Saiba como fazer corretamente a pesquisa de palavra-chave para o site

ArtigosCategory
9 min read
Rafael dos Santos Munhos

Não importa qual seja a finalidade do seu site, fazer o endereço digital aparecer na primeira página dos principais buscadores da internet é algo que irá ajudá-lo a crescer. Para tal, escolha os termos perfeitos para compor seus conteúdos, o que começa pela pesquisa de palavras-chave.

Quando falamos de SEO, a pesquisa de palavras-chave é a principal ferramenta orgânica para investir no rankeamento do seu site. Aqui, os motores de busca atuam por meio de rastreadores que varrem a internet em busca de novos conteúdos ou da atualização deles. Os conteúdos encontrados são cadastrados em uma base de dados para serem localizados de acordo com as palavras-chave relacionadas.

Fazer essa busca para descobrir os melhores termos é essencial para criar novas páginas e, também, otimizar as que já estão no ar.

E, se você não sabe como escolher palavras-chave, chegou a hora! Continue lendo, pois vamos explicar tudo o que você precisa conhecer sobre o assunto.

  • O que são palavras-chave?
  • Por que a pesquisa de palavras-chave é tão importante?
  • Como fazer uma boa pesquisa de palavras-chaves?
  • Como pesquisar palavras-chave no Google?
  • Como escolher palavras-chave no Google Ads?
  • Como escolher palavras-chave para artigo?

Boa leitura!

O que são palavras-chave? 

Palavras-chave, ou keywords, em inglês, são termos que podem ser compostos por uma ou mais palavras, representando a forma como os usuários pesquisam dúvidas ou assuntos de interesse nos buscadores de internet, por exemplo: “como fazer bolo de chocolate”.

As páginas do seu site precisam ser produzidas com foco em uma palavra-chave, pois, apenas assim, o algoritmo do Google ─ ou de outras ferramentas de busca ─ irá entender que aquele conteúdo se refere a um assunto específico.

Dessa forma, quando alguém pesquisar sobre o tema, essa página do seu site será exibida no resultado da busca, de maneira orgânica.

O que é pesquisa de palavras-chave?

Pesquisa de palavras-chave é um estudo que determina quais palavras-chave são relevantes para um negócio. Com a procura, é possível criar estratégias de conteúdo para fortalecer o posicionamento orgânico do seu site e monitorar a classificação no Google.

Por sinal, essa escolha de palavras-chave deve ser estratégica, pensando nos fundamentos de Search Engine Optimization (SEO) a fim de colocar o domínio do seu site nas primeiras posições dos resultados de busca.

Como saber se uma palavra-chave é boa?

As palavras-chave ideais devem ter entre dois e quatro termos e passar a mensagem principal de um artigo. A Keyword resume o tópico principal do texto.

Neste contexto, existem as head tails, que são expressões mais simples e menos específicas, cuja intenção de busca do usuário é mais ampla e, por isso, mais difíceis de atingir. Por outro lado, existem as long tails, que são palavras-chave mais específicas, com menor volume de buscas, mas com maior potencial de atingir as pessoas certas. Elas são usadas para responder perguntas e solucionar necessidades que a head tail não conseguiria.

Uma maneira de descobrir as palavras-chave certas é por meio de ferramentas, como o Google Keyword Planner. Com ele, é possível avaliar a complexidade e a quantidade de buscas mensais de uma palavra-chave em um período.

Afinal, por que a pesquisa de palavra-chave é tão importante? 

A pesquisa por palavras é o instrumento principal de todos os mecanismos de busca, como: Google, Bing e afins.

Quando você define um termo para uma página ou um post de blog, por exemplo, está dizendo aos algoritmos que, quando alguém pesquisar aquela palavra, deve encontrar seu site. Porém, existem milhões de endereços virtuais ativos e é exatamente daí que vem a importância da pesquisa de palavras-chave.

Na web, seu conteúdo vai enfrentar uma enorme concorrência. Isso significa que não basta simplesmente escolher algumas palavras que se encaixam em seu negócio e designá-las como relevantes, visto que é preciso estudar detalhadamente.

Como fazer uma boa pesquisa de palavras-chaves?

Para fazer um estudo de palavras-chaves eficaz, o primeiro passo é analisar seu público e o empreendimento. Afinal, quem é a pessoa que busca pelo seu negócio online? Se você não conhece o usuário, é impossível descobrir o que deve ser abordado.

Existem várias ferramentas disponíveis para fazer pesquisa de palavras-chave (como o Semrush e o Ahrefs), sobre as quais falaremos no próximo tópico. Nelas, você consegue analisar a trajetória de um determinado termo e entender qual seu volume de busca mensal é tão importante quanto, qual o tamanho da disputa para ele.

A concorrência é a quantidade de sites que estão ranqueando com o mesmo termo que você deseja: quanto maior ela for, mais difícil será o trabalho para aparecer nas primeiras páginas dos buscadores nas primeiras posições.

