Como criar um blog comercial? Passo a passo + benefícios

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe como criar um blog comercial e qual a importância de contar com essa ferramenta para impulsionar o marketing digital do seu negócio?

Sim, o blog vai muito além daquela visão mais simples e ingênua que tínhamos dele nos primórdios da internet. 

Se antes ele era um espaço pessoal para a publicação de impressões e relatos, hoje ele ainda é muito utilizado, principalmente no meio empresarial, como uma poderosa ferramenta de marketing para divulgação de conteúdo.

Ele permite que empresas de diversos ramos levem conteúdo de qualidade e interajam com seu público para tirar dúvidas, mostrar curiosidades e trazer conhecimento especializado sobre o universo da marca.

Em outras palavras, o blog virou o carro-chefe de uma estratégia chamada marketing de conteúdo. Esse é um método de inbound marketing que procura atrair novos clientes por meio de conteúdos de qualidade na internet, e o blog é uma opção simples e barata para isso.

Para se ter uma ideia, 77% dos usuários de internet lêem blog posts, segundo o Social Media Today

Além disso, 80% dos profissionais de marketing que usam essa ferramenta garantem que ela traz resultados efetivos, de acordo com o Orbit Media.

Então que tal conhecer mais sobre o tema e, de quebra, aprender um passo a passo de como criar um blog comercial do zero? Vem com a gente!

O que é um blog de uma empresa?

Um blog corporativo consiste em associar a manutenção de blog à promoção de um negócio no mundo digital. A ideia é utilizar essa plataforma para publicar conteúdos que eduquem e agreguem valor ao público da marca.

Nos artigos, a empresa compartilha seu expertise trazendo guias, informações valiosas e outras dicas para interagir com o leitor, incentivar o engajamento e conscientizá-lo dos benefícios das soluções vendidas pela marca. 

E quais os benefícios de ter um blog corporativo? Em primeiro lugar, vale a pena destacar a visibilidade e autoridade no segmento de atuação. 

Quanto mais conteúdos de qualidade aparecerem nos resultados de pesquisa dos usuários, maior é a visibilidade. Além disso, a marca promove-se como especialista e autoridade nos assuntos, o que traz mais credibilidade junto aos consumidores.

Por fim, os blog posts são excelentes ferramentas para mover os consumidores através do funil de vendas

A leitura de um blog pode levar ao compartilhamento de dados de contato para baixar um ebook mais completo. 

E, a partir daí, a empresa pode aprofundar engajamento por meio de e-mail marketing para converter lead em cliente.

Como criar um blog comercial?

Entendido o que é um blog de uma empresa e os benefícios de contar com essa ferramenta? Maravilha! Então agora vamos começar a botar a mão na massa.

Preparamos um passo a passo para que você entenda como criar um blog comercial. 

São apenas 5 etapas bem simples para começar a desenvolver a autoridade da empresa na internet. Vem com a gente!

1. Defina um tema relacionado ao seu negócio

Um blog corporativo tem o objetivo de alavancar a presença digital do seu negócio, então naturalmente os temas dos conteúdos devem girar em torno do universo em que a marca está inserida.

Por exemplo, se você é dono de uma rede de suplementos alimentares, o ideal é que o blog siga uma linha editorial voltada para nutrição, alimentação balanceada e vida fitness. 

Já se você possui um marketplace para hospedar e-commerces, o tema do blog deve ser voltado para o mercado varejista, tendências do comércio eletrônico, guias de como montar uma loja virtual, etc.

Perceba que cada um desses temas é voltado para o público-alvo dessas iniciativas. Dessa forma, interessados nesses tipos de conteúdo provavelmente se interessarão em conhecer mais sobre essas marcas e, quem sabe, adquirir seus produtos ou serviços. 

Portanto, o tema do blog tem que dizer respeito ao universo da empresa, no qual ela pode se consolidar como uma autoridade que publica guias, curiosidades, tutoriais e tudo mais que conectem o público às soluções vendidas por ela.

2. Registre um domínio e contrate uma hospedagem

O segundo passo de como abrir um blog comercial é o registro de domínio e a aquisição do plano de hospedagem.

Caso você não saiba, domínio é o endereço de um site na internet para que o público identifique-o e consiga acessá-lo. Ele é composto pelo nome livremente escolhido pela empresa e seguida por extensões conhecidas como TLDs (Top-Level-Domain). 

Por exemplo, o nome de domínio do site da GoDaddy é: https://www.godaddy.com/pt-br.

Para registrar um nome de domínio, é preciso checar se ele está disponível e contar com a ajuda de um suporte especializado. 

A GoDaddy é a maior registradora de domínio do mundo e com anos de experiência no mercado. Descubra o domínio de sua preferência e conte com a GoDaddy para o registro.

Já a hospedagem consiste em uma espécie de contrato de aluguel de um espaço em um servidor. Nesse espaço serão armazenadas e processadas todas as informações, dados e softwares relevantes para o funcionamento do blog corporativo.

Escolha um plano de hospedagem Wordpress da GoDaddy e conte com todas as facilidade do maior CMS do mundo para gerir e publicar os conteúdos do seu blog.

3. Configure o blog pelo Wordpress

A configuração de um blog corporativo se dá por CMS (Content Management System). Dentre os CMSs mais populares e eficientes no mundo, destacamos o Wordpress

Lá você encontrará de forma simplificada e objetiva todas as opções de configuração necessária para seu blog, além de gerenciar a publicação e atualização de conteúdos.

O CMS também permite a configuração de:

  • idioma do blog;
  • tema e design;
  • plugins;
  • gestão de comentários dos usuários, e muito mais.

Caso você deseje aprender como criar um blog comercial ainda mais caprichado, conte com o Criador de Sites da GoDaddy

Essa ferramenta é completa, simples e intuitiva para que você desenvolva o layout do seu blog a partir de templates customizáveis. Edite cores, fonte tipográfica e muito mais: tudo de acordo com a identidade visual da sua marca!

4. Faça um planejamento de conteúdo

Por fim, realize um planejamento de conteúdo por meio de um calendário editorial. Assim, você terá um panorama mais organizado para agendar as publicações periodicamente e criar assim um vínculo rotineiro com seu público.

Além disso, é fundamental pensar no tema das publicações de acordo com os requisitos da otimização SEO (Search Engine Optimization). 

Por isso, use ferramentas como o Google Analytics ou Google Search Console para monitorar as palavras-chaves mais caras ao seu público e, assim, posicionar os conteúdos nas primeiras páginas de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Veja como criar uma estratégia de SEO para marketing de conteúdo:

Gostou do nosso conteúdo e aprendeu como criar um blog comercial para seu negócio? Para mais artigos que nem esse, fique de olho nas novidades do blog da GoDaddy! Até mais!