loja online

Como criar loja online: passo a passo para ter um e-commerce!

ArtigosCategory
6 min read

Se você está buscando o passo a passo para criar uma loja online, chegou ao blog certo. Afinal, trata-se de uma rota promissora para lojistas que desejam aproveitar todos os benefícios que o comércio digital tem a oferecer.

Essa é uma maneira acessível de ter o próprio negócio, divulgar seus produtos, interagir com os clientes e fechar vendas sem precisar lidar com todos os custos envolvidos de uma loja física, como aluguel, reformas e limitações geográficas do espaço presencial.

No digital, é o próprio empreendedor quem define o alcance do seu negócio. Ele pode vender apenas localmente, como também para outras cidades, estados e até para fora do país. 

As redes sociais, os motores de busca e uma boa estratégia de marketing cumprem o papel de promover o nome da marca e seus produtos para seu público-alvo onde ele esteja.

São muitos os benefícios, não é mesmo? E as estatísticas comprovam esse cenário positivo: segundo o Statista, a receita do e-commerce mundial deve crescer cerca de 9,83% entre 2024 e 2028.

Isso só mostra que o potencial de crescimento desse segmento está longe de atingir seu teto!

Que tal aprender como criar loja online de forma simples, eficiente e que transmita profissionalismo e credibilidade para seu público? Confira nosso passo a passo e os principais benefícios de criar um e-commerce!

Passo a passo para loja online: como criar?

Primeiramente, vamos acabar de vez com esse mito de que criar um site ou um loja online para seu negócio envolve muito investimento ou o aprendizado de técnicas de programação e web design.

Hoje em dia, uma boa ferramenta para loja online já dá conta do recado, mesmo para quem tem zero conhecimento de programação. 

Com a plataforma para Loja Online da GoDaddy, você conta com um Criador de Sites que te oferece uma série de recursos simples e intuitivos, biblioteca de templates e banco de imagens para você criar um e-commerce profissional e com a cara da sua marca.

Veja abaixo o passo a passo para loja online com a ferramenta da GoDaddy!

  1. Acesse o site da GoDaddy

Primeiramente, acesse o site oficial da GoDaddy. Lá, você encontra todas as principais informações sobre os serviços e um ícone em que está escrito “Experimente grátis”.

Por meio dele, você dará seus primeiros passos para criar sua loja online de forma gratuita durante um período de teste.

loja online
  1. Faça o cadastro da sua conta na GoDaddy

Logo em seguida, você será redirecionado para uma página de login/cadastro. Caso ainda não tenha cadastro, insira os dados solicitados e finalize a confirmação da sua conta. Esse cadastro pode ser feito integrado à conta do Facebook, Google e e-mail.

loja online
  1. Defina o tipo e o nome do seu site

Cadastro feito? Selecione agora o tipo de site que você deseja criar. A GoDaddy já oferece uma extensa lista de categorias para que você defina quais serão os produtos da sua loja online ou o tipo de serviço que vai prestar, caso deseje fazer outro tipo de site.

Em seguida, defina qual nome deseja dar à sua loja online. Essa informação é importante para que a inteligência artificial da GoDaddy consiga definir templates e o formato da organização do conteúdo de acordo com o modelo do seu negócio.

Na hora de definir o nome do site, é importante levar em conta a disponibilidade do domínio. Caso você não saiba, o domínio é o endereço da URL de um site. Isto é, aquele nome que o usuário digita na barra de navegação para acessar uma página, por exemplo: godaddy.com/pt-br.

Nós, da GoDaddy, podemos te ajudar também a registar o domínio da sua loja online. Confira se ele está disponível na caixa de pesquisa abaixo e já inicie o processo de registro com a gente:

  
  
  
  
  1. Personalize o conteúdo da loja online

Após definir o tipo e nome do site, nossa inteligência artificial já gera automaticamente o layout do site para você organizar manualmente o conteúdo da sua loja online, de forma simples e intuitiva.

Basta customizar a página do jeito que desejar: adicione fotos, defina cores, solicite mudança de templates se necessário, insira o catálogo de produtos e suas descrições, dentre outros detalhes para deixar o site com uma aparência de profissionalismo.

  1. Defina as configurações de marketing

Com o site criado, vá até o menu na parte superior esquerda da página Social Marketing. Lá, você consegue programar campanhas e otimizar a divulgação do seu site nos principais canais digitais, como redes sociais e motores de busca.

loja online
  1. Gerencie sua loja online por meio do dashboard

Pronto, agora é só gerenciar todo o conteúdo da sua loja online, além de pedidos e interações com os clientes por meio do nosso dashboard. 

A interface é limpa e conta com uma navegação intuitiva para que você consiga gerir sua loja online sem dores de cabeça!

loja online

Ferramenta para loja online da GoDaddy

Viu como a ferramenta para loja online da GoDaddy é incrível? Tenha toda a infraestrutura necessária para criar um e-commerce realmente profissional, gerir os pedidos e fidelizar seus clientes na internet.

Conte com opções de pagamento diversas, como para recebimento de pagamentos em qualquer bandeira de cartão de crédito, Apple Pay e Google Pay, além de uma estrutura simplificada para envios de produtos para qualquer lugar.

Caso o catálogo de produtos seja pequeno e você precise de algo mais modesto, porém ainda eficiente, para divulgar seus produtos na internet, você também precisa conhecer o Show in Bio.

Essa é a chance de montar uma vitrine virtual de produtos para divulgar na bio das principais redes sociais, como o Instagram. Assim, o seguidor fica a apenas um clique do seu catálogo de produtos com preços, descrições e link para fechar negócio pelo Whatsapp.

loja online