Como Fazer Um Canal do Youtube para seu Blog de Negócios?

ArtigosCategory
6 min read
Will Stevens

O YouTube é um ótimo lugar para hospedar seus vídeos e atrair atenção de novos leitores e clientes em potencial. Mas, como começar a usar a plataforma? Neste guia vamos dar uma olhada em como criar um canal do YouTube para seu blog de negócios.

Também mostrar algumas dicas para te ajudar a otimizar sua página e também para fazer vídeos.

Como criar um canal no YouTube para seu blog

Configurar um canal no YouTube para seu blog é muito fácil. Primeiro, você vai precisar de uma conta Google. Você já tem uma se você usa o Gmail ou se já se inscreveu em outro serviço da empresa, incluindo o YouTube.

Uma vez que você fez isso, entre no YouTube para fazer log-in. Na sua página personalizável, verá no canto superior direito que há um círculo que é sua foto de perfil ou a letra inicial do seu nome.

Clique no círculo e um menu irá aparecer, depois clique em “seu canal”. Você verá uma página que te permite criar um canal pessoal usando o seu próprio nome. Mas, se quiser um de negócios, clique no link que diz “usar uma empresa ou outro nome”.

Se você está criando um canal do YouTube para seu blog, pode usar o nome dele ou mesmo o de si mesmo. Porém, quando é para uma empresa, faz sentido usar o nome do próprio negócio.

Qualquer opção que decidir, quando clicar em “criar canal”, você será levado à página de sua nova conta.

Vale ressaltar que é possível criar tanto um canal para a marca como um pessoal, mas nós sugerimos escolher apenas uma opção. Assim, você focará os esforços para obter público em um só lugar.

Otimize seu canal do YouTube

Ok, então o seu canal está ativo e funcionando, mas, como você pode ter percebido, ele está bem vazio.

Vamos começar a otimizar o seu canal no YouTube. A primeira coisa a ser feita é adicionar uma imagem. Por ser empresarial, provavelmente será o seu logo, mas em um canal pessoal poderia ser uma foto sua. O tamanho deve ser 800x800. Se você não tem um logo, pode fazer um rapidamente usando alguma ferramenta gratuita, como o Canva.

Quando já tiver a imagem, aperte em “customizar canal”, depois mova o cursor até a área do quadrado (que terá a inicial ou a foto já adicionada) e clique no ícone de lápis no canto superior direito. Assim, poderá subir o seu logo.

Você também deveria adicionar a “arte do canal”. Isso é essencialmente um banner e é um ótimo lugar para dizer aos visitantes do seu canal mais sobre o que fazer. Também é possível linkar as suas redes sociais aqui.

O tamanho recomendado é 2560x1440 e, novamente, pode criá-lo usando o Canva. Você pode também usar uma foto que tirou ou qualquer imagem que tem os direitos de usar — de um banco que você pagou.

Também é importante adicionar uma descrição. Ela deve dizer às pessoas sobre o que é seu canal. Então, se você está cuidando do canal de uma marca, é preciso explicar o que esse negócio faz e os produtos ou serviços que oferece. No caso da página pessoal, fale de você mesmo e dos temas que serão abordados nos vídeos.

Você pode encontrar o botão “adicionar descrição” ao clicar na aba “sobre” na página de customização. Você também pode adicionar um e-mail, sua localização e links.

Comece a planejar o conteúdo para YouTube

Agora que o básico para otimizar o seu perfil já terminou, é hora de começar a pensar no tipo de vídeos que você criará para o seu canal. Pode ser tentador pular todas as fases e começar a filmar, mas planejar como será o conteúdo em vídeo sempre vale mais a pena.

Em um canal empresarial, você precisa de ideias que são interessantes para seus clientes em potencial, assim como relevantes para a marca. Para os pessoais, você pode ter um tipo específico de público em mente, mas não tem que se preocupar em fazer conteúdo para vender algum produto ou serviço.

Você também precisa considerar como as pessoas vão encontrar seus vídeos. As opções mais prováveis são via pesquisa (YouTube e Google) ou redes sociais. Focar na pesquisa para atrair visitas é uma boa ideia, já que significa que seus vídeos serão assistidos por bastante tempo depois que forem postados. 

Você também precisa planejar como vai criar seus vídeos. A boa notícia é que você não precisa gastar uma fortuna em uma câmera cara — se você tem um smartphone com câmera HD, está tudo bem.

Algumas áreas que você deveria considerar investir são:

  • tripé: manterá a câmera firme;
  • som: um bom microfone vai fazer uma grande diferença;
  • iluminação: mesmo uma luz barata pode tornar os vídeos mais profissionais;
  • software de edição: editar não é fácil, mas um programa decente vai tornar essa tarefa mais simples.

Comece a fazer vídeos

Você está na fase de começar a fazer seus vídeos. Um bom lugar para começar é criar um trailer para o canal, que é uma breve introdução para que as pessoas saibam sobre o que é a página. 

Não sinta que deve postar assim que criou. Não tem nenhum problema em praticar ou pedir às pessoas um feedback nas primeiras tentativas.

Poste e otimize seus vídeos

O botão de postar é uma câmera de vídeo com um sinal de mais nele e pode ser encontrado na parte de cima, à direita da tela. O processo é simples, embora possa demorar um pouco dependendo do tamanho do arquivo.

Nós já falamos da importância de otimizar os vídeos para pesquisa e, quando fizer a postagem, você vai poder acrescentar um título e uma descrição, que deve incluir algumas palavras-chave que pesquisou enquanto planejava o conteúdo.

Também é importante publicar vídeos regularmente. Você pode gravar vários de uma vez e, depois, programá-los semanalmente.

Promova seus vídeos

Uma vez publicado, é preciso promover o vídeo. Isso pode ser feito ao compartilhá-lo nas redes sociais, no seu site e  postagem de blog. 

Além disso, se as pessoas comentam em seus vídeos, responda! É uma ótima forma de começar a construir uma comunidade.

Analise e melhore seu canal do Youtube

Existem várias informações ricas no YouTube Analytics e você pode usá-las para melhorar os vídeos que está criando. 

Resumindo

Então, aqui está o nosso guia para fazer um canal no YouTube para seu blog e como planejar e criar os seus vídeos. Lembre-se: o sucesso não é instantâneo, então continue mesmo que pareça que ninguém está vendo. Aproveite e leia mais artigos aqui na GoDaddy Brasil!