5 dicas impressionantes de como divulgar um site para atrair usuários

ArtigosCategory
8 min read
Rafael dos Santos Munhos

A criação do tão sonhado site é algo que emociona os empreendedores, pois são vários momentos de trabalho árduo para formalizar um negócio. Entretanto, a etapa seguinte, de mostrar o trabalho para o mundo, pode gerar dor de cabeça, e isso se deve muito à falta de conhecimento em como divulgar um site.

Se você está com dúvidas e não sabe nem por onde começar, não se preocupe! Neste artigo, vamos mostrar as estratégias digitais para divulgar seu site automaticamente. Confira os tópicos abaixo:

  • O que planejar antes de divulgar meu site?;
  • O que se deve evitar ao divulgar um site?;
  • Como tornar um site conhecido?;
  • Como construir um blog de sucesso?

Agora que você já sabe o passo a passo do nosso assunto, leia até o fim!

Faça um planejamento para divulgar o site

O quanto você se faz presente no universo online? É importante destacar que ter somente um site não é o suficiente. A atração de público depende da ocupação de todos os “ambientes virtuais” possíveis. Afinal, a internet é uma potência que reúne milhões e milhões de pessoas.

Segundo uma pesquisa da consultoria DataReportal, 5 bilhões de pessoas utilizam a internet no mundo, o que representa cerca de 63% da população mundial conectada à rede mundial de computadores.

Não dá para perder a oportunidade de atrair e cativar tanta gente assim, não é mesmo? Sendo assim, escale o seu sucesso com os seguintes passos:

1. Invista em SEO

Já sabemos que a sua página online está pronta, mas ela é baseada no SEO (Search Engine Optimization)? Saiba que a otimização melhora a experiência do usuário e, também, te ajuda a ranquear nos sites de busca.

Para aproveitar esse recurso, use palavras-chave em toda a sua casa virtual, crie textos para descrever departamentos, categorias e produtos. Outro cuidado fundamental é ter uma hospedagem de site eficiente.

2. Crie um blog

Um blog também pode ajudar na tarefa de como divulgar um site. Isso porque é possível criar conteúdos que expliquem seus produtos ou serviços. Se o blog em si e as páginas estiverem alinhadas com o SEO, os textos também podem aparecer nos resultados de busca do Google, Baidu, Ask.com, entre tantos outros.

Como sugestão, a criação do blog no WordPress é uma excelente escolha. Dizemos isso porque a plataforma é rápida, intuitiva e com várias opções de edição.

3. Aposte nas redes sociais

Você sabia que os brasileiros gastam mais de 10 horas por dia navegando na internet, sendo que mais de 3 horas são destinados às redes sociais? A agência de marketing digital Sortlist divulgou essa informação no primeiro semestre de 2022.

Então, nada melhor do que buscar audiência, seja, no Facebook, Instagram e LinkedIn. Crie uma página para a sua marca, faça a segmentação de público nas próprias configurações dos sites, publique no feed, compartilhe stories, abuse das hashtags.

Além disso, dependendo do seu nicho e da sua clientela, pode ser importante fazer transmissões ao vivo. Sorteios de produtos e serviços também chamam bastante atenção. Explore todos os recursos das redes sociais!

4. Use anúncios online

Provavelmente, você já se deparou com uma propaganda enquanto rolava o feed do Facebook ou do Instagram. Não? Pois bem, essa é mais uma estratégia de como divulgar um site na internet.

Então, aproveite para criar vários anúncios. Mas atenção: é claro que os textos, banners e vídeos precisam ser de extrema qualidade. Fora isso, é preciso estar atento às regras de cada rede social. Caso contrário, o seu anúncio pode ser rejeitado.

5. Avalie seus concorrentes

Acompanhar o que os seus concorrentes fazem te ajuda a crescer. Veja como eles divulgam suas marcas, produtos, serviços e ideias na internet. Vale a pena dar uma olhada nas mídias sociais.

Muito mais do que isso — para aumentar as conversões — analise a estrutura do site deles:

  • divisão entre departamentos e categorias;
  • menu;
  • linguagem e tom de voz dos textos;
  • layout;
  • estrutura do carrinho de compras;
  • tempo de carregamento do site;
  • entre outros elementos.

