criar-site-no-wordpress

Como criar um site no WordPress do zero? Passo a passo completo!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Carina Xavier

Você já deve saber que, hoje, não ter um site é sinônimo de estar muito atrás em qualquer possibilidade de conseguir clientes. Por isso, saber criar site no WordPress é essencial, pois assim você poderá garantir a sua entrada no mercado digital por conta própria, sem precisar da ajuda de desenvolvedores ou web designers.

Mas ter um website ainda é importante? Contar com perfis em redes sociais não é o suficiente para se manter competitivo na internet?

Engana-se redondamente quem menospreza a relevância de ter um site hoje em dia. Um domínio próprio constitucional é um lugar fundamental para fornecer informações valiosas sobre a missão e as soluções de um negócio, além de servir como uma base de contato e espaço para landing pages.

Além disso, você pode aprender como criar um site no Wordpress no formato de blog, para difundir conteúdos informativos que valorizam a autoridade da marca e a torne mais visível nas ferramentas de pesquisa. Como também, você pode criar sua própria loja virtual com toda a estrutura para fechar vendas no seu próprio domínio.

Mas, para isso, independente do objetivo do seu site, é fundamental que ele esteja no capricho em termos de web design, interface e performance. Segundo a SWEOR, 38% dos usuários de internet não vão recomendar um negócio cujo site tem layout pobre e pouco atrativo

De acordo com a mesma fonte, 53% dos consumidores não vão recomendar um negócio cujo site apresenta um interface mal diagramada e não seja responsivo para smartphones.

Portanto, aprender como criar um site no Wordpress que seja bonito, intuitivo e entregue boa performance de navegação ao consumidor pode ser um diferencial e tanto para sua marca.

Veja como criar site Wordpress do zero e sem conhecimento técnico de desenvolvimento web!

Como criar site no WordPress grátis? Passo a passo

Criar site WordPress não é uma tarefa difícil, e é totalmente válida a ideia de fazer suas páginas sem o auxílio de especialistas no assunto. Entretanto, para que você possa aproveitar ao máximo o seu trabalho, é importante levar alguns pontos em consideração.

Confira detalhes abaixo e aprenda a criar, finalmente, um site em WordPress!

WordPress.com ou .org?

Uma das principais diferenças que você precisa de fato entender ao criar site no WordPress é que existem duas “versões” da plataforma: WordPress.com e WordPress.org, e elas não são exatamente iguais, embora ambas possam auxiliá-lo. Veja:

WordPress.com

O WordPress.com é a versão mais conhecida da plataforma, e é mais focada em funcionar como um CMS, ou seja, é direcionada para a criação de blogs e não necessariamente de sites inteiros. Entretanto, é possível, sim, criar um compilado de páginas que atenda às suas necessidades por meio dessa plataforma.

O ponto de atenção aqui fica por conta do fato de que, como a versão é feita para servir somente como blog, não traz tantas opções. Não é possível, por exemplo, trabalhar com plugins, instalar temas que não sejam os disponíveis na galeria ou usar domínios que não estejam registrados no WordPress.com.

Resumidamente, então, essa versão é ótima para você criar um blog (que posteriormente poderia ser adicionado ao seu site em WordPress), e, embora tenha muitos sites completos construídos nela, provavelmente você terá o potencial de customização e configuração mais limitado.

WordPress.org

Criar site WordPress.org seria, em tese, o mais indicado para quem quer uma página mais estruturada, com mais recursos de customização e configurações disponíveis.

No domínio .org, toda a instalação fica a seu cargo, bem como a atualização (que no .com nem é permitida) das versões, a adição de plugins e também de temas, que podem ser de fora dos sugeridos pela plataforma (pagos ou não).

Dessa maneira, embora exija mais técnicas e conhecimento para a utilização, o ideal é apostar nele para criar site WordPress, principalmente se seu objetivo for ter um e-commerce — que exige plugins específicos para funcionar — e uma ideia mais flexível de personalização e configurações para agregar ainda mais funcionalidades ao seu site.

Como criar site WordPress do zero

Para criar site no WordPress, você pode apostar em duas opções. Uma é fazer direto pela plataforma .org, aproveitando a simplicidade e as vantagens oferecidas pelas funcionalidades do CMS. A outra é o criador de sites da GoDaddy.

Descubra mais detalhes:

Direto pela plataforma

Para fazer seu site em WordPress, o melhor a fazer é já comprar um domínio e contratar a hospedagem de site antes. Então, você pode instalar o WordPress pelo painel. O mais comum é que seja o cPanel, mas todos funcionam de maneira similar. Basta acessar o instalador de aplicativos.

Após instalar o WordPress, você buscará o tema que deseja e poderá instalá-lo, assim como os plugins desejados para que seu site funcione da maneira adequada, como o Yoast SEO, o WooCommerce, entre outros, dependendo de suas intenções com a página.

Após as configurações básicas, você terá o seu site e poderá trabalhar com ele!

Pelo criador de sites da GoDaddy

Além de saber como criar site no WordPress, se você deseja facilitar ainda mais o processo, o criador de sites da GoDaddy é a melhor opção. Por meio dele você pode fazer todas as etapas de criação de suas páginas de maneira simples e intuitiva.

É possível mexer no layout, adicionar blogs e até mesmo inserir lojas virtuais com os produtos que deseja, com possibilidade de monitoramento de estoque.

Além disso, ao utilizar o criador de sites da GoDaddy, você terá à disposição ferramentas de marketing, da otimização ao gerenciamento de mídias sociais, contando com SEO e outras funcionalidades focadas em ampliar sua presença on-line.

Saiba mais de como criar um site profissional com a GoDaddy:

Por que criar site no WordPress?

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento e criação de sites, mas será que ele tem grandes diferenciais? Quando comparado a outros gerenciadores, o WordPress ganha em pontos como:

  • custo;
  • variedade de temas gratuitos;
  • número de plugins;
  • tempo de instalação;
  • frequência de atualização;
  • facilidade de uso.

E não para por aí, o WordPress também apresenta outras várias vantagens para o usuário, veja só:

  • open source: o código-fonte que eles mesmos disponibilizam permite diversas personalizações. Isso faz com que você deixe o site em WordPress do seu negócio com as características de usabilidade e design que mais achar melhor;
  • SEO: como falamos, a plataforma permite diversos plugins e um deles é o Yoast SEO, que aponta quão otimizado está o seu site em WordPress. Por consequência, você tem mais acessos e acaba até economizando em estratégias de marketing;
  • design responsivo: essa plataforma já promove uma adaptação aos dispositivos móveis, o que ajuda não só na experiência do usuário, como também a ranquear melhor o seu site no Google;
  • acessibilidade: outro benefício de criar site em WordPress é que ele proporciona uma experiência mais acessível para quem tem necessidades especiais por meio de leitores de tela, por exemplo;
  • segurança: as constantes atualizações da plataforma permitem que a plataforma esteja sempre à frente dos concorrentes, melhorando a segurança do sistema e, consequentemente, dos usuários.

Aprender como fazer um site no Wordpress e entender as vantagens desse processo? Confira então os planos de hospedagem Wordpress da GoDaddy e comece a botar seu projeto em prática agora mesmo!

Produtos Utilizados

SEOSaiba mais