Estrutura de URL do site — Entenda por que Ela Importa

ArtigosCategory
4 min read
Bruna Diniz

Fazer o seu site virar referência no nicho em que atua depende de muitos cuidados. Um dos principais está ligado à estrutura de URL. Você sabe como os endereços digitais devem ser? Muito mais do que isso, você entende por que esse fator é importante e como ele atua no universo on-line? Se ainda não, saiba que você está perdendo a chance de alcançar o seu sucesso. 

A seguir, vamos te mostrar todas as respostas e, além disso, dar algumas dicas de como criar URLs amigáveis. Confira tudo e saia na frente da concorrência! 

Qual a importância da estrutura de URL?

Basicamente, a URL é extremamente importante por dois motivos. O primeiro é a melhora da experiência do usuário. Para exemplificar isso, vamos imaginar dois tipos de endereços virtuais, sendo eles: 

  • www.suacasavirtual.com.br/nomedoproduto;
  • www.suacasavirtua.com.br/produto-codigo-1254698.

É claro que a primeira opção é muito mais simples e, assim, fácil de assimilar, memorizar e digitar. Todos esses pontos impactam positivamente na navegação dos usuários. Além disso, uma estrutura de URL amigável passa mais segurança e credibilidade para a sua casa virtual. 

O segundo motivo é a relevância dos sites de busca. Google, Yahoo, Ask.com, Bing e tantos outros utilizam diversos fatores para pontuar as páginas virtuais, a URL otimizada é um deles. Quem pontua mais sai na frente e pode alcançar o primeiro lugar nos resultados de busca. 

Dicas para criar URLs amigáveis

O termo URL amigável, frequentemente usado por profissionais de SEO (Search Engine Optimization), significa endereços simples e fáceis. Mas, como fazer isso? Saiba que existem diversos fatores para você seguir e melhorar a relevância do seu site. Confira alguns dos cuidados: 

  • utilize hífen ou underline no lugar de espaços. Exemplo: www.seudomínio.com.br/blog/como-fazer-URL-amigavel;
  • não use acentos, vírgulas e nem cedilhas; 
  • encurte os endereços: como o objetivo é fazer uma estrutura de URL fácil, é essencial que ela seja concisa; 
  • revise todos os endereços para que não haja casos de erros de ortografia;
  • adicione palavra-chave: é muito importante que todas as URLs da sua página on-line tenham os termos mais buscados pelos usuários (desde que apresentem relação com o nicho em que você atua, claro);
  • escolha um domínio eficiente: como o nome do seu site também faz parte da URL, é essencial que ele mostre claramente do que se trata o seu negócio. Ele também precisa ser simples de memorizar e digitar; 
  • não utilize muitas separações. Por exemplo, ao invés de colocar www.seudominio.com.br/objetos-de-decoracao/escritorio/vasos-de-plantas, opte por www.seudominio.com.br/decoracao-para-escritorio/vasos-de-plantas;
  • blog: se você for investir em conteúdos para um blog, procure criar o endereço de cada conteúdo com base no título. Por exemplo: www.suacasavirtual.com.br/blog/5-dicas-de-empreendedorismo.

URL com HTTP ou HTTPS?

Além do nome do site, você já deve ter reparado que os endereços virtuais possuem a sigla HTTP (HyperText Transfer Protocol) ou HTTPS (HyperText Transfer Protocol Security), certo? Ambos são protocolos que servem para solicitar e receber as páginas da web. Mas há uma diferença crucial entre eles. 

O segundo, como o próprio nome adianta, segue protocolos de segurança. Assim, as pessoas podem navegar e, principalmente, fazer o cadastro de dados e realizar compras com mais proteção contra fraudes, roubos de informações, etc. 

É importante destacar, também, que o Google, por exemplo, utiliza o protocolo HTTPS como fator de rankeamento. Então, se a sua página virtual ainda não segue esse fator, vale a pena conversar com seus profissionais de tecnologia e considerar a migração de site. 

Por fim, depois que você estabelecer todas as URLs amigáveis para o seu site, é necessário, constantemente, fazer varreduras para evitar links quebrados. E caso haja endereços que apontem para páginas vazias, é fundamental ou excluir o link ou fazer o redirecionamento para o conteúdo atual. 

A tarefa de checagem das páginas e da usabilidade, no geral, são pontos-chave para você garantir o seu sucesso no meio digital! Tudo pronto para começar? 

Se você gostou deste artigo sobre a importância da estrutura de URL, confira mais dicas de empreendedorismo digital aqui no blog e não deixe de conhecer as soluções digitais da GoDaddy