Sobre esse ponto, muita gente pergunta: “Qual o tempo recomendado para minha página abrir?” A indicação do Google, por exemplo, é de até dois segundos. Mas, na verdade, o número ideal será sempre aquele que torne a experiência do usuário a melhor possível.

O que se deve evitar ao divulgar um site?

Na incessante busca por conquistar resultados rápidos, muitas pessoas recorrem a maneiras equivocadas que não geram retornos positivos e podem prejudicar a sua estratégia de vendas.

Saber como divulgar um site gratuitamente é uma arte, portanto, evite erros graves, como:

  • divulgar apenas conteúdos promocionais: preocupe-se com a publicação dos seus conteúdos de modo geral, e não somente com os patrocinados;
  • fazer spam: incluir links do seu site em caixas de comentários sem autorização pode afastar o seu usuário;
  • promover o site sem conteúdo: o que adianta lançar seu site na rede sem conteúdos, é como se entrasse em uma sala enorme totalmente vazia;
  • investir em black hat: as técnicas de SEO devem ser utilizadas de forma correta, para que o ranqueamento seja feito organicamente.

Como tornar um site conhecido? 

Publicar conteúdos que as pessoas gostem de consumir provavelmente fará com que elas retornem ao seu site após um tempo. Mas, para isso, é fundamental buscar formas de anunciar seu site. 

Então, se você está se perguntando "como divulgar meu site no Google", aqui vai uma explicação. Existem diversas formas gratuitas e pagas que, além de uma boa escrita, são soluções bastante atrativas. Confira!

Gratuitas

SEO

Otimizar sua página para aparecer de forma orgânica na SERP não é tão simples e não traz resultados no curto prazo, até porque um dos fatores que o Google leva em consideração ao rankear sites é o tempo em que o site está no ar.

Entretanto, o SEO, que são as técnicas de otimização para o Google, está sempre implementando novas estratégias para fortalecer a busca do usuário na hora de mostrar os resultados de uma pesquisa. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta oficial do Google que serve para ajudar as empresas a divulgarem seus materiais. 

Para quem tem um negócio local, é uma ótima oportunidade de apresentar a sua empresa, deixando uma imagem mais profissional e relevante no mercado. Na teoria, seria como se o Google incluísse um selo afirmando que aquele local é importante.

Paga

Google Ads

Conhecido como Links Patrocinados, aparecem conforme a pesquisa dos usuários. Como solução paga, você escolhe o valor que pretende pagar por clique. Além disso, é possível expandir sua publicidade para outros sites e aplicativos da Rede de Display, incluindo o YouTube. 

Como divulgar um site nas redes sociais?

As redes sociais são um poderoso canal de divulgação, mas para conquistar bons resultados, é fundamental explorar bem seus recursos, além de conhecer as estratégias de marketing para despertar o interesse da audiência. 

Sendo assim, veja algumas dicas para divulgar seu site nas principais redes sociais:

  1. Botão da home no Facebook: serve como uma espécie de atalho rápido para facilitar o acesso do seu usuário;
  2. Links nas publicações do Facebook: assim, sua página será redirecionada para um local específico;
  3. Bio da Instagram: como a "Home do facebook", a bio é o local de apresentação do seu perfil;
  4. Stories do Instagram: hoje não precisa mais ter, no míni9mo, 10 mil seguidores para incluir um link. Para isso, somente usar o recurso de linkagem e inserir sua página;
  5. Nas publicações do Twitter: como rede social em tempo real, tem mais chances de gerar um maior engajamento;
  6. Na descrição de um vídeo no Youtube: inclua nas descrições dos seus vídeos, no entanto, faça descrições que sejam interessantes para atrair as pessoas. 

Como construir um blog de sucesso?

Agora que você já sabe como divulgar um site, que tal investir na criação de um blog de sucesso?

Em um blog, é possível criar conteúdos que expliquem seus produtos ou serviços. Se o blog em si e as páginas estiverem alinhadas com o SEO, os textos também podem aparecer nos resultados de busca do Google, Baidu, Ask.com, entre tantos outros.

Como sugestão, a criação do blog no WordPress é uma excelente escolha. Dizemos isso porque a plataforma é rápida, intuitiva e com várias opções de edição.Gostou das nossas dicas de como divulgar um site? 

Aproveite para conhecer o nosso pacote de marketing digital e turbinar a sua audiência! Aqui no blog você também pode encontrar mais novidades e recomendações de empreendedorismo digital. Aproveite!