O que é domínio de email? Por que investir nisso? Veja passo a passo para ter um!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Muitos empreendedores não sabem o que é domínio de email e, consequentemente, não entendem  a sua importância para a credibilidade e imagem de sua empresa. Em poucas palavras, ele é o nome que vem logo após @, presente em todo e qualquer conta de correio eletrônico.

Você com certeza possui uma conta ou já ouviu falar de Gmail, Hotmail, Yahoo como figurinha carimbada em vários endereços por aí afora. Geralmente gratuitos, eles são conhecidos como domínios de emails privados. Sendo assim, eles não são o foco do nosso conteúdo.

Muito pelo contrário: nós queremos enfatizar justamente a relevância  de marcas que utilizam o e-mail marketing para interagir com seu público mudarem para endereço profissional com um domínio próprio.

Portanto, que saber mais sobre esse tema e aprender o que significa domínio no email de forma mais clara? Então siga com sua leitura!

O que é domínio de email?

Domínio, de uma forma geral, nada mais é que o nome ou endereço que todo site precisa ter: desde o nome do site até suas extensões, conhecidas como TLD (Top Level Domain), que são os famosos .com, .org, .net, .gov, etc.

Diante disso, o que é domínio de email? Como explicamos de forma preliminar mais acima, ele consiste no nome que fica após o @ no endereço de uma conta de e-mail. 

Já falamos mais acima também dos domínios para contas pessoais, mas como funcionam os domínios próprios para um email profissional?

Você provavelmente já recebeu contatos comerciais via email cujo domínio das empresas não eram compostos por nomes conhecidos, como Hotmail, Outlook, entre outros. Na verdade, o que pode aparecer é o nome da própria marca em vez de provedores de email.

Dessa forma, ao usar o domínio do site oficial da sua empresa (www.exemploilustrativo.com.br) para o e-mail, você teria o seguinte endereço: nomedousuario@exemploilustrativo.com.br. Entendeu como funciona?

Logo , ter um email profissional é contar um domínio próprio para interagir com seu público-alvo para contatos institucionais, seja de marketing, confirmação de compras ou de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Por que investir em um domínio de email?

Agora que você entendeu o que é domínio de email, vamos falar um pouco sobre a importância de contar com um domínio comercial próprio para interagir com seus leads e clientes.

Primeiramente, vale salientar a relevância das estratégias de email marketing mesmo nos dias de hoje. Isso mesmo: apesar de ser um canal de comunicação ainda dos primórdios da popularização da internet no mundo, o seu nível de eficácia ainda é muito alto.

E alguns dados corroboram para essa tese: segundo o Hubspot, há em torno de de quatro bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. Ainda segundo a mesma fonte, empresas que investiram em uma campanha segmentada de e-mail marketing obtiveram um crescimento médio de 760% nos lucros. Incrível, não é verdade?

E para alcançar esses números, contar com um email profissional com um domínio próprio vinculado ao site da empresa transmite maior credibilidade às interações. Como assim?

Se você tem um negócio próprio e entra em contato com um usuário, você está divulgando a sua marca e, para isso, é muito importante transmitir profissionalismo e confiabilidade por meio do seu nome oficial.

Imagina só se uma empresa entra em contato com você por meio de um endereço como esse: empresa@emailgratis.com.br. A reputação fica um pouco comprometida, concorda?

No final das contas, com um um email profissional, o seu cliente não vai ver seu contato como algo mais amador e desconfiável. Em suma, esse investimento é fundamental para uma maior credibilidade e confiança do público com sua interação.

Como criar um email com o meu domínio?

Geralmente, para criar um email com domínio próprio é preciso ter registrado o domínio desejado e contratado um serviço de hospedagem com algum provedor específico. 

Hospedagem, inclusive, funciona como um serviço de aluguel em um servidor. Com ela, você tem  acesso a um espaço para armazenamento e gerenciamento de informações do seu domínio em um ambiente virtual específico.

Então, imagine que você tenha escolhido um dos planos de hospedagem da GoDaddy para seu site. A partir disso, você terá acesso a um registro de email profissional exclusivo e super intuitivo para gerenciar sua estratégia.

Saiba mais no vídeo abaixo como registrar um email profissional com a GoDaddy:

Com o registro de Email Profissional da GoDaddy, você pode ter acesso integrado a uma agenda do Outlook e AppleMail para criar listas de contatos diferentes e de acordo com suas necessidades. Além disso, há planos exclusivos com o Microsoft 365.

Incrível, não é mesmo? Viu a importância de entender o que é domínio de email e como isso pode impactar no marketing digital do seu negócio? Que ótimo! Se você deseja consumir mais conteúdos que nem esse, fica de olho nas novidades do blog da GoDaddy BR.