Você pode descobrir, por exemplo, que a palavra-chave que deseja utilizar vai demandar muito tempo e recursos para chegar nos primeiros lugares. Nesses casos, o melhor caminho é buscar por termos semelhantes e termos long tails, pois representam uma concorrência menor.

Qual a melhor plataforma para escolher palavras-chave?

Existem diversas ferramentas que ajudam a escolher ótimas oportunidades quando o assunto é palavra-chave. Uma dica é testar as principais ferramentas do mercado para identificar qual você se adapta melhor. São elas:

  • Semrush: ferramenta paga, porém super completa. Você encontra uma série de funcionalidades como volume de buscas, dificuldade de rankeamento e palavras relacionadas;
  • Ubersuggest: ferramenta gratuita, esta plataforma apresenta ideias de palavras-chave com informações de volume de buscas, tendências, sazonalidades e dificuldade de rankeamento orgânico;
  • Ahrefs: ferramenta paga em que você encontra uma série de funcionalidades como volume de buscas, dificuldade de rankeamento e perguntas relacionadas; ela faz uma análise avançada de domínios, com destaque para estratégia de backlinks.

Como pesquisar palavras-chave no Google? 

O próprio Google disponibiliza ferramentas que ajudam a encontrar a palavra-chave ideal.

Auto completar 

O auto completar é um recurso utilizado no próprio campo de busca do Google. No momento que você inclui uma palavra, logo abaixo surge uma lista de sugestões que poderia completar sua digitação. A grande vantagem é que ele indica os termos mais pesquisados pelas pessoas.

Palavras relacionadas

Você sabia que, no final da página de busca, também é possível encontrar sugestões de pesquisas?

O Google entende que, se o usuário chega ao rodapé da página, é porque ele não encontrou ainda o que procura. Isso acontece principalmente quando o usuário usa termos de busca muito amplos, por isso, a ferramenta sugere termos relacionados com alto volume de busca.

Como escolher palavras-chave no Google Ads? 

O Planejador de Palavras-Chave do Google Ads é uma ferramenta completa e útil, tanto para campanhas de links patrocinados quanto para marketing de conteúdo e SEO.

Ele é muito fácil de ser usado. Você deve colocar as palavras-chave que considera relevantes para o seu site dentro do campo "Descobrir novas palavras-chave".

Na tela de resultados, é possível segmentar pelo país, idioma e ferramentas do Google (se apenas Google ou também parceiros de pesquisa). Para pegar dados históricos, ou aumentar o período de análise, é possível alterar as datas.

Além da palavra-chave que você usou, é possível também encontrar termos relacionados e novas sugestões.

A partir dessa pesquisa, é possível encontrar as informações de sazonalidade, tendências e concorrência. É importante ressaltar que esses dados são relacionados à pesquisas pagas, mas são um ótimo guia para planejamento de conteúdo focado em tráfego orgânico.

A ferramenta é gratuita para uso e pesquisa, mas para que seja possível saber os dados exatos de volume de buscas mensal, é necessário ter uma campanha de ads ativa. Caso contrário, os resultados são apresentados em faixas, como entre 1 mil – 10 mil pesquisas mensais, 10 mil – 100 mil e assim por diante.

Como escolher palavras-chave para artigos de blogs? 

Escolher a palavra-chave do blogpost é uma atividade fundamental em razão da relação delas com o SEO. Logo, para que seu conteúdo esteja nas primeiras posições do Google, você deve usar corretamente a palavra-chave em uma quantidade ideal e bem distribuída durante o texto.

Vejamos a seguir quatro dicas de como escolher as palavras-chave para o seu artigo. Confira!

  • Faça pesquisas relevantes: antes de escrever, pesquise as palavras para o seu artigo. O indicado é que você descubra os assuntos mais interessantes para abordar.
  • Crie sua persona: construa uma persona de marketing para saber quem é o seu usuário ideal. Depois disso, pense em palavras-chave de acordo com sua persona.
  • Use palavras long tail: as keywords de cauda longa usam um volume maior de palavras, ou seja, elas são mais específicas, e, como tal, têm menos concorrência.
  • Não repita palavras-chave: ao escolher a palavra-chave para o seu artigo, nunca repita uma que você já tenha usado antes. Isso pode levar à concorrência duas páginas do seu site, prejudicando a performance de ambas.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais dicas sobre como fazer uma pesquisa de palavra-chave:

Com uma pesquisa de palavras-chave bem feita e os termos usados corretamente nas páginas do seu site, possíveis clientes te encontrarão de maneira mais fácil na internet. Logo, sua chance de fazer novos negócios fica muito maior.

Então, para que você seja encontrado no Google por clientes em potencial, indicamos o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy.

Com este benefício, você aumentará o tráfego do seu site com anúncios nas redes sociais e poderá criar e-mail marketing direcionado aos seu público-alvo, entre outras vantagens.

Cresça agora mesmo a relevância da sua marca!

Para saber mais sobre como fortalecer sua presença digital, leia também o artigo sobre ferramentas de SEO que vão ajudar a otimizar seu site!

Produtos Utilizados

SEOLearn more