Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept

Qual a Diferença entre Remarketing e Retargeting?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Bruna Diniz

Se você faz parte do universo do marketing digital, muito provavelmente já ouviu os termos remarketing e retargeting, certo? Mas, será que existe diferença entre eles? E o mais importante: como aplicar as técnicas e fazer o seu site crescer? Todas as respostas estão neste artigo.

Aproveite para conhecer mais sobre marketing digital e, assim, conquistar muito sucesso!

Afinal, o que diferencia remarketing e retargeting?

Há um tempo atrás, remarketing e retargeting eram diferenciados da seguinte forma: o primeiro usava o e-mail marketing e o segundo os anúncios. Hoje em dia, os profissionais do marketing digital simplificaram, ou seja, tudo o que é feito para atrair novamente os usuários é denominado como remarketing.

Também é importante saber o que é retargeting. Ele usa uma série de estratégias para identificar usuários que já estiveram na sua loja para, então, tentar impactá-lo novamente para que ele retorne e possa consumir os seus produtos mais uma vez.

Por que o remarketing é tão importante?

Como dissemos lá no início, nem todo mundo que entra no seu site realiza uma compra. Os motivos podem ser muito variados, por exemplo, o preço pode não ter sido o ideal. Ou, ainda, a pessoa simplesmente não está preparada para adquirir o que você vende. Mas como assim?

Vamos supor que você tenha uma agência on-line de viagens, certo? Então, em uma pesquisa, no Google, sobre “destinos para conhecer no nordeste”, alguém encontrou e visitou a sua página. Em seguida, leu sobre os lugares nordestinos mais procurados, mas ela ainda não tem a intenção de comprar. Só estava na fase na pesquisa mesmo.

Então, como despertar o interesse nessa pessoa, fazê-la voltar e, enfim, comprar um pacote de viagem? Usando as estratégias do remarketing.

Como aplicar remarketing e retargeting?

Agora que já falamos de um exemplo prático do remarketing ou retargeting, tanto faz, vamos ver como aplicar as estratégias? Veja os detalhes dos principais canais para atrair as pessoas novamente às suas páginas:

E-mail marketing

O e-mail marketing é um forte aliado para você transformar um lead em cliente fiel. Por meio da sua base de contatos captados do Google Analytics, dá para enviar uma mensagem a todas às pessoas que visitaram a sua página, mas não adquiriram nada.

É muito importante que o título de e-mail seja chamativo, use algo do tipo “temos um grande presente para você” ou “a melhor oferta de viagens que você já viu”, etc. Já no corpo da mensagem, dê todas as informações e, no fim, coloque o Call to Action (CTA) para a pessoa voltar ao seu site.

Anúncios

O remarketing também pode ser feito por meio de anúncios. Nesse caso, você pode usar o monitoramento do próprio Google Analytics ou do Facebook Ads para saber quem entrou no seu site, mas não comprou nada.

Em seguida, basta criar as suas campanhas de anúncios que aparecerão nas redes sociais das pessoas. O bacana é que dá para fazer a propaganda com imagens, vídeos, carrossel de fotos e outros formatos.

Vantagens de apostar no remarketing

O remarketing, além de aumentar a taxa de conversão da sua página, ainda pode proporcionar outras vantagens. Confira os benefícios:

  • branding (gestão de marca): ao buscar mais canais para atração, é possível fazer com que o usuário conheça todos os diferenciais da marca e, assim, perceba o quanto ela é necessária para atender às expectativas;
  • relacionamento com o cliente: uma relação saudável pode durar a vida toda. Por isso, vale a pena informar o cliente sobre promoções, descontos e mais por meio do e-mail marketing;
  • redução do custo de aquisição: com o remarketing, também fica mais simples direcionar os esforços para o usuário em potencial. O resultado disso é a melhora da qualidade e diminuição das campanhas.

Como fazer remarketing com cuidado?

Em qualquer uma das estratégias, é sempre muito importante, primeiramente, conhecer a sua persona. Não meça esforços na hora de traçar o perfil e descobrir como solucionar todas as “dores” delas. Quanto mais informações tiver em mãos, mais assertivas serão as ações.

O segundo ponto é focar em um planejamento. Converse com a sua equipe interna e, claro, com o cliente. Entenda todos os desejos, necessidades e limitações. Mais do que isso, vale a pena dar uma olhada em quais são as principais tendências do momento.

Por fim, mas não menos importante, seja criativo. Use linguagem e elementos visuais diferentes, tudo de acordo com a sua persona, obviamente. Por exemplo, os seus clientes têm uma comunicação mais leve? Então, por que não citar um meme logo no título do e-mail? Ou, ainda, colocar GIFs no corpo da mensagem? Esses cuidados aumentam a identificação e, assim, pode gerar mais conversões.

Conheça a GoDaddy Brasil para remarketing e retargeting

Tudo pronto para aplicar o remarketing à sua marca? Conte com a GoDaddy Brasil para montar ou reformar a sua casa virtual. Além disso, a maior plataforma de nuvem do mundo tem serviços de e-mail marketing. Não perca mais tempo e conheça tudo no site GoDaddy.

Gostou de saber que remarketing e retargeting são as mesmas estratégias? Aproveite mais assuntos e novidades sobre empreendedorismo e marketing digital aqui no blog da GoDaddy!

Produtos Utilizados