O que é VPN? Como usar? Veja como proteger sua conexão!

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe o que é VPN ou já ouviu falar sobre os benefícios desse recurso para a segurança dos usuários de internet? Se a sigla ainda parece estranha, chegou a hora de resolver esse problema para aprimorar ainda mais sua navegação na internet.

A propósito, o tema da segurança de dados continua atual, seja para empresas ou pessoas. Afinal, em 2023, foram registrados cerca de 2200 ataques cibernéticos todos os dias, o que representa uma média de um ataque a cada 39 segundos à segurança e privacidade de usuários. 

Os dados acima foram divulgados pela Getastra, que ainda aponta que, só nos Estados Unidos, o vazamento de dados pode gerar um custo de US$ 9,44 milhões para as corporações.

Falando do Brasil, só no primeiro semestre de 2023, sofremos cerca de 23 milhões de ataques cibernéticos, o que coloca nosso país em primeiro lugar no ranking da América Latina e com mais que o dobro de ataques do segundo colocado, o México. A informação é do Canal Tech.

Nesse contexto, é fundamental falar sobre segurança de dados e quais ferramentas podem ajudar tanto usuários quanto organizações a se proteger de malwares, ransomwares, phishing e diversos tipos de crimes na internet.

Por isso, vamos esclarecer o que é VPN e como usar esse recurso para garantir mais segurança e privacidade aos seus dados durante a navegação. Ficou curioso? Leia o conteúdo até o fim!

VPN: o que é e para que serve?

VPN é a sigla para “Virtual Private Network”. Em tradução simples, podemos nos referir a esse termo como uma conexão virtual privada. Isso significa que o VPN é um serviço hospedado em nuvem, que protege os dados do cliente que navega em redes públicas, como a internet, ou em redes privadas, como as conexões corporativas.

Esse mecanismo de proteção garante que seus dados não serão interceptados por cibercriminosos, nem sua localização e histórico de navegação poderão ser monitorados.

Isso permite que os usuários naveguem por seus sites favoritos sem temer por sua privacidade.   

Imagine, por exemplo, que você esteja fazendo uma viagem e acesse uma rede pública de internet oferecida pelo aeroporto onde você se encontra. Esses tipos de rede pública, em geral, são as mais vulneráveis a ataques de criminosos cibernéticos.

Nessa situação, seus dados estarão devidamente protegidos do ataque em virtude da camada de segurança que uma conexão VPN implementa sobre cada passo da sua navegação pelo dispositivo móvel.

Já em casos de redes corporativas, o VPN oferece mais uma camada de proteção aos dados privados da empresa, uma vez que o usuário que está navegando por ele está devidamente seguro.

Isso torna-se especialmente valioso quando os funcionários acessam a rede de um lugar remoto.

Imagine o tanto de prejuízo financeiro e de propriedade intelectual que pode ser preservado por aqueles que aprendem como usar VPN, não é mesmo?

Como funciona o VPN?

Entendeu que é rede VPN? Mas, afinal, como ele funciona na prática?

Quando instala-se um serviço de VPN em um dispositivo, a navegação na internet fica condicionada a conexão em um servidor VPN. Esse recurso funciona como um túnel que protege seus dados e o histórico de navegação por qualquer rede que você trafegue.

Mas como essa proteção é feita? Confira os pontos-chave:

  • criptografia de dados: uma senha criptografada é criada para impedir que cibercriminosos tenham acesso aos dados de navegação. Isto é, eles podem até interceptar o servidor, mas todas as informações estarão ininteligíveis e somente acessíveis com senha;
  • ocultação do endereço IP: como a navegação é feita por um servidor digital VPN, uma máscara é colocada sobre o endereço IP do usuário, o que impede o rastreamento de onde ele está trafegando, além de outros dados privados.

Essa ocultação do endereço IP é o que permite, também, que usuários consigam navegar por sites e conteúdos com restrições geográficas. Sabe quando você deseja ver um vídeo na internet, mas ele é exclusivo para usuários de um país?

Pois é, essa restrição é monitorada por meio do mapeamento do endereço IP. Como o IP do usuário estará mascarado pelo VPN, ele terá condições de configurar a conexão para ter acesso ao vídeo.

Como usar o VPN?

Para utilizar uma conexão VPN, é necessário instalar um software no seu dispositivo. Pode ser no computador, smartphone e até no tablet.

Após a instalação do programa, você poderá configurar a conexão de acordo com seus interesses, podendo escolher uma série de servidores VPNs localizados em qualquer parte do mundo e fornecidos pelo provedor instalado.

Protinho! Após a escolha do servidor, todo o tráfego de dados que você realizar na internet será protegido por uma camada de criptografia que o protegerá de ataques cibernéticos.

E aí, valeu a pena aprender o que é VPN? Ficou interessado em instalar um software para melhorar a proteção de sua navegação? Diga-nos como foi sua experiência nos comentários.

Aliás, o mundo da segurança de dados no universo digital é complexo e não deve parar por aí. Especialmente para você que tem um site, uma série de medidas devem ser tomadas para garantir que tanto a segurança das páginas quanto a proteção dos dados dos usuários.

Dentre eles, podemos destacar os seguintes recursos:

Caso esteja interessado, a GoDaddy oferece todos esses recursos para manter a segurança e credibilidade do espaço da sua marca na internet.

Não espere o pior acontecer antes de pensar na proteção do seu site e dos seus usuários! Conheça todas as soluções da GoDaddy agora mesmo!

Saiba mais sobre o certificado SSL e como esse recurso é essencial para seu site: