Como Melhorar seu Negócio Online Com um Canal no YouTube

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:4 min
Lucas Carvalho De Vivo

O material multimídia está em alta hoje, e só cresce. Por isso, investir esforços em um canal no YouTube pode fazer a diferença na hora de compartilhar a criação de conteúdos de sua empresa. Só entre 2014 e 2018, de acordo com estudo da Provokers, o consumo de vídeos na internet cresceu mais de 130%.

O YouTube é, hoje, o segundo site mais acessado no mundo. Ou seja, provavelmente o seu público está na rede, e o melhor que você tem a fazer é aproveitar. Veja as dicas da GoDaddy!

Primeiros passos para um bom canal no Youtube

Antes de tudo, você precisa criar um canal no YouTube estruturado para a sua empresa.

Hoje a qualidade de produção é muito avaliada, e não necessariamente os visitantes se preocupam somente com uma boa câmera e um áudio excelente (embora isso também seja um cuidado a ser tomado).

Tudo, desde o nome do canal até a foto de capa, descrições, textos e links precisam ser pensados. Nada de colocar qualquer foto no banner e não se preocupar com isso, ok? Faça um bom material.

Pense nele como uma forma de divulgar o quanto o seu negócio está pronto para aquilo, como uma parte importante do conteúdo a ser criado.

Personalize tudo que for possível e trabalhe bem a identidade visual em cada etapa!

Planeje uma linha editorial

Tenha uma noção clara dos assuntos que serão abordados no canal. Caso você já tenha um blog você pode, por exemplo, criar vídeos que reforcem ou complementem o conteúdo dos artigos, para incorporá-los à postagem inicial.

Outros tipos de conteúdo que funcionam bem são aqueles que envolvem a divulgação de produtos e serviços.

É fato que em um e-commerce, ou até mesmo no site de sua empresa, você tem alguns espaços limitados para falar sobre o que está vendendo, correto?

Agora, imagine que você pegue, semanalmente, alguns dos produtos mais procurados, ou aqueles que você queria vender mais, e mostre-os em vídeos. É possível dar explicações mais detalhadas sobre os aspectos e demonstrar na prática como funciona.

Isso gera confiança no público e pode trazer mais vendas! E no caso de serviços, fazer um vídeo se colocando como especialista (ou chamando alguém de dentro de sua empresa) e explicando particularidades e vantagens pode ser uma ótima ideia.

Claro que isso também não pode ser a única parte de seu conteúdo. O ideal é mesclar produtos com novas ideias de vídeos para seu canal no YouTube.

Você pode, por exemplo, responder dúvidas ou falar sobre temas atuais que tenham a ver com o seu negócio.

Conheça canais, converse e faça parcerias

Parcerias funcionam muito bem no YouTube. Um exemplo claro é o das empresas que vendem eletrônicos e games, que fecham acordos realmente lucrativos com outros canais na rede e divulgam seus produtos para um público muito mais abrangente.

Para isso, o melhor é conhecer os principais canais na rede que podem interessar a você, segui-los, acompanhar os conteúdos, comentar e conversar com as pessoas envolvidas. Após certo tempo, essa parceria pode passar para outras redes sociais e isso pode ser enorme e muito efetivo para seus resultados.

Interaja com seu público

Um canal no YouTube é, acima de tudo, uma nova forma de se comunicar com seus clientes e potenciais clientes, certo? Então você precisa se mostrar disponível para ajudá-los!

Como? Respondendo comentários.

Leia com frequência o que o seu público comenta, veja os pedidos e tente atendê-los com o máximo de atenção possível. Pense nisso como um SAC, e se necessário disponibilize até mesmo outros meios de contato.

Mantenha uma frequência de postagens

Manter uma frequência ao postar em seu canal no YouTube é o que fará com que seu público realmente confie em sua empreitada. Decida em que dias os vídeos sairão e deixe claro esse cronograma para aqueles que acompanham seu conteúdo.

Se você decidir que toda terça e quinta postará vídeos novos, seu público se acostumará com essa frequência e irá esperar as novidades.

Ou seja, caso não possa fazer o conteúdo e publicá-lo por alguma razão, avise-os por outras redes ou em algum vídeo mais rápido.

É importante ter em mente que seus conteúdos são como um compromisso com quem assiste, então você deve a eles o sucesso das publicações, ok?

Gostou das dicas para seu canal no YouTube? No blog da GoDaddy Brasil você encontra mais!