho e também corrigir problemas em seu site que podem estar atrapalhando a eficiência de suas estratégias.

3. Keyword Planner — Adwords

O Keyword Planner é uma aplicação que fica dentro do Google Adwords — uma plataforma de anúncios pagos. Ela é muito utilizada por profissionais de mídia na hora de escolher os melhores termos para veicular suas campanhas.

Porém, seu potencial vai ainda mais longe. Ela pode ser usada em campanhas de SEO para pesquisar o volume de buscas de qualquer palavra-chave imaginável. Ela também sugere termos novos baseados em sua pesquisa, o que pode te dar ideias de palavras que talvez você ainda não havia considerado.

4. SEMrush

É uma das ferramentas de SEO mais conhecidas atualmente. Com ela você pode fazer uma auditoria bem completa de seu site e saber quais são os principais erros. Além disso, também pode analisar palavras-chave e identificar quais os termos mais utilizados por seus competidores.

5. MozBar

Se você pretende acessar dados com agilidade, o MozBar pode ser a opção ideal. Esta ferramenta de SEO é na verdade uma extensão para seu navegador de internet. Com ela você pode acessar métricas como: links internos e externos, pagerank, alt tag, meta description, dados de redes sociais e muito mais!

6. Screaming Frog

Há certos aspectos de um site que interferem bastante quando se pensa em rankeamento. Por isso, vale a pena fazer otimizações específicas, que são conhecidas como “on-page”.

O Screaming Frog é uma das ferramentas de SEO mais completas neste quesito. Com ela você pode fazer uma gama extensa de ações como: conferir a velocidade de carregamento, encontrar páginas não indexadas, criar e otimizar um Sitemap.xml, analisar links externos e internos, encontrar conteúdos duplicados e diversas outras funcionalidades úteis.

7. Majestic

Você tem um concorrente mais bem posicionado que você? Com o Majestic você vai poder descobrir exatamente o que ele está fazendo para atingir uma boa posição nas buscas. É só adicionar a URL do site nesta ferramenta que você terá um relatório completo da estratégia desta página.

Assim, você não fica para trás e pode analisar se está fazendo tudo o que pode para vencer seus adversários. Ainda tem a vantagem de poder estudar a sua própria página para comparar o que está faltando em sua estratégia.

8. Google PageSpeed

Vamos falar agora sobre um elemento do SEO muitas vezes subestimado, mas que é de suma importância para a otimização das páginas e melhor ranqueamento dela nos motores de busca.

Estamos falando da velocidade de carregamento de imagens, elemento essencial para uma navegação agradável do usuário e que tende a diminuir consideravelmente a taxa de rejeição. Afinal, quanto mais tempo os usuários passam na sua página, melhor para o robô do Google!

E uma ótima ferramenta para garantir que as imagens e outros elementos gráficos do seu site carreguem rapidamente é o Google PageSpeed. 

Para usar essa ferramenta, basta inserir a URL da página que você deseja otimizar no espaço dedicado a isso na ferramenta. A partir disso, será feita uma análise do conteúdo desta webpage.

Além da velocidade de carregamento, o Google PageSpeed também analisa a compressão da imagem (tamanho e dimensões do arquivo), os códigos de JavaScript e CSS utilizados e a renderização.

O resultado é uma pontuação que mostra como essa página desempenha tanto no computador quanto nos dispositivos móveis.

Após isso, são feitas recomendações, como:

  • nova compressão das imagens;
  • minimização de recursos JavaScript e CSS;
  • novas configurações de renderização.

Algumas dessas otimizações são feitas automaticamente pela ferramenta de acordo com o consentimento do usuário. 

Como você pode ver, o Google PageSpeed funciona de forma semelhante a um antivírus ou ferramenta de otimização de dispositivos. É feita toda uma leitura do espaço para depois de recomendar e realizar as ações necessárias.

O mais legal é que, por ser da Google, essa ferramenta é integrada com o Analytics e outras ferramentas do Google.

9. Smush

Caso você esteja buscando outra solução, há ainda uma mais simples, pois ela é mais voltada para o redimensionamento e compressão de imagens especificamente. 

Estamos falando do Smush! Ele é um plugin do Wordpress que pode ser adquirido junto à biblioteca de plugins do maior Content Management System (CMS) do mundo.

Esse plugin é gratuito, mas ele também possui uma versão paga. Basta acessar a seção de plugins no painel de administração do seu Wordpress para que a ferramenta esteja ativa.

O Smush permite a compressão e redimensionamento das imagens sem gerar perda de qualidade. 

Caso as imagens do seu site sigam sempre o mesmo padrão, é possível também automatizar esse processo com as instruções necessárias, assim você não precisará configurar cada uma das imagens que insere no conteúdo.

Caso você já tenha várias imagens que precisam de otimização já publicadas no seu site, o Smush permite que você faça uma otimização específica para todos esses conteúdos.

Isso é, mesmo que você tenha conhecido a ferramenta depois, ainda é possível ajustar as imagens já publicadas automaticamente.

Além de melhorar a velocidade de carregamento das fotos de quem navega no site, ferramentas como o Smush e o Google PageSpeed também são fundamentais para quem acessa as páginas pelo dispositivo móvel.

Assim, diminuirá consideravelmente o tanto de dados móveis que ele gasta para usufruir do conteúdo. 

Nossa décima dica de ferramentas de SEO é o Check My Links. Caso você utilize o navegador Google Chrome para administrar o site, melhor ainda! Pois ele é uma extensão desse navegador.

Basta fazer a instalação e utilizá-lo para monitorar e identificar em tempo real quais links estão quebrados no site ou blog da empresa.

Ele é fundamental para uma estratégia de linkbuilding, uma vez que a qualidade do links inseridos em um conteúdo de site ou blog vale muitos pontos para um bom ranqueamento nos motores de busca.

Afinal, é essa integração de links que vai construir a reputação das páginas do site para o algoritmo do Google. Sendo assim, quanto mais citado seu site for por outras páginas e quanto mais links com dados relevantes você tiver no seu conteúdo, maior será a credibilidade.

Não é por acaso que uma pesquisa da Ah Refs aponta que quanto mais links uma página tiver, mais tráfego orgânico ela terá.

O grande diferencial dessa ferramenta é a simplicidade e praticidade, uma vez que ela é uma extensão totalmente voltada para essa função e extremamente simples de usar. 

Mas, claro, vale sempre salientar que o recurso de checagem de links já existe como em outras ferramentas de SEO.

11. GoDaddy Otimização de Sites

Para otimizar o seu site com todas essas ferramentas de SEO é preciso muito conhecimento técnico. Afinal, um erro de redirecionamento pode acabar com a relevância de uma página que já estava bem posicionada.

Por isso, a GoDaddy Brasil criou o “Pacote de Marketing Digital” para transformar seu negócio em um ímã de clientes! 

Você não precisa de nenhum conhecimento prévio, o time de especialistas da GoDaddy examina seu site e encontra as melhores soluções para você.

Você só precisará acompanhar o projeto, e com um clique do mouse aceitar as sugestões do time de SEO. Além disso, monitoramos todo o desempenho para conferir os resultados das otimizações!

Para mais dicas valiosas continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil!