Entenda o que é hospedagem de site e como escolher a melhor delas!

ArtigosCategory
7 min read
Rafael Queiroz Bastos

Quer dar início à jornada digital do seu negócio na internet? Pois além de páginas em redes sociais, montar seu próprio site é importantíssimo para posicionar um negócio na web e apresentar um cartão de visitas aos clientes. E para botar isso em prática, você precisa entender o que é hospedagem de site!

Afinal, é ela quem garante a publicação de um site na internet, pois torna possível o armazenamento dos arquivos e conteúdos que compõem a estrutura das páginas em um servidor. Só assim as informações podem ser processadas e abertas no dispositivo do usuário, seja computador, tablet ou smartphone.

E mais: a contratação de um bom plano de hospedagem vai garantir também a estabilidade, segurança e velocidade de carregamento das páginas do cantinho da sua marca na internet.

Pois nada pior para os negócios digitais do que um site que fica fora do ar com recorrência, que demora para carregar os pedidos dos usuários e que não garante a proteção das informações de todas as partes envolvidas, certo?

Pois se você ainda não sabe o que é hospedagem de site, não se preocupe. Vamos explicar para você e descomplicar o que parece ser técnico demais para compreender. Assim você poderá configurar tudo com mais autonomia e praticidade.

Quer garantir facilidade para ter sua casa digital em ótimo estado e receber bem seu público-alvo? Confira as dicas da GoDaddy neste artigo!

O que é hospedagem de site e como funciona?

A hospedagem de site é o procedimento que garante o armazenamento de dados e arquivos de um site para que ele seja publicado na internet e disponível para os usuários em qualquer lugar e momento.

Como funciona a hospedagem de site na internet de forma prática? Imagine o ambiente virtual como uma extensão do espaço físico. Para ter um canal na web, é necessário adquirir um local, ou seja, um endereço para que seu site esteja hospedado.

Assim como uma casa precisa de um terreno para ser construída, suas páginas on-line também necessitam de uma localidade para se estabelecer. Esta área que guarda todos os arquivos e dados do seu site é chamada de hospedagem.

Dentre esses arquivos que são armazenados no servidor, podemos listar:

  • vídeos, fotos, infográficos e outros conteúdos de mídia;
  • códigos HTML e CSS;
  • softwares de recursos extras;
  • texto;
  • mecanismos de segurança, etc.

Em suma, saber tudo sobre hospedagem de site vai te colocar a par de toda a estrutura das suas páginas, além de entender como está o desempenho, segurança e estabilidade do espaço digital da sua marca.

Saiba tudo sobre hospedagem de site com ajuda desse vídeo do canal da GoDaddy:

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Enquanto a hospedagem funciona como a casa que oferece o espaço necessário para guardar um site, o domínio, por sua vez, consiste no endereço de um site da internet.

De fato, a URL que o usuário digita na barra de navegação para acessar um site específico é o que chamamos de domínio. Isso é, o nome personalizado do site + a extensão (.com, .br, .net, .org, etc).

Por exemplo, o nome de domínio do site da GoDaddy Brasil é: https://www.godaddy.com/pt-br.

Ele também pode representar a identidade ou a fachada do empreendimento na web. Por isso, ele tem bastante valor comercial. Ele deve ser fácil de memorizar, simples de escrever, gerar credibilidade e ser facilmente associado ao negócio que representa.

Por isso, a escolha do nome de domínio exige criatividade e objetividade para que ele seja o melhor possível e ser memorizado pelo público com facilidade.

E o Gerador de Nome da GoDaddy pode te ajudar nessa missão. Digite um tema ou palavra-chave relacionada ao seu negócio na barra de pesquisa que nosso robô fará a sugestão de diversos nomes e extensões de domínio para você!

Encontrou o nome de domínio perfeito? Então é só fazer o registro com a gente!

Saiba mais sobre domínio e sua diferença para hospedagem com o vídeo abaixo:


Quais são os tipos de hospedagem para site?

Entendeu o que é hospedagem de site e sua diferença para o nome de domínio? Que bom! Então vamos falar agora sobre os tipos de hospedagem de site que você pode escolher. 

Antes de optar pelo serviço perfeito para seu projeto, é essencial entender quais são os tipos de hospedagem disponíveis:

  • compartilhada — um local para muitos sites, com custos mais baixos. O servidor é dividido entre os que optam por essa modalidade;
  • VPS — Servidor Virtual Privado — mais flexibilidade e controle, além de recursos atuais a serem compartilhados com uma menor quantidade de pessoas;
  • servidor dedicado — um servidor exclusivo para você, caso seu site tenha um alto tráfego e necessite desse suporte.

Diante disso, você deve se perguntar: qual é a melhor hospedagem de site disponível? A verdade é que não há uma resposta certa para isso.

O fato é que você precisa analisar as necessidades e características do seu site, além do orçamento que seu negócio deseja dedicar a esse projeto.

Por exemplo, sites mais robustos, com alta quantidade de acessos simultâneos e com muita necessidade de armazenamento de dados, provavelmente precisam de um servidor mais dedicado para dar conta de todos esses processos com a máxima performance e desempenho.

Servidores dedicados levam esse nome porque são totalmente voltados ao site que contratou o plano de hospedagem. Por outro lado, o servidor compartilhado é apenas uma fração de um servidor que será voltada ao seu site, enquanto o restante é dividida por outros domínios.

Dessa forma, um servidor compartilhado é a melhor opção para sites mais simples com baixa quantidade de tráfego e sem muita necessidade de um banco de dados robusto. 

Pequenos negócios, principalmente os que possuem orçamento mais limitado, podem investir nessa categoria e ainda sim conseguir um ótimo desempenho.

O importante aqui é calcular qual dos tipos de hospedagem de site são suficientes para garantir que as páginas carreguem e funcionem com fluidez e, assim, ofereçam a melhor experiência de navegação para o usuário.

Hospedagem de sites: como funciona com a GoDaddy?

A dica para escolher da forma certa o seu provedor é optar por quem oferece serviço de qualidade. Ou seja, com um bom espaço de armazenamento e mais segurança para suas informações.

A GoDaddy é a número um quando o assunto é domínios e hospedagem de sites. Afinal, oferece o melhor em matéria de desempenho, agilidade, suporte e confiança. Por isso, se você deseja escolher um servidor, as possibilidades de planos são diversas.

Linux, Windows, hospedagem Businesshospedagem WordPress, além de outras facilidades estão em nosso site para você avaliar qual a ideal para sua página on-line.

Além disso, todos os planos de hospedagem da GoDaddy oferecem Certificado SSL integrado para que seus usuários saibam que seus dados estão protegidos por criptografia ao interagir com as páginas. 

Para quem não sabe, o Certificado SSl (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que garante a proteção e sigilo dos dados transferidos entre um servidor web de hospedagem e o navegador do usuário que solicitou as informações.

Saiba mais sobre a importância de contar com um Certificado SSl no vídeo abaixo:

Por fim, a GoDaddy ainda oferece o serviço de migração de site. Isso é, caso você esteja insatisfeito com o desempenho da hospedagem que você contratou com outro provedor, você pode solicitar o processo de migração para nossos servidores diretamente com a gente!

Agora que já sabe o que é hospedagem de site e quais as possibilidades existentes, escolha a sua. Avalie dentre as opções a que mais se adequa à sua necessidade. 

Conte com a GoDaddy para hospedar suas páginas da web com a seriedade, estabilidade e credibilidade que só a melhor do segmento pode oferecer!

Produtos Utilizados