[Guia] O que é domínio? Para que serve? Entenda tudo!

ArtigosCategory
10 min read
Daniele Souza

Se você deseja dar mais credibilidade à sua presença on-line, é preciso que saiba o que é domínio e a diferença que ele vai fazer no seu negócio. Caso contrário, corre o risco de não ser lembrado pelo seu usuário por usar extensões que não são únicas.

O domínio, assim como a hospedagem, são alguns dos conceitos e instrumentos que você, que deseja criar um site, precisa ter em mãos para fortalecer a presença digital do seu negócio.

O nome de domínio é a fachada da sua empresa na internet e é o endereço que os usuários vão utilizar para encontrar seu site. Levando em consideração que 90% de todas as empresas do mundo já investem de alguma maneira em alguma iniciativa digital, segundo a Digital Adoption, você precisa encontrar meios de se destacar da concorrência.

Por isso, na hora de escolher, é preciso ser estratégico e inteligente para que ele seja facilmente memorizado pelo público, além de ser encontrado rapidamente por meio das ferramentas de busca do Google, redes sociais, YouTube e muito mais.

Dê o pontapé inicial no seu site e descubra mais sobre o que é um domínio de site e suas principais vantagens de escolher um nome atraente e forte para ele! 

Neste artigo você irá aprender:

  • o que é domínio?
  • vantagens de ter um domínio próprio;
  • GoDaddy — Nº 1 em registro de domínios do mundo!

Vem com a gente!

O que é domínio?

Entender o que é  domínio é muito simples. Basicamente, é o endereço que você digita na barra do navegador para entrar em um site. É como se fosse o endereço de sua casa digital, e, por este motivo, precisa ser único.

O domínio da GoDaddy Brasil, por exemplo, é www.godaddy.com.br, e quando os usuários desejam entrar em nossa página, podem digitar essa sequência diretamente na barra de endereço do navegador.

Utilizar um domínio que tenha a ver com seu serviço, marca ou mesmo nome da empresa é a melhor estratégia. Isso porque os usuários gostam de endereços que são fáceis de lembrar, o que vai te dar pontos a mais na hora de uma busca pela sua empresa.

Em resumo, o domínio também pode ser considerado a fachada do seu negócio no ambiente digital. Ele precisa carregar, se não a credibilidade do nome da sua empresa, um slogan poderoso e impactante para que rapidamente o usuário o associe à empresa a quem ele confia a solução das suas demandas.

Saiba mais sobre domínio de site com esse vídeo do canal do YouTube da GoDaddy Brasil:

O que significa domínio de primeiro nível?

Nesse sentido, é importante também se atentar às extensões de domínio, mais especificamente às TLDs (Top Level Domains), que são as últimas extensão a aparecerem no endereço de uma URL, como:

  • .com;
  • .edu;
  • .net;
  • .org;
  • .shop
  • dentre inúmeras outras.

Essas extensões são os elementos do domínio que vão apontar os objetivos e a credibilidade do seu site. O .com, por exemplo, é relacionado ao termo “comercial” e é um dos TLDs mais utilizados no mercado, o que traduz credibilidade e tradição.

Caso esse não esteja disponível para o nome de domínio que você deseja, você pode utilizar outros tipos de domínio, como o .net, ou apostar um que dialoga de maneira mais específica com a missão do seu negócio.

Se você for uma empresa do ramo de educação, você pode usar o .edu; já se você tiver um comércio eletrônico, por que não apostar no .shop?

No caso da GoDaddy Brasil, por exemplo, o TLD é o .br, que é uma extensão de domínio que aponta a localização da empresa por meio do país. Em caso de companhias com presença internacional, contar com um TLD de território é muito importante estrategicamente.

Qual o melhor domínio para site?

Entendido o que é domínio domínio de site? Maravilha! Vamos falar agora como escolher o melhor nome para a fachada do seu negócio virtual.

Em resumo, um bom domínio precisa ser:

  • simples;
  • exclusivo;
  • e de reputação.

Quando falamos de simples, queremos dizer de um domínio fácil de memorizar, sem abusar de uma sopa de letrinhas e que pode ser facilmente identificado ou digitado pelo usuário na barra de navegação.

Já quando falamos de exclusivo, falamos do valor e especificidade do domínio para destacar uma marca. 

Além de idealmente precisar trazer o nome ou um slogan simples e impactante da marca na sua estrutura, é aconselhável também ele contar com extensões que enriqueçam o propósito e a credibilidade da marca, o que já nos leva para o tema da reputação. 

Você não vai, por exemplo, utilizar o TLD .org para um site de uma imobiliária ou para revendedora de cerveja artesanal, não é mesmo?

Por fim, os domínios são comprados por um prazo periódico de um ano, que deve ser pago e renovado em um período de 12 meses. Isso é, antes de decidir qual nome de domínio você vai escolher, é preciso antes saber se ele já não foi registrado por outro proprietário.

