O que é planejamento sazonal e como se preparar para datas especiais?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Beatriz Okubo

Bons empreendedores estão sempre de olho em oportunidades para vender mais. Nesse sentido, ficar de olho no calendário comercial é essencial para ter um planejamento sazonal eficiente e se preparar com antecedência para períodos de vendas mais aquecidas.

Não importa o segmento do e-commerce: sempre há períodos do ano em que as vendas podem subir, como também há aqueles em que o estoque pode encalhar e os resultados comerciais ficam abaixo da média.

Natal, Black Friday e semana do consumidor, por exemplo, são períodos em que geralmente todo tipo de negócio faz a festa, e isso inclui tanto o varejo quanto a prestação de serviço.

Com a alta da demanda, é fundamental estar com infraestrutura preparada e com um planejamento sazonal bem feito para aproveitar ao máximo o potencial de vendas do período e não deixar o cliente insatisfeito.

Por outro lado, períodos de supostas baixas, como a semana pós-Natal, demanda um investimento em queimas de estoque e maior controle na reposição de produtos para não sofrer com uma série de itens encalhados.

Percebe como as datas sazonais são importantes no calendário do e-commerce, varejo e até na prestação de serviços? Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como preparar o olhar empreendedor para estar sempre pronto para as vendas sazonais que se repetem todos os anos. Confira!

O que é planejamento sazonal?

Afinal, o que é planejamento de sazonalidade? Em resumo, essa prática consiste na preparação com antecedência por parte do comércio para as repetitivas flutuações da demanda comercial durante o ano.

Como qualquer empreendedor deve saber, a média de vendas não se mantém constante durante os 12 meses do ano. Há períodos de alta e há períodos de baixas que vão se intercalando de tempo em tempo.

Por isso, para não ter surpresas desagradáveis como:

  • estoque encalhado;
  • pouco investimento em infraestrutura para dar conta da demanda;
  • ou desequilíbrio nas finanças…

… É fundamental contar com um planejamento sazonal criterioso e bem estudado para não fazer feio.

Em suma, o que são períodos sazonais? São intervalos de tempo do ano em que acontecem condições especiais que podem tanto aumentar as vendas, como prejudicá-las. São datas festivas, feriados, estações do ano, mês de recebimento de décimo terceiro salário, períodos de férias escolares e por aí vai.

Nesse sentido, um bom exemplo de planejamento sazonal é o lançamento de promoções e investimento nos canais de vendas para períodos festivos importantes para a marca. Uma loja de roupas femininas deve estar sempre pronta para o aumento da demanda no dia das mães, por exemplo.

Além disso, ficar de olho nas estações do ano também é uma prática de estimado valor estratégico para as lojas. Por isso, preparar-se para lançar coleções verão e inverno no tempo certo é um excelente trunfo para as vendas sazonais.

4 dicas para o planejamento sazonal

Aproveite as datas sazonais para crescer em audiência e vendas!

Muitos veem a estratégia de trabalhar com datas sazonais como algo clichê. A verdade é que não é uma forma básica de entrar em contato com o público, mas sim essencial.

É algo que precisa fazer parte do seu planejamento e, mesmo que tais datas sejam pontos fixos todos os anos, isso não significa que não possa fazer algo inovador.

Para isso, é preciso se preparar com antecedência e não se deixar levar pelo que os outros fazem.

1. Estabeleça um cronograma estratégico

Comece selecionando as datas que fazem sentido para o seu negócio. Não é preciso utilizar todas as mais famosas, por mais que a maioria dos segmentos as utilizem. Pesquise um calendário oficial e selecione apenas as que estejam alinhadas aos propósitos da sua marca e ao perfil do seu público.

Por exemplo: se sua loja vende produtos para crianças, algumas comemorações podem ser deixadas de lado, como é o caso do dia dos namorados.

2. Crie e otimize seus conteúdos

Seu site já conta com conteúdos produzidos nos últimos anos sobre as datas que são importantes? Caso a resposta seja positiva, é preciso analisá-los e verificar se precisam de alguma atualização. Esse tipo de ajuste é considerado como otimização e potencializa as respectivas páginas nos buscadores. Isso acontece porque os sites recebem pontuações por tornarem a plataforma e todo tipo de conteúdo agradável e rico para os usuários.

Se você ainda não tem artigos sobre as datas sazonais, precisa criar com certa antecedência para que eles criem autoridade on-line com o passar do tempo até o dia mencionado.

3. Cruze ações online e offline

No seu plano sazonal estratégico, deve haver ações online e offline para que sua comunicação seja integrada. Para otimizar seus recursos, dedique-se às que são mais relevantes para seus resultados, as demais podem fazer parte de táticas menores, como publicações nas redes sociais.

4. Utilize a “expectativa” do público a seu favor

O lado positivo de ter um cronograma feito é que você pode utilizar os períodos antes das datas sazonais para captar contatos dos seus clientes em potencial.

Uma ideia de ação pode ser criar uma página em seu site com formulário para receber a assinatura de quem deseja receber promoções antes mesmo do lançamento. Então, aqueles que deixarem o e-mail, telefone ou outro tipo de dado serão avisados antes de todos e poderão desfrutar dos melhores descontos. O que acha?

Conheça o GoDaddy Studio, ferramenta completa para criar conteúdos, landing pages e páginas diversas para seu site de forma simples e intuitiva! 

Essa é uma ferramenta incluída no pacote de marketing digital da GoDaddy, plataforma com todos os recursos que você precisa para impulsionar a presença da sua marca em qualquer canal digital.

Agora que sabe como aproveitar as datas sazonais da melhor forma possível, continue conferindo outros conteúdos estratégicos no blog da GoDaddy!

Produtos Utilizados

Loja OnlineSaiba mais