Como Embedar E Incorporar Um Vídeo Do YouTube?

ArtigosCategory
7 min read
Carina Xavier

Você sabia que pode usar o YouTube como player no seu próprio site ou blog? A prática de embedar vídeos é super simples e ainda traz diversos benefícios para engajar seu público e fortalecer sua presença digital. 

Quer saber como? Neste artigo vamos te explicar por que essa é uma boa opção! Aqui você irá conferir:

  • o que é embedar;
  • as vantagens de embedar vídeos no seu site ou blog;
  • passo a passo para embedar vídeo do YouTube;
  • como incorporar uma lista de reprodução de vídeos do YouTube;
  • como começar a fazer vídeos no YouTube.

Antes de tudo: o que é embedar?

Embedar vem da palavra “embed” que significa “incorporar”. É um tipo de tag em HTML que serve para você acrescentar posts de redes sociais, vídeos, infográficos, podcasts e áudios no seu blog ou site. 

Esse é um recurso mais conhecido e utilizado por pessoas que querem incluir vídeos do YouTube em alguma publicação no site ou blog, por exemplo. 

Quais são as vantagens de embedar vídeos no seu site ou blog?

Incluir vídeos nas landing pages, páginas de produtos e categorias do seu site (assim como em publicações de conteúdo no blog) oferecem diversas vantagens. Olha só:

1. Conteúdos mais completos e menos densos

Hoje em dia ninguém quer acessar um site em que, além de um layout pesado, pouco intuitivo e de difícil navegação, só tem texto. Recursos como imagens e vídeos estão aí para serem utilizados (com moderação e um objetivo em mente, como promover seu próprio canal no YouTube, claro!).

Ao incluir vídeos no seu site ou blog, você está oferecendo um conteúdo diferente que pode complementar o que está sendo dito ou até mesmo explicar melhor. 

Além disso, em casos de textos muito extensos, os vídeos proporcionam uma quebra para descanso do leitor. Assim, ele não vai bater os olhos nos textos e ficar com preguiça de continuar ali. 

Maior tempo de permanência no seu site

Você sabia que o Google leva em consideração o tempo de permanência das pessoas dentro do seu site? Se for muito baixo (ou seja, as pessoas entram e saem imediatamente), sua casa virtual dificilmente vai aparecer nas primeiras posições dos resultados orgânicos de busca. 

Logo, o vídeo ajuda a diminuir esse índice de rejeição, tornando-se uma boa estratégia para melhorar o SEO do seu site e, consequentemente, ter um maior número de conversões. Afinal quem não deseja ranquear na primeira página do Google?

Embedar o vídeo no lugar de simplesmente linká-los é importante. Com a linkagem, a pessoa vai clicar no link e ser direcionado para a página do YouTube, encerrando a navegação do seu site. Se o conteúdo estiver incorporado, ela permanecerá no seu domínio.

Mais recursos para seus clientes

Se o vídeo que você for embedar no site for seu (criado por você e upado no seu canal do YouTube), você estará fornecendo uma experiência positiva pro cliente.

Quando você incorpora um vídeo do YouTube em seu site, dá aos usuários acesso a um conteúdo que eles não conheciam. Além disso, eles também podem se inscrever no seu canal por meio do embed.

A dica também é definir seus vídeos para que funcionem da maneira que achar conveniente: reproduzir automaticamente desde o início, começar com um registro de data e hora específico, legendas, etc. Tudo depende do conteúdo que você quer passar naquele momento.

Não se esqueça de que uma forte presença no YouTube, uma rede social poderosa há anos, ajuda bastante com o seu marketing de mídia social!

Monetização

Os anúncios serão exibidos em vídeos incorporados que são monetizados, a menos que você opte por desativar essa funcionalidade. 

Ou seja, a incorporação dos seus vídeos no seu próprio site cria outras fontes de visualizações para os anúncios, possibilitando um aumento na sua receita de anúncios no YouTube!

Passo a passo para embedar vídeos do YouTube

A primeira coisa que você precisa fazer é, claro, acessar o YouTube e ir no vídeo que você quer incluir no seu site ou blog. Para isso, não precisa de uma conta. Depois, é só seguir os passos:

  1. copie o código de incorporação: depois de encontrar o vídeo, clique com o botão direito do mouse e selecione “Copiar código de incorporação”;
  2. faça o login no seu painel do WordPress: o código será automaticamente copiado para a área de transferência, então abra uma nova aba e faça o login no seu painel do WordPress;
  3. navegue até a página ou postagem de blog desejada: Para este exemplo, usaremos uma postagem de blog existente. Na coluna à esquerda, vá para Posts > Todos os posts e selecione uma postagem de blog de sua escolha;
  4. edite a página e adicione o código de incorporação: como o código de incorporação ainda está na sua área de transferência, tudo o que você precisa fazer é determinar em que local da postagem você deseja embedar o vídeo. Clique no editor de texto e adicione o código;
  5. visualizar suas alterações: sempre visualize suas alterações antes de publicar as atualizações para ter certeza de que fica bem no front end (aparência do site). Você pode ter que ajustar a altura e a largura, dependendo do layout do seu blog;
  6. atualize ou publique: quando estiver satisfeito com a aparência, clique em Atualizar ou Publicar no editor de postagens e pronto!

Ao seguir os passos corretamente, o vídeo ficará assim:

Como incorporar uma lista de reprodução de vídeos do YouTube?

Agora que você aprendeu a incorporar um vídeo do YouTube, é hora de falar sobre playlists. Se você tiver uma série de conteúdos relacionados, coloque-os em uma playlist. 

As listas de reprodução podem ser incorporadas em seu website e configuradas para reproduzir automaticamente cada vídeo, um após o outro.

Além de embedar seus próprios vídeos, você pode colocar produções relevantes de outros criadores de conteúdo, desde que eles permitam a incorporação. Por padrão, o YouTube coloca essa permissão de maneira automática e, por isso, a maioria dos criadores não alterna esse recurso.

Você também pode incluir vídeos de outras pessoas em suas playlists. Vamos fingir que você vende uma ferramenta que poderia se beneficiar de alguma demonstração. Assim, é possível criar uma playlist com uma mistura de seus vídeos e de conteúdo enviado por clientes. 

É sempre bom ver um produto em ação e os espectadores podem apreciar a opinião do consumidor honesto. 

Pra fazer tudo isso, é só seguir os passos:

  1. faça login na sua conta do YouTube em um computador;
  2. crie uma playlist com os vídeos que você gostaria de exibir;
  3. no lado esquerdo da página, clique em “Listas de Reprodução”, no menu;
  4. clique no título da lista de reprodução que você deseja incorporar;
  5. clique na opção “Compartilhar”;
  6. clique no link Incorporar;
  7. na caixa exibida, copie o código HTML;
  8. cole o código em seu blog ou site na janela HTML (“Texto”).

Observação: se você estiver usando uma plataforma diferente ou um produto do tipo “faça você mesmo”, o processo poderá ser diferente. Certifique-se de seguir as instruções para sua configuração específica.

No final das contas, incorporar vídeos traz muitos benefícios para o conteúdo do seu site e para a experiência do usuário. Caso você ainda não produza seus próprios vídeos, conheça um pouco mais sobre como melhorar seu negócio online com um canal no YouTube e faça sua empresa crescer cada vez mais!

Produtos Utilizados

SEOLearn more