Passo a passo de como instalar um certificado SSL no cPanel

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Beatriz Okubo

Ter um site requer responsabilidade com os detalhes e, principalmente, com os usuários. Por isso, aprender como instalar o certificado SSL no cPanel é tão importante, já que é o que garantirá a segurança de dados e de atividade de quem navega no seu site. 

Além da segurança, o SSL também dá mais credibilidade para a página da sua marca ou projeto, pois seus usuários vão se sentir mais confiantes para acessar e navegar pelo seu site. 

E como eles sabem que um site tem certificado SSL? Muito simples! Nos navegadores, ele é representado por um “S” após o prefixo HTTP e, em alguns casos, pelo desenho de um cadeado na barra de navegação. Além disso, os navegadores, como o Google Chrome, geram um alerta quando o usuário chega a um site "não seguro".

E então, quer aprender como instalar um certificado SSL no cPanel? Vamos te mostrar um passo a passo simples para deixar a casa digital da sua marca estará devidamente protegida!

O que é o certificado SSL?

O certificado SSL é um certificado de segurança, que garante o cumprimento das normas de proteção de informação. SSL significa “Secure Socket Layer”, ou “Camada de Soquete Seguro”, em tradução livre, e é uma ferramenta que criptografa informações.

A segurança do site é um dos principais requisitos para que os usuários decidam continuar navegando ou não, especialmente em caso de lojas online, já que, além de seus dados pessoais, também colocarão informações bancárias nos formulários. Assista ao vídeo para entender em mais detalhes como o certificado pode proteger um domínio:

Agora que você já sabe o que é, entenda como instalar o certificado SSL e garanta uma experiência segura no seu site!

Passos para instalar certificado SSL no cPanel

Os passos para instalar o certificado SSL no cPanel são simples, caso você já tenha familiaridade com esse tipo de configuração. Mas, se nunca tiver feito gerenciamentos como esse, siga as instruções e, se precisar, entre em contato com o suporte.

Vamos passar algumas recomendações gerais, porém, se não encontrar o caminho ideal, pode verificar as instruções para instalar o certificado SSL em outras ferramentas.

1. Compre e baixe o certificado em seu computador

Primeiro, escolha um provedor para comprar o seu certificado SSL. A GoDaddy tem uma categoria de serviços relacionados à segurança na web. Portanto, você pode verificar quais certificações ainda precisa e adquiri-los com praticidade.

Depois da compra, baixe o arquivo em seu computador e salve em uma pasta que será fácil de encontrar depois.

2. Acesse o cPanel do seu domínio para fazer a instalação

Com o acesso ao cPanel do seu domínio, o próximo passo é procurar no menu a área de “segurança”. Clique e depois encontre “SSL/TLS”, lá terá o acesso às “chaves privadas (KEY)”.

3. Faça o upload do arquivo que você baixou — KEY

Depois de adentrar na área de chaves privadas, poderá fazer o upload do arquivo que você comprou e havia salvo. Escolha um arquivo “.key” e, depois de carregá-lo, você receberá uma notificação de sucesso.

Volte para o menu anterior e verá que sua chave foi instalada! Agora precisa fazer outro upload.

4. Faça o upload do arquivo — CRT

Chegou a hora de subir o arquivo “CRT”. Procure a aba “segurança” novamente e localize “SSL/TLS”. Depois, encontre “Certificados (CRT)”.

Onde estiver a mensagem “escolha um arquivo de certificado (*.crt)” ou outra similar, é o local que deverá ser clicado para selecionar seu arquivo CRT, também salvo anteriormente.

Mais uma vez, se deu tudo certo, receberá uma mensagem de confirmação.

5. Instale e gerencie o certificado SSL — CRT

Para finalizar sua instalação, vá na aba “segurança” e localize “SSL/TLS”. Clique em “Instalar e gerenciar SSL para seu site (HTTPS)”, depois em“Gerencie sites SSL.”.

Agora é só ir no campo de “Procurar certificados” e depois habilitá-los em “Usar certificado”. Siga as confirmações e, então, conseguirá configurar o certificado SSL e verá o status da sua proteção.

Lembre-se de que, dependendo da plataforma, as instruções podem ter nomenclaturas diferentes. Basta tentar compreender de forma similar, mas, se precisar de ajuda para instalar o SSL no cPanel, conte com o suporte da GoDaddy!

A GoDaddy oferece segurança e performance para seu site

Nós da GoDaddy nos comprometemos para que você consiga oferecer a melhor experiência para os seus usuários, com um site seguro, especialmente para compras. 

Confira os planos de hospedagem da GoDaddy que já contam com um certificado SSL incluso no pacote para que você proteja seu site e transmita credibilidade aos seus usuários.

Somos a maior plataforma em nuvem para empreendedores pequenos e independentes, sendo nossa missão garantir que essas pessoas tenham espaço para crescer

Gostou do conteúdo? Aprendeu direitinho como instalar um certificado SSL no cPanel? Pois fique de olho em todas as novidades do blog da GoDaddy Brasil para aprender mais sobre ter um site profissional!