Passo a passo de como deixar um site seguro

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Não sabe como proteger seu site de ameaças e vazamento de dados? Pois então você está precisando conferir um passo a passo de como deixar um site seguro tanto para seus proprietários quanto para seus clientes!

Quem tem uma casa digital precisa se preocupar com a proteção dos próprios dados e dos seus usuários, principalmente se for um e-commerce. Não há como negar que a internet é um prato cheio para quem sonha em difundir ideais e vender produtos ou serviços. Um exemplo disso é o sucesso dos e-commerces. 

Segundo dados da Nuvem Shop publicados pela Edrone, pequenos e médios varejos virtuais alcançaram cerca de R$ 703 milhões com receita de vendas no primeiro trimestre de 2023, o que representa um aumento de 23% em relação aos três primeiros meses de 2022.

Se você está em processo de construção da sua casa virtual e seu e-commerce está dando os primeiros passos rumo ao crescimento, é preciso avaliar direitinho como protegê-lo de cibercriminosos.

Só em 2022, houve cerca de 5,6 milhões de tentativas de fraudes no varejo virtual brasileiro, segundo dados da ClearSale divulgados pelo Canal Tech.

Pensando em ajudar você nessa missão, definimos um passo a passo de como deixar um site seguro para atrair mais visitas, vender mais e consolidar a credibilidade da sua marca na internet. Confira!

Passo a passo de como deixar um site seguro

É claro que a ideia de uma marca genial e um plano de negócios bem estruturado são excelentes. Mas isso ainda não é o bastante para o seu sucesso na internet. 

Na hora de colocar seus conteúdos e produtos na web, saber como deixar um site seguro faz toda a diferença.

Não sabe por onde começar? Que tal fazer um checklist de segurança

Há muitos jeitos práticos de deixar o seu conteúdo a salvo e ainda provar os cuidados para os seus visitantes. Lembre-se sempre que a sua marca precisa passar muita confiança para as pessoas, a começar pela sua casa virtual.

Confira alguns recursos que podem compor a lista de cuidados:

1. Certificado de Segurança de Site (SSL)

Vamos começar nosso passo a passo de como deixar um site seguro com o Certificado SSL (Secure Socket Layer).

Ele é uma das melhores formas de proteger o site. Mas, afinal, como funciona essa proteção? Na prática, ela verifica a identidade da página virtual. 

Muito mais do que isso, criptografa todas as informações trocadas entre website e visitantes. 

Assim, é possível evitar que invasores tenham acesso e roubem dados pessoais e relacionados a transações de compra, como, por exemplo, número de cartão de crédito.

Ao adquirir o certificado SSL, ele deixará evidente que a sua página on-line é segura. 

Na URL, é adicionado o protocolo “https” e um desenho de cadeado antes do endereço eletrônico. Fora isso, você também tem a opção de usar um selo no rodapé do seu site. Assim, os seus usuários poderão ter a certeza de que navegam entre páginas seguras.

E como atualizar certificado de segurança de site? Geralmente, a empresa que fornece o Certificado SSL envia notificação por e-mail ou outro canal sobre a existência de uma nova atualização.

Feita a requisição junto com a empresa, basta fazer a instalação do Certificado.

Saiba tudo sobre certificado de segurança de site com esse vídeo da GoDaddy no YouTube:

2. Monitoramento e varredura

Proteger o site contra invasores é um cuidado incessante. Ou seja, todos os dias é preciso verificar se todo o conteúdo está seguro, mas já pensou que verificar página por página gera um enorme trabalho? Para simplificar todo o processo, você pode contar com um serviço de monitoramento e varredura diários.

Essas ações analisam o seu website como um todo e, caso tenha alguma ameaça à segurança, é enviado uma mensagem de alerta para você. Garanta toda a proteção necessária contra injeções SQL, malware, entre outros males.

3. Backup periódico

Segurança na internet nunca é demais. Isso significa que, não basta ter um certificado e monitoramento constante, também é fundamental investir em backup. Afinal, você não quer perder todo o conteúdo da sua página, seja ela institucional, e-commerce ou blog, não é mesmo?

Então, o melhor é ter um backup, serviço que armazena os seus arquivos em nuvem. tudo de forma automática. Basta definir se a ação será diária, semanal ou mensal. Depois, claro, você tem que definir um horário. Pronto! Os seus conteúdos estarão sempre resguardados.

4. Escolha um bom servidor

O primeiro passo para ter sua proteção garantida é escolher um ótimo serviço de hospedagem. Isso porque um servidor de qualidade vai manter seu site seguro e estável com proteções antivírus e ataques diversos.

Saiba mais sobre a importância de escolher um bom plano de hospedagem de sites com esse vídeo do canal da GoDaddy no YouTube:

5. Crie conteúdos para as páginas do seu site

Este passo pode até parecer indireto, mas afeta diretamente a segurança e confiabilidade do seu site. 

Isso porque quanto mais páginas bem estruturadas o site apresentar, mais seus visitantes se sentirão bem recebidos e protegidos.

Dessa forma, preocupa-se em desenvolver textos para as categorias, produtos e até para páginas de políticas de segurança e privacidade.

Lembre-se de que um site seguro é sinônimo de uma boa experiência de usuário.

Como verificar a segurança do site?

O primeiro passo para verificar a segurança de um site é perceber se ele possui um Certificado SSL. Já mencionamos mais acima acerca da importância desse protocolo para criptografar e proteger dados e informações sensíveis de seus usuários, não é verdade?

Então, para verificar se esse site está realmente protegido, é preciso olhar para a URL da página na barra de endereço do seu navegador.

Caso tenha um prefixo HTTPS ou o desenho de um cadeado no lado esquerdo antes da sequência do endereço, isso representa que esse site está devidamente atualizado com um certificado de segurança de site.

Outros elementos que podem ajudar como verificar segurança do site são:

  • avaliar a reputação do site com uma pesquisa rápida na internet, como em fóruns, redes sociais ou sites de nota para atendimento ao cliente;
  • Prepare se a interface é profissional e bem elaborada para sentir se o site passa credibilidade e confiabilidade. Esse esmero e cuidado nos detalhes fazem toda a diferença;
  • verifique se há boas práticas para elaboração de senha de cadastro ou se existem recursos de autenticação em dois fatores (2FA).

Conte com a ajuda da GoDaddy para segurança de site

Quando o assunto é proteger o site, a GoDaddy é sua melhor aliada. Isso porque a maior plataforma de nuvem do mundo tem excelentes recursos. Nem é preciso ser um expert no assunto para deixar o seu empreendimento resguardado.

Todos os serviços contam com apoio 24 horas por dia e atendimento em diferentes idiomas. 

Duas vantagens que fazem toda a diferença, até porque desafios e problemas não têm hora para acontecer, não é mesmo? O melhor, então, é garantir suporte a todo tempo.

Conheça todos os produtos de segurança de sites da GoDaddy, como backup periódico, Certificado SSL, firewall, varredura contra malwares e muitos outros!

Gostou do nosso passo a passo de como deixar um site seguro? Aproveite e confira mais informações sobre como proteger seu site contra invasores aqui no blog! Não faltam insights para te ajudar a construir autoridade na internet.