A GoDaddy pode te ajudar a procurar e comprar o domínio ideal. Consulte pela barra de pesquisa abaixo a disponibilidade do nome que você deseja:

Vantagens de ter um domínio próprio

Agora que você entende o que é registro de domínio, é preciso destrinchar alguns fatores que fazem toda a diferença na hora de escolher o seu. Um dos aspectos que você deve se certificar é que você tenha um endereço que seja só seu.

E o que isso significa? Vamos tomar por exemplo que você acabou de criar um blog no WordPress, o CMS mais utilizado do mundo. Você terá a opção de dar um nome ao seu site e utilizar um endereço gratuito com a extensão .wordpress.com.

Porém, um site profissional com essa extensão de domínio adiciona um caráter de amadorismo ao seu negócio, porque dá a ideia de que não houve cuidado na hora de planejar o site, e com certeza você não quer isso.

É só fazer a comparação, o que você, como usuário prefere: www.suaempresa.com ou suaempresa.wordpress.com?

Quando você usa a segunda opção, as pessoas se lembrarão do WordPress e não da sua empresa. Além disso, um domínio curto é mais fácil de ser lembrado.

É por isso que um domínio próprio, com extensões “.com”ou “.com.br” podem fazer toda a diferença na forma como sua marca é vista pelos usuários.

Veja mais vantagens:

Mais presença no mundo on-line

Por ser simples e fácil de memorizar, um domínio próprio melhora sua presença na web.

Como usuários estão o tempo todo buscando por informações e querem encontrá-las de forma rápida, ter um nome só seu que utilize as extensões mais conhecidas, como “.com” ou “.com.br”, pode te ajudar a sair na frente.

Credibilidade perante o usuário

Se você não se colocar no lugar do usuário, poderá ter problemas quanto a usabilidade e até rankeamento SEO de seu site. Isso também vale para o domínio!

Quanto mais personalizado e profissional ele for, mais as pessoas terão segurança e confiança em seu negócio, principalmente se você oferece serviços ou é um e-commerce.

Facilidade na criação de subdomínios

Você sabe o que é domínio, mas pode ir muito além disso e criar subdomínios para seu site.

Os subdomínios são adicionados ao domínio existente para encaminhar a URL a um lugar específico de seu site. Por exemplo, se seu endereço é “meusite.com.br” e você acabou de criar um blog, pode criar um subdomínio para ele: “blog.meusite.com.br”.

A vantagem é que com um domínio próprio você pode criar até 100 subdomínios de forma fácil e rápida, no painel de controle onde registrou seu endereço.

Desta forma pode personalizar seu site com diversas seções específicas sem precisar de ajuda técnica! Isso vai dar muito mais navegação e aprimoramento à navegação do usuário pelo universo digital da sua marca!

Melhor rankeamento SEO

Mecanismos de busca sempre priorizam o que é mais intuitivo e oferecem mais valor para o usuário.

Neste caso um domínio próprio é favorecido por estas ferramentas, pois a URL amigável é mais fácil de ser entendida e oferece melhor experiência ao usuário na hora da escolha por qual site acessar.

Dessa forma, seu site terá mais chance de aparecer no resultado de qualquer mecanismo de busca, como o Google, Yahoo, Bing, dentre outros. Isso vai dar mais visibilidade, acessos e, consequentemente, mais vendas para seu negócio

Quer aprender mais sobre SEO e a importância de implementar essa técnica na sua estratégia de marketing digital? Confira o vídeo abaixo:

Um domínio pode ser útil até para um negócio sem site 

O que muitas pessoas não sabem é que mesmo que você não tenha um site, ter um domínio próprio é bastante vantajoso! É possível usar essa estratégia para marcar a presença da sua marca na internet.

Você pode ter um domínio seunome.com.br e direcionar para o seu perfil no LinkedIn, Instagram ou na sua página do Facebook. 

Com isso, a divulgação da sua empresa fica muito mais profissional e você redireciona para a rede social ou página que seja mais interessante.

GoDaddy — Nº 1 em registro de domínios do mundo!

Agora que você já sabe o que é domínio e qual a importância para sua presença na web, está na hora de escolher a opção perfeita para seu negócio.

A GoDaddy Brasil, com experiência de ser a empresa número um de registro de domínios no mundo, está aqui para te ajudar. São mais de 19 milhões de clientes que confiam em nosso trabalho e você pode se tornar um deles!

Oferecemos configurações simples e rápidas, suporte de atendimento de alto nível premiado por sua qualidade e acompanhamento em tempo real do funcionamento de seu domínio.

Faça agora uma pesquisa em nosso mecanismo de busca de domínios, o mais amplo em base de dados para você escolher o nome ideal!

Acha que aprender o que é domínio foi útil para melhorar as atividades de seu negócio na web? Então faça já o registro do seu domínio com a GoDaddy!