Aprenda como criar uma página de erro 404 para seu site

ArtigosCategory
5 min read
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe como criar uma página de erro 404 para seu site? 

A página 404 é o conteúdo que será exibido se, por alguma razão, um usuário digitar um endereço errado ou se há instabilidade de conexão com o servidor ou remoção de link.

A mensagem “erro 404 página não encontrada” já aparece automaticamente caso algumas dessas condições acima se manifestem. Nesse sentido, por que então criar uma página desse estilo do zero?

Criar uma página de erro 404 simples e personalizada pode trazer uma série de benefícios para seu site, como manter o usuário navegando por outras páginas ou até somar pontos no rankeamento de SEO para o Google e outros buscadores.

A ideia é que o obstáculo inicial para o usuário seja uma oportunidade para que ele continue navegando ou seja redirecionado para novas páginas ativas.

A parte interessante é que é possível trabalhar com essa página de erro de diversas maneiras, algumas divertidas, outras criativas e até algumas mais simples e leves, para facilitar a navegação de volta ao site.

Quer aprender como criar uma página de erro 404 personalizada? Continue o conteúdo até o filme e leia o nosso passo a passo!

O que significa erro 404 - página não encontrada?

Esse é um dos mais famosos códigos de resposta de um servidor quando ele encontra um erro que impede o acesso do cliente à página. No caso, como o próprio nome indica, ele se manifesta quando a página não foi encontrada, e isso pode acontecer por uma série de fatores:

  • link removido para uma página que não existe mais ou que mudou de nome;
  • digitação errada da URL da página na barra de navegação;
  • exclusão da página;
  • remoção de arquivos essenciais do armazenamento da página no servidor, como códigos e scripts HTML e CSS.

Essa é apenas mais uma das modalidades de erros HTTP. Cada um deles é simbolizado por um código numérico diferente para que seja identificado o problema que impediu o usuário de acessar a página.

Geralmente, essa mensagem de erro 404 página não encontrada vem em uma página em branco e desvinculada da identidade visual do site. 

Nesse sentido, para tentar manter uma boa experiência ao usuário e dar continuidade à navegação, é possível personalizar essas páginas com links de redirecionamento para outros conteúdos.

Isso pode ser feito com links para outras páginas, preferencialmente a homepage, assim como uma barra de pesquisa para ele navegar em outras categorias do site.  

Além disso, é fundamental fazer o monitoramento de links quebrados para evitar que o Google continue rastreando e indexando páginas inválidas. 

Mas, afinal, como criar uma página de erro 404? Confira o próximo tópico!

Criando página de erro 404 no cPanel

Em termos de desenvolvimento, aprender como criar uma página de erro 404 para seu site não é uma tarefa complicada. Basta seguir o procedimento:

  1. no cPanel, acesse em “avançado” a área de páginas de erro;
  2. em “gerenciamento”, selecione o domínio em que está localizada a página de erro que você deseja criar, no caso, a 404;
  3. selecione o erro 404 na lista.

Após aparecer a tela de edição, você poderá adicionar detalhes a respeito do visitante, como a referring URL, o IP, o navegador e até o código da mensagem de erro. Lá você poderá, também, adicionar um código HTML.

Com a edição feita, basta salvar.

Como criar uma página de erro 404 simples e interessante?

A página de erro 404 pode ser muito mais do que um sinal de frustração para os visitantes de seu site. Ela tem potencial, até mesmo, para gerar leads.

Ofereça conteúdo ao usuário

Criar página 404 sem conteúdo é um erro, pois ela tem muitas possibilidades totalmente positivas para sua casa digital, e você não pode perder isso.

Aproveite o espaço para adicionar links para artigos de blog relacionados àquilo que o visitante buscou. Nada em excesso, mas uns dois a quatro links para bons conteúdos podem trazer uma boa experiência, que agregue informação.

Permita uma busca direta

Adicionar uma barra de busca em sua página 404 é um ponto que pode realmente ser a diferença entre um engajamento maior com o site e um abandono, pois ao perceberem que a página não está lá, muitos visitantes simplesmente fecham a página.

Porém, quando ela conta com uma barra de busca, é muito mais simples para que ela volte a pesquisar o que deseja e, então, consiga possivelmente bons resultados e volte a visitar o site posteriormente.

Se o posicionamento permitir, seja divertido

Isto dependerá muito de como a sua empresa mostra sua identidade para os usuários, mas se você utilizar uma comunicação mais informal, levar algo divertido ou engraçado para a página 404 pode ser interessante.

Faça uma pequena piada e ria de si mesmo por ter deixado aquela página ali. Existem até mesmo exemplos de páginas com jogos e pequenas atividades, para que o usuário sinta-se mais confortável.

E se você estiver precisando de uma mãozinha para criar e configurar páginas diversas do seu site, conte com o Criador de Sites da GoDaddy

Essa ferramenta é bastante intuitiva e oferece uma série de recursos incríveis para criar páginas profissionais e customizadas, sempre de acordo com a identidade visual do seu site.

Aprendeu como criar uma página de erro 404? Veja mais detalhes sobre criação e hospedagem de sites no blog da GoDaddy!