Qual Layout Para Blog é a Melhor Escolha?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Beatriz Okubo

Fazer a escolha certa de um layout para blog é a questão que passa pela mente de muitos criadores de conteúdo. Afinal, os artigos e posts diversos importam, mas quando contam com um visual que complementa de forma satisfatória, o resultado é melhor ainda!

O que você acha de ler um texto muito bom em uma página com cores muito vibrantes, letras minúsculas e detalhes que incomodam? Por mais que seja sobre um assunto que você gosta, provavelmente vai ser difícil continuar a leitura e se sentir confortável com a situação.

Portanto, para evitar uma rejeição do público e até para atrair e fidelizar as pessoas, é importante escolher o melhor layout para blog.

Como escolher o melhor layout para blog?

Lembre-se de que você não precisar escolher modelos prontos já que pode criar um de acordo com as suas necessidades e com o perfil do seu público.

Siga os passos para que a estética do seu portal de conteúdos seja a melhor possível:

Entenda o objetivo do seu blog

A primeira etapa que deve cumprir é entender qual o objetivo do seu blog. Por que você vai criar conteúdos? A resposta à essa pergunta tem total influência no desenvolvimento do layout, afinal, ele será construído para atender a demanda principal.

Se o seu alvo é criar publicações para conscientizar pessoas sobre sustentabilidade, a dica é escolher cores mais relacionadas ao movimento — como verde e tons terrosos. Além disso, a estrutura pode ser mais simples e minimalista.

Caso seu objetivo seja montar um blog para criar conteúdos sobre futurismo, é importante que a linguagem visual também comunique sobre o tema.

Os dois exemplos acima foram somente para você entender que é importante pensar na temática e nas suas metas para tornar o ambiente mais estratégico até mesmo em matéria de estética.

Estude para quem você escreve

Quem lê os seus conteúdos? Essa é uma boa pergunta para se fazer e buscar resposta. É comum as pessoas criarem um público ideal na mente e, quando olham as estatísticas, quem realmente interage com o conteúdo são pessoas com um perfil diferente.

Por meio do Google Analytics é possível conferir esses dados e conhecer mais sobre quem visita o seu blog. Caso ainda não tenha o seu pronto, monte o perfil ideal — aquele que imagina ser o seu alvo — e, depois de alguns dias de funcionamento do portal com o Analytics instalado, confira os dados disponíveis para acompanhar e entender quem gosta do seu trabalho.

Com base nesse entendimento, você poderá estudar mais sobre os interesses que podem impactar no design do seu blog.

Pesquise referências

Buscar inspiração é uma das maneiras de se manter criativo e encontrar formas diferentes de fazer algo interessante! A dica é não copiar, pois além de ser antiético, também é uma prática que pode ser penalizada.

Mas tenha um olhar empreendedor! Confira diversos blogs de segmentos iguais e até diferentes do seu, anote o que gostou e, na hora de montar o seu, você pode superar as expectativas. Utilize os pontos positivos deles para fazer melhor ainda e os negativos para não chegar nem perto. O que acha?

Analise os recursos que precisará

Se chegou até aqui, imagino que já saiba qual tema irá abordar, bem como os objetivos e para quem vai escrever.

Compreendendo estes pontos, chegou a hora de analisar o que você realmente precisa em matéria de recursos. Isso porque a estrutura de todos os blogs são parecidas, pois publicam os artigos na ordem cronológica inversa nas páginas, deixando os mais recentes no topo.

Porém, outras funcionalidades também estão disponíveis, seja por meio da criação na hora do desenvolvimento, ou por meio da ajuda de alguns plugins.

Pense no que deseja oferecer e em qual foi a arquitetura criada para entender se precisa de uma galeria de fotos com mais possibilidades, uma área do blog para destaques, filtros diferentes, entre outros recursos.

Desenhe a arquitetura do seu site

Com base em tudo o que criou até agora, basta utilizar sua criatividade para desenhar — literalmente — o seu layout para blog. Você não precisa ter muitos dons artísticos, a ideia de montar um wireframe (rascunho do visual do seu blog) é fazer algo simples e fácil de visualizar mesmo.

Como criar o layout de forma prática?

Com seu wireframe em mãos, é hora de criar seu blog. Pode até parecer que o momento mais difícil chegou, mas a verdade é que, agora, em menos de uma hora você poderá criar seu blog com a ajuda da GoDaddy

O que acha de conhecer nossos planos para criar sites e blogs? Fique por dentro e dê mais um passo em direção à prática dos seus projetos!

Produtos Utilizados