Web designer: o que é e o que fazem esses profissionais?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Tecnologia e beleza se uniram em uma profissão única: web designer! Nós vivemos um momento de constante expansão, em que as interfaces da internet e as ferramentas disponíveis renovam-se cada dia mais. 

Nada mais justo do que alguém que saiba unir a funcionalidade dos meios digitais com um visual agradável, não é mesmo?

A GoDaddy já te contou um pouquinho sobre a importância que a experiência do usuário tem para o seu site, lembra? 

E uma das principais atribuições do web designer diz respeito a um dos cinco pilares de uma boa experiência: a estética e a forma como o usuário consome o conteúdo disposto na página.

Para se ter uma ideia, 75% dos usuários julgam a credibilidade de um website a partir da estética de layout das páginas, segundo o relatório do Pop Web Design.

Portanto, nós sentimos a obrigação de falar um pouco mais sobre a profissão de web designer: o que faz, o que é e qual sua importância? Confira!

O que é web designer?

O web design é uma “continuação” do design gráfico. Ou seja: trata-se da criação de projetos e “desenhos” de templates, sites, páginas, imagens e outros tipos de materiais, porém todos eles voltados para a internet.

Essa habilidade se tornou cada vez mais importante na virada dos anos 2000, já que, com a popularização das redes, foi preciso contar com profissionais que entendessem da criação e desenvolvimento de interfaces digitais.

E, naturalmente, o webdesigner é justamente o responsável por dar forma à identidade visual de sites, apps e outras plataformas que utilizamos no mundo conectado.

Mais do que criar layouts bonitos, o web designer deve pensar em interfaces intuitivas que facilitam a navegação do usuário pelo conteúdo do site. 

Páginas repletas de informação e com muitos ruídos gráficos podem ser decisivos para que o usuário tenha uma péssima experiência e abandone a navegação.

Em um mundo em que cada vez mais os negócios convergem para o mundo digital, o papel do web designer torna-se essencial. 

Ele é uma espécie de arquiteto dos sites e lojas onlines de diversas empresas que queiram conquistar seu espaço na internet.

Segundo o User Guiding, 88% dos consumidores online dizem não retornar para um mesmo site após ter uma má experiência de navegação

Isso mostra o quão fundamental é esta profissão nos dias de hoje. Afinal, a empresa que negligencia a interface do site tem sua estratégia digital fadada ao fracasso.

Web designer: o que faz?

Bom, você deve estar se perguntando como o web designer consegue fazer esse tipo de trabalho. Afinal, ele não é um programador, portanto não escreve códigos, certo? Errado!

As funções dessas profissões contam com uma linha bastante tênue de divisão. Muitas vezes, as demandas do web designer podem bater de frente com as do programador, já que ele também pode utilizar linguagens como XML, HTML e até mesmo scripts, como o JavaScript.

Confira alguns dos trabalhos que um web designer pode fazer:

  • criação de interface gráfica de sites, aplicativos, blogs, etc — desenvolve a navegação da página para propiciar uma experiência agradável;
  • fazer a manutenção desses produtos (menu, conteúdo, ferramentas dinâmicas, etc);
  • responsável pela criação de uma identidade visual e transformar esse design em uma versão navegável para a web;
  • tratamento de imagens para incluir nos sites.

Vale frisar que é bastante difícil delimitar as atividades que podem ser realizadas pela profissão, visto que ela está em constante inovação e frequentemente invade o campo da programação. Porém, para deixar tudo um pouco mais claro, confira algumas das tarefas que NÃO são realizadas pelo web designer:

  • programa — o web designer precisa ter fortes noções de programação, mas ele não faz o trabalho em si, uma vez que não estudou arquitetura de sistemas, bancos de dados e outras coisas do gênero;
  • produz imagens — a produção de imagens não é uma tarefa dessa profissão e sim de fotógrafos ou até mesmo designers gráficos. O web designer trata essas imagens e as otimiza, por exemplo.

A importância da profissão de web designer

Acho que consegui explicar para vocês que o web designer e o programador devem trabalhar de maneira conjunta para oferecer um site que seja funcional e belo ao mesmo tempo!

Se você tem uma ideia genial e quer tirá-la do papel, ter um site é o primeiro passo que você precisa dar rumo ao sucesso, sabia? Um site profissional é como um poderoso cartão de visitas.

Entretanto, você sabia que é possível contar com um site profissional e de credibilidade sem precisar contratar o serviço de um web designer ou aprender técnicas de desenvolvimento web?

O Criador de Sites da GoDaddy é uma ferramenta que fornece uma grande biblioteca de templates, fontes tipográficas e banco de imagens para que você customize a interface do seu site de forma personalizada.

Com recursos simples e intuitivos, é possível organizar o conteúdo na página da maneira que você preferir e mantendo a identidade visual exclusiva da sua marca.

Confira o vídeo abaixo da GoDaddy e descobrir como utilizar o Criador de Sites:

Quer ter uma página produzida com ajuda de um web designer? Conheça o site pronto da GoDaddy!