Quanto Custa a Hospedagem de Site Para Meu Negócio?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:8 min
Joe Forrest

Existem muitas questões que donos de pequenos negócios precisam perguntar antes de ficarem on-line. Você tem um plano de negócios? Quanto custa a hospedagem de site? Você tem um orçamento? Também é importante considerar qual tipo de plataforma é melhor para você e se você precisa de um desenvolvedor para te ajudar.

É fácil pular na piscina e perceber, bem depois, que você não sabia nadar. Mas não tenha medo! Vamos te ajudar com os primeiros passos necessários para garantir que você não está perdendo tempo e dinheiro e sabotando seu sonho antes de ter a chance de começar.

Aqui estão os tópicos desse guia:

  • estabeleça seu plano de negócio;
  • determine seu orçamento;
  • escolha sua plataforma de hospedagem;
  • descubra quanto custa a hospedagem de site;
  • considerações especiais.

Estabeleça um plano de negócios

Você tem uma ótima ideia. Você está animado para o futuro. Então, vamos partir para a presença on-line agora mesmo, comprar uma hospedagem barata e começar, certo?

Errado. Não adianta nada ficar pensando em quanto custa a hospedagem de site se você não tem um plano. Um bom planejamento de negócios vai funcionar como um mapa até o sucesso. É importante descobrir onde você quer ir e como chegar lá. Você não planeja uma viagem sem um destino, não é mesmo?

Sua ideia merece que você invista tempo e dinheiro para garantir o seu sucesso!

Determine seu orçamento

O seu próximo passo é, provavelmente, o mais importante. Você precisa descobrir seu orçamento. 

Determine fontes de ganhos

Descubra quanto dinheiro você está ganhando mensalmente e o que pode direcionar para a sua ideia de negócio.

Determine seus gastos fixos

Alguns custos não vão mudar muito a cada mês. Essa vai ser a parte mais fácil de se descobrir para o orçamento. Colete extratos bancários e olhe para os seus gastos.

Determine gastos variáveis

Custos da empresa que não têm um preço fixo são chamados de gastos variáveis. Você pode fazer o seu orçamento com base no seu lucro mensal. Isso vai ser determinado de acordo com o que você tem depois que pagou todas as contas.

Determine gastos inesperados

Uma vez que você descobriu os números nos passos anteriores, essa é fácil. O quanto você tem sobrando para cobrir custos, como substituição de um computador ou negócios inesperados com um cliente de um perfil mais sofisticado?

Há muito mais envolvido, mas algumas pesquisas simples vão te levar aonde você precisa estar. Lembre-se que a hospedagem pode custar entre centenas ou milhares de reais por ano e isso vai depender do que você quer alcançar.

Depois de criar o seu planejamento orçamentário, é hora de dar atenção à hospedagem de site.

Escolha uma plataforma de hospedagem

Existem muitas plataformas e cada uma oferece uma experiência diferente. Várias delas oferecem baixas taxas de investimento inicial, e depois aumentam bastante o preço quando chega a hora de renovar. Algumas prometem suporte de alto nível, mas não conseguem cumprir. Ainda, há as que são boas, mas não têm muitos serviços de apoio.

São muitas as considerações a serem feitas, mas a primeira é determinar quem realmente está interessado em seu sucesso. Por exemplo, a GoDaddy tenta empoderar todos os dias os empreendedores. É importante olhar para além dos atrativos preços iniciais e, realmente, avaliar os demais aspectos. 

Para este artigo, usaremos o provedor da GoDaddy. Se você escolher outras, é interessante fazer a checagem das ferramentas e benefícios, já que eles podem não ser os mesmos.

Quanto custa a hospedagem de site?

Quanto custa a hospedagem de site? Esse é, provavelmente, um dos fatores principais para você considerar ao escolher um plano, mas o preço realmente depende da sua visão para o seu negócio.

Apostar em plataformas extremamente baratas não é recomendado — independentemente de onde seja. É provável que os custos anuais variem em seu orçamento, dependendo do site.

Soluções de baixo custo

Com a GoDaddy, você não tem que gastar muito para ganhar muito. Se você está preocupado com os custos, há ótimas opções. As hospedagens abaixo são soluções dentro do orçamento que oferecem funcionalidades consideráveis.

  • Criador de Sites da GoDaddy: para aqueles que têm poucos conhecimentos técnicos, essa é uma ótima opção. A hospedagem está inclusa em todos os planos.

Esse criador de sites te permite obter uma presença digital rapidamente, já que é fácil de usar para criar uma página básica em menos de uma hora.

Os templates estão baseados em uma pesquisa estatística, garantindo que as pessoas que entram no site vão retornar por conta de sua aparência profissional.

Toda a parte da segurança será feita com base de um certificado SSL que já está incluso — assim, seus visitantes se sentirão seguros para passar informações.

Os pacotes do Criador de Sites da GoDaddy têm tudo o que você precisa, de acordo com o plano que você escolhe. Não é preciso comprar produtos adicionais.

  • hospedagem compartilhada: aqui na GoDaddy há tanto cPanel para Linux ou Plesk para Windows. Essas são as melhores opções se você quer algo mais versátil.

Você precisa de um pouco mais de conhecimento sobre hospedagem, mas você não precisa ser um web designer profissional. 

Com uma hospedagem compartilhada, você tem total controle da plataforma, mas não do servidor. Isso tira o estresse de se preocupar com as atualizações ou mudanças que serão feitas. Entretanto, você precisa considerar o tempo que vai ter que gastar em manutenção.

  • hospedagem no WordPress: o WordPress é enorme e o CMS mais popular no mundo. É uma ótima escolha para negócios, já que te deixa desenhar o site dos seus sonhos, com menor manutenção. Você pode gastar mais tempo criando conteúdo e desenvolvendo relacionamentos com clientes ao invés de lutar para manter sua hospedagem em dia.

Soluções de médio custo

Em algum momento, pode ser que você pare de se importar tanto com o custo. Se você tem bastante tráfego, você acaba perdendo mais negócios devido ao tempo de carregamento lento, que acontece porque você não está usando a hospedagem ideal. É hora de dar um passo à frente.

  • Site Business: se você amou o cPanel, mas odiou compartilhar suas fontes, o Site Business da GoDaddy é a escolha certa. Você terá uma performance do nível do servidor, sem a necessidade de administração.

Essa é a plataforma que você deveria escolher logo de início se você quer escolher um CMS como o Magento ou tem picos de tráfego inesperados.

Soluções de alto custo

Quando você precisa da solução para o seu negócio de sucesso que oferece adaptabilidade, velocidade e confiabilidade — em uma escala muito maior — esse é o passo a ser tomado. Sua empresa gera lucros o suficiente nesse momento a ponto de você ter uma equipe de TI, ou, pelo menos, um servidor ou desenvolver. 

  • Servidor Virtual Privado (VPS): virtualização baseada no servidor em nuvem. Este é um local estável para armazenar seus dados enquanto você cresce, até chegar no momento de se dedicar ainda mais. Você controla tudo e ninguém controla o que você pode instalar.
  • Servidor Dedicado: a GoDaddy cuida do hardware, enquanto você se encarrega do site e de outros detalhes. Você deve ter ou um administrador de servidor ou possuir um próprio em seu local de trabalho.

Para ambos os casos, você deve escolher entre três estilos de gerenciamento:

  1. por conta própria: a configuração e o gerenciamento, incluindo a instalação de aplicativos, são responsabilidade sua. É seu o poder de decisão e é preciso lidar com as consequências. A GoDaddy vai garantir que você possa acessar o servidor, mas é apenas isso;
  2. gerenciado: a GoDaddy vai instalar um gerenciador de hospedagem para ajudar a tornar o processo mais fácil. Atualizações automáticas serão aplicadas ocasionalmente. De resto, o tópico anterior ainda é válido;
  3. completamente gerenciado: a GoDaddy vai instalar certas coisas em seu servidor por você e garantir que está tudo funcionando. Alguns serviços ainda precisarão de você, entretanto.

Considerações especiais

Se você tem um e-commerce, garanta bastante largura de banda. Mesmo um site pequeno pode ficar sobrecarregado com o tráfego, caso a loja se torne muito popular. Garanta uma hospedagem que tem, ao menos, um processador em dual core.

Também é importante cuidar da segurança do site. A proteção contra malwares e um certificado SSL são essenciais nos dias de hoje se você quer aparecer nos resultados do Google.

A GoDaddy oferece segurança de site como uma ótima forma de manter o seu livre de malwares e vírus sem os custos escondidos que estão em outros planos de hospedagem.

Agora que você sabe quanto custa a hospedagem de site, continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil!