O que é Sidebar no WordPress — Aprenda Maneiras de Usá-la Em Seu Blog

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:2 min
Beatriz Okubo

Montar um site ou blog em WordPress é uma ótima ideia para facilitar o processo de desenvolvimento. Se você tem um projeto e está cumprindo as etapas para torná-lo real, provavelmente já se perguntou o que é sidebar ou já ouviu falar no termo.

Vamos explicar o significado e dar dicas de como você pode aproveitar essa ferramenta para tornar o seu projeto mais interativo.

O que é sidebar?

Imagine o wireframe — o desenho do layout do seu site. Você precisa criar uma boa estrutura com plugins que sejam úteis e relevantes para seu público navegar, não é mesmo?

A sidebar vem como uma solução para ajudar a organizar da melhor forma possível a sua página. Ela é aquela barrinha lateral com opções distintas de widgets para ajudar a engajar os seus leitores de formas diferentes.

Por exemplo: adicionar os botões de redes sociais, inserir o compartilhamento de conteúdos via e-mail, aplicar uma barra de comentários com um formato inovador, nuvem de tags, entre diversas outras opções.

Agora que já sabe o que é sidebar, chegou o momento de utilizar a ferramenta a seu favor.

Considere o layout do seu site

É normal que muitas opções chamem a nossa atenção e nos façam querer inserir o máximo de widgets possível. Porém, lembre-se de que um bom layout deve conter apenas o necessário para não confundir os visitantes.

Itens que vão servir apenas para “enfeitar” a página podem deixar o visual carregado, atrasar o carregamento da página e atrapalhar a experiência do usuário.

Utilize os widgets de forma estratégica de acordo com o perfil do seu público

Além da questão estética, outro ponto importante é o engajamento com o público. Encontre widgets que sejam funcionais para os seus leitores e que contem com uma proposta alinhada ao perfil deles.

Por exemplo: se seu público gosta de interagir com ranking, pode ser uma boa ideia adicionar os conteúdos mais lidos na lateral.

Crie o seu site WordPress com a GoDaddy!

Gostou das dicas e quer criar seu site WordPress? Garanta o suporte da GoDaddy, a líder no mercado de soluções digitais. Desenvolva seu projeto com o apoio de quem é referência nesta área!