Networking nas Redes Sociais — Um Guia para Fazer sua Audiência Crescer

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Tom Rankin

Bom, você pode ficar surpreso em saber que, na verdade, twittar sobre sua conversa com o barista do starbucks pode não ser a melhor estratégia para conquistar novos clientes e fazer networking nas redes sociais.

Você precisa ter em mente que as mídias sociais não são apenas um fórum público para expor os seus pensamentos particulares. Também são uma ferramenta global e poderosa. Porém, tudo tem uma exceção. É claro que, dependendo da sua marca, você ainda pode publicar uma ou duas fotos de gatinhos fotos.

Com isso em mente, vamos ver o que a rede social realmente significa quando o assunto é networking, por que você deve tratar esses sites como ferramentas de marketing e como começar. No final, você será um verdadeiro analista de mídias sociais (mas com menos emoticons).

Lembrete: as redes sociais são ferramentas de marketing, não veículos para a procrastinação.

As infinitas possibilidades das redes sociais

A rede social é o que mantém você dando scroll infinito em páginas aleatórias enquanto está no banheiro (não negue). Em geral, o termo é amplo e usado para rotular sites que permitem que você se conecte com outras pessoas on-line.

Essas plataformas são uma maneira mais imersiva e interessante de se comunicar do que um fórum tradicional ou meio similar, por exemplo.

Como você sabe, na maioria das redes sociais é possível compartilhar status ou atualizações, adicionar mídias, marcar outros usuários e muito mais. Então, você pode interagir com amigos e até mesmo com estranhos. Naturalmente, algumas plataformas lidam principalmente com imagens e vídeos, com um conteúdo de texto mínimo.

Seja qual for o formato, o uso de uma mídia social é fundamental para conversar com pessoas on-line.

No entanto, também pode ser uma ótima estratégia para impulsionar um negócio, por meio de:

Networking

Dado o grande número de pessoas que usam mídias sociais, essas plataformas são uma maneira perfeita de encontrar novos parceiros e colaboradores.

Alcançando novos clientes

Postagens chamativas ou virais podem ajudá-lo a ficar à frente de quem está fora do sua "bolha".

Construção de marca

Você pode usar suas contas nas redes sociais para selecionar um "lookbook" de metas e ideais sobre sua marca, permitindo que os clientes possam navegar à vontade.

Em suma, a mídia social não é apenas um depósito de pensamentos. Deste ponto em diante, você vai querer considerá-lo como uma ferramenta de marketing primária.

Você só precisa falar com um alguns usuários

Há muita gente nas redes, mas nem todas elas estão sendo utilizadas por seu público-alvo. Isto porque:

  • nem todo mundo está interessado em seus serviços;
  • existe uma variedade de culturas e idiomas;.
  • o custo e esforço de promover para o mundo todo é imenso.

Em vez disso, considere a criação de uma persona. Em uma persona você decide exatamente quem é seu cliente ideal e descobre o que ele quer e quais são suas dores. Esse tipo de “perfil” é perfeito para você segmentar adequadamente nas redes sociais.

Identifique seu cliente ideal e converse com ele nas redes sociais. Você poderá encontrar leads qualificados logo de cara.

Pode parecer estranho quando você pensa nisso e não entende muito bem como funciona o trabalho nas redes sociais, mas reduzir o seu público e direcionar para apenas clientes ideais é a chave para o sucesso em longo prazo. Pense que se seus leads forem qualificados logo de cara, isso aumenta a probabilidade de desejarem fechar negócio com você.

Networking nas redes sociais: como encontrar e conversar com pessoas reais nas redes sociais

Como você deve já deve ter notado, fazer networking nas redes sociais é um termo geral que abrange um grande número de atividades que podem ser realizadas em plataformas diferentes. Veja nossa opinião sobre como usar cada uma delas:

Facebook

Todo mundo conhece o Facebook. Ela está conosco há mais de uma década e se tornou parte integrante da vida diária de bilhões de usuários. Em poucas palavras, você configura um perfil, escreve atualizações e as publica para seus amigos e seguidores verem.

As empresas também podem configurar perfis comerciais promovê-los por meio do Facebook Ads.

Twitter

O Twitter é outra das três grandes plataformas existentes hoje e também existe há 10 anos. Ele foi originalmente projetado como um serviço de mensagens de texto, o que explica o limite de caracteres de longa data nas atualizações de status.

Esta plataforma é, sem dúvidas, mais fácil de entender do que o Facebook. Há um tipo de perfil específico e uma maneira de se comunicar — por meio de tweets com caracteres limitados, às vezes com hashtags. Mantendo essa tendência minimalista, há também um método diferente de criação de anúncios.

Instagram

Finalmente, temos uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, o que é um sucesso tremendo quando lembramos que ela foi lançada apenas em 2010. O Instagram, de propriedade do Facebook, é uma redes social diferente, pois sua principal forma de comunicação é através de imagens e vídeos curtos.

Ao contrário de outras plataformas, o Instagram incentiva o uso de múltiplas hashtags. Há também várias maneiras de promover seu negócio, que são (não surpreendentemente) todas centradas em vídeos curtos e imagens.

Conclusão: faça mais negócios investindo em redes sociais!

As redes sociais podem ser muitas coisas para seus usuários: um ombro para chorar ou até mesmo um repositório de memes.

No entanto, também pode ser o caminho para conquistar novos negócios, reforçando sua autoridade e oferecendo seu cartão de visita para novos públicos.

É claro que se divertir na internet também deve ser uma meta. No entanto, encontrar o equilíbrio certo entre lazer e trabalho é a chave para o sucesso!

Para aprender mais sobre estratégias digitais continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil!