Subdomínio ou Diretório: conheça vantagens e desvantagens de cada um

ArtigosCategory
7 min read
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe o que é diretório ou subdomínio? Não? Pois fique sabendo esses elementos são importantíssimos para aprimorar a organização do conteúdo de um site e contribuir para a melhor experiência de navegação do cliente

Se você tem um site e se importa com a presença digital de seu empreendimento, já deve estar trabalhando com boas práticas de SEO, não é mesmo? Afinal, você com certeza deseja ser encontrado de maneira rápida e assertiva nos mecanismos de busca. 

Em algum momento, você com certeza vai se deparar com a dúvida de ter de escolher entre um diretório ou subdomínio para a criação de um blog ou qualquer outro tipo de página, por exemplo.

Porém, quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles? O que significam? Quais são as diferenças entre ambos? Confira este artigo e descubra a resposta para estas e muitas outras perguntas!

O que é subdomínio? 

O subdomínio é uma solução criada para DNS que organiza pequenos subconjuntos de um site associados a um domínio principal. 

Esse mecanismo é fundamental para organizar o conteúdo de um site para que cada subdomínio tenha suas atribuições e configurações próprias.

Dessa forma, cada modelo de conteúdo do site fica hierarquizado de acordo com o subdomínio associado, que pode ser blog, e-mail, loja online e até outros projetos paralelos. 

Além disso, o subdomínio é utilizado para separar conteúdo de sites com presença internacional. O próprio site da GoDaddy conta com o subdomínio BR para oferecer conteúdo para o público brasileiro, por exemplo: br.godaddy.com.

De maneira geral, o subdomínio é um incremento no início da URL do domínio principal. Vejamos alguns exemplos de URL de subdomínio na prática:

  • shop.exemplo.com.br, para lojas virtuais;
  • br.exemplo.com, para indicar o código do país;
  • mail.exemplo.com, para subdomínio de e-mail;
  • blog.exemplo.com.br, para blogs.

A escolha por um subdomínio é interessante para dar mais autonomia e identidade para cada canal da marca no ambiente digital. 

Além disso, caso você tenha flexibilidade quanto ao serviço de hospedagem, eles também são uma ótima pedida. Afinal, por ser separado do domínio principal, o subdomínio precisa de um outro servidor para funcionar.

Isso é muito interessante para equilibrar o desempenho de estabilidade e velocidade dos sites. Uma vez que outros segmentos da marca estão hospedados em outros servidores, a demanda do serviço de hospedagem é menor e a navegação do usuário não é comprometida!

O que é diretório? 

O diretório é um elemento para hierarquização e organização dos conteúdos de um site assim como o subdomínio, porém, em vez de utilizar dividir o sistema DNS em subdomínios independentes, o diretório funciona como uma simples pasta do domínio principal.

Portanto, quando um conteúdo é organizado dentro do mesmo domínio ou subdomínio, ele é chamado de diretório ou pasta. 

Por exemplo, enquanto www.godaddy.com é domínio principal do site, temos o seguinte endereço para para o blog: br.godaddy.com/blog/.

Repare que o diretor faz parte da url do domínio principal, enquanto ela é separada dele somente por uma barra. 

Portanto, o diretório compartilha do mesmo endereço principal e estão obrigatoriamente hospedados no mesmo servidor em que o nome de domínio principal está registrado.

Uma parte positiva de armazenar o conteúdo em um diretório é que ele vai compartilhar da mesma autoridade de SEO que o domínio principal para ranqueamento nos motores de busca.

Além disso, o gerenciamento desse conteúdo é bem mais simples e econômico, já que ele compartilha do mesmo espaço do restante do site e divide o mesmo servidor de hospedagem.  

O que é subdiretório?

Decidiu sobre diretório ou subdomínio? Pois saiba que ainda existe mais uma categoria nessa salada. Estamos falando do subdiretório.

Como o próprio nome indica, ele é um subconjunto dos diretórios. Em outras palavras, eles são pastas que organizam o conteúdo de um diretor.

Imagine, por exemplo, as categorias de um blog ou os segmentos de produtos de uma loja virtual. 

Quando o usuário navega pelo menu superior desses diretórios, eles vão encontrar novas pastas que hierarquizam, organizam e dividem ainda mais o conteúdo para facilitar a navegação.

Assim, o usuário pode tranquilamente navegar pelas diversas categorias do blog para encontrar aquilo que está procurando.

Afinal, devo criar um blog no diretório ou subdomínio?

Agora que você já entende as especificações técnicas de cada um dos termos, já é possível escolher entre um diretório ou subdomínio. 

Essencialmente, quando o assunto é o seu blog, funciona da seguinte forma: se seu site está hospedado em uma plataforma diferente do blog, é mais fácil usar um subdomínio. 

Por outro lado, alocá-lo em uma subpasta (o subdiretório) é o caminho mais comum, caso a plataforma seja a mesma para ambos.

Muitos acreditam que o uso do subdomínio é prejudicial em termos de SEO. Bom, há alguns anos atrás, quando os robozinhos do Google ainda não eram tão desenvolvidos assim, isso até fazia diferença na hora de rankear. 

Porém, nos dias de hoje, essa não é uma questão que deveria te preocupar, pois a inteligência artificial já é capaz de compreender seja um subdomínio ou um diretório, ambos dizem respeito ao seu site.

A conclusão é que simplesmente não existem vantagens e desvantagens, pois tanto  “godaddy.com.br/blog”, quanto “blog.godaddy.com.br” serão vistos da mesma maneira. O que importa é que seu site tenha qualidade!

Na verdade, isso depende das características peculiares de cada site e do projeto que o empreendedor tem para ele.

Caso ele deseje mais performance e tenha condições para investimento, um subdomínio, apesar de mais caro, reorganiza o conteúdo da marca em diversos seguidores para manter a qualidade de processamento de cada um.

Por outro lado, se você deseja gastar menos e ter mais facilidade no gerenciamento do conteúdo da marca, o ideal é apostar em diretórios e subdiretórios.

Domínio, diretório ou subdomínio é com a GoDaddy

Precisa de uma ajuda para registrar um nome de domínio para seu site? 

Pois com o serviços de Domínio para Site da GoDaddy, você conta todo o expertise da maior registradora e gerenciadora de nomes de domínio do mundo para encontrar o nome perfeito para seu site e ainda incrementar com diretório ou subdomínios, do jeito que você preferir.

Entenda melhor como funciona o sistema de nome de domínio com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy Brasil:

Tirou todas as suas dúvidas e gostou do conteúdo? Para saber mais sobre como otimizar sua casa virtual, continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil!