Quer aprender como criar um e-mail profissional? Confira 3 benefícios!

ArtigosCategory
9 min read
Carina Xavier

Saber como criar um e-mail profissional é uma estratégia poderosa na hora de se comunicar com outras empresas, profissionais e também com seus clientes. 

Mas o que é e-mail corporativo ou profissional? A diferença entre ele e um e-mail comum é que em um endereço corporativo você usa o nome do seu negócio, transmitindo uma credibilidade muito maior ao público. 

Afinal, criando um domínio de e-mail você promove seu próprio negócio a cada mensagem que envia, já que o nome da sua empresa sempre estará em evidência! 

Além disso, o destinatário vai se sentir mais seguro por estar se comunicando com um e-mail oficial da marca, o que, convenhamos, é bem mais interessante do que conversar com uma conta com o nome de provedores genéricos após o @. Isso transmite informalidade e amadorismo para o público.

Diante disso, vamos abordar os seguintes tópicos neste artigo

  • Como criar um e-mail profissional?
  • Quais os benefícios de ter um e-mail profissional?
  • Como ter um e-mail profissional de qualidade?
  • Por que criar um e-mail profissional com a GoDaddy?

Ficou curioso? Pois continue a leitura até o fim e entenda todo o processo de como criar um e-mail empresarial!

Como criar um e-mail profissional?

Se você quer saber como criar um e-mail profissional, te digo que não é nada complicado. Primeiro, tudo o que você precisa é de um nome de domínio, preferencialmente o mesmo nome do seu site.

Caso você não tenha um site próprio ainda, já passou da hora de dar o pontapé inicial. Primeiramente, utilize a barra de pesquisa abaixo para verificar se o domínio que você deseja está disponível.

Caso encontre, faço o registro de domínio no site da GoDaddy para que você se torne proprietário do nome da sua marca na internet. Em seguida, pesquise por um plano de hospedagem condizente com a estrutura que você quer oferecer ao seu portal. 

Caso você não saiba, a hospedagem é o aluguel de espaço em um servidor para que você consiga gerenciar sua página.

Quer saber mais sobre hospedagem? Confira vídeo abaixo:

Aqui você pode dar o pulo do gato! Afinal, a GoDaddy possui uma série de planos de hospedagem para que você escolha o melhor para o seu site.

“Já tenho um domínio, como criar um e-mail profissional?” Domínio e sites prontos, agora é preciso escolher um provedor de e-mail. Dependendo da empresa responsável, o serviço de e-mail corporativo também é feito. Por isso, vale a pena conferir se esse é o seu caso. 

Entretanto, se escolher pelo e-mail profissional da GoDaddy, por exemplo, além dos benefícios tradicionais de um e-mail empresarial, essa solução oferece outras vantagens. Confira!

Como criar um e-mail profissional com a GoDaddy?

Quando você contrata o serviço de e-mail empresarial da GoDaddy, você passa a ter direito a um pacote de benefícios bastante atraente, como o suporte especializado via telefone. Em caso de dúvida, basta ligar e falar com um verdadeiro especialista.

Imagine que você tem algum problema com a sua caixa de entrada. Em um serviço comum de e-mail pessoal não existe esse tipo de suporte, e você não pode arriscar a reputação da sua empresa, não é mesmo? Dessa forma, você não precisa aguardar horas, ou até mesmo dias e semanas por uma resposta.

Muitas pessoas não têm e-mails corporativos, não só porque não sabem como criar um e-mail profissional, mas também porque estão apegadas às interfaces de seus e-mails pessoais. Mas isso não deveria ser uma preocupação.

A GoDaddy, por exemplo, oferece planos nos quais é possível conectar seu e-mail com outros softwares, como o Outlook e o Apple Mail. Além disso, nós te protegemos com filtros de primeira linha contra spam e vírus.

Portanto, para viabilizar seu e-mail profissional é muito simples, basta ter um domínio e contratar o serviço da GoDaddy para gerenciar o seu novo e-mail! Se você ainda não tem um domínio próprio, não se preocupe. A GoDaddy também te ajuda a escolher o melhor nome e a hospedar seu próprio site.

Mesmo que a sua hospedagem ou o seu domínio tenham sido executados com outro provedor, ainda assim é possível adquirir seu e-mail profissional com a GoDaddy. Basta marcar a opção “um domínio que não está em minha conta da GoDaddy” na hora de fazer seu cadastro. É possível configurá-lo em seu telefone celular, tablet, PC ou Mac.

Agora que você já sabe como criar um e-mail profissional é uma das melhores decisões que você pode tomar pelo seu negócio, comece a usar esse recurso agora mesmo e impulsione sua empresa com o e-mail corporativo da GoDaddy!

3 benefícios de ter um e-mail profissional

Nos dias de hoje, ainda ocorre muita comunicação oficial entre marca e clientes via e-mail (por exemplo, confirmações de compra, recuperação de senha, envio de nota fiscal, entre outros).

Nesse caso,  é imprescindível estar dentro desse meio para se dar bem no mercado atual. O e-mail profissional, além de passar credibilidade, ainda te ajuda a divulgar sua própria empresa.

Você pode mandar boletins informativos, conteúdos relevantes e outras interações de e-mail marketing que mantenham seu público engajado com a sua marca.

Ficou interessado e quer saber como criar um e-mail com domínio próprio? Veja alguns dos principais benefícios que ele pode agregar ao seu negócio! 

1. Maior credibilidade e reconhecimento para o seu negócio

Seja você um empreendedor, dono de um negócio ou um profissional freelancer que trabalha por conta própria, ter um endereço eletrônico exclusivamente voltado para sua empresa pode passar mais credibilidade para o mercado.

Imagine uma situação em que, ao fechar um negócio, a pessoa ou empresa receba uma mensagem de um endereço pessoal, de nome e domínio comum. Provavelmente terá algum receio da validade da operação, já que a maioria dos sites envia comunicados através de canais corporativos, certo? 

Ou seja, saber como criar um e-mail profissional evita que você perca clientes por conta disso e demonstra que sua empresa é séria e comprometida com a qualidade.

2. Mais segurança para a empresa e seus clientes

Em 2020, Fabio Assolini, analista da empresa de softwares de segurança para a Internet, Kaspersky, divulgou em uma entrevista no CanalTech que o número de ataques de phishing — tentativas de golpe para conseguir informações pessoais, como senhas e dados bancários — cresceu 124% em 2020

Por isso, as pessoas estão cada vez mais receosas ao receber, abrir e até clicar em um link presente em uma mensagem eletrônica.

Por isso, saber como criar um e-mail profissional é fundamental não só para não gerar receios em seus clientes, mas também para evitar que você mesmo caia em golpes, já que conhecerá o processo e estará mais preparado para identificar endereços fraudulentos.

Quando você contrata um serviço de hospedagem para o seu negócio, a segurança do seu e-mail profissional é mais garantida. Portanto, não deixe de investir neste recurso!

3. Maiores e melhores estratégias de Marketing

Se você acha que o e-mail é um canal de marketing e comunicação ultrapassado, saiba que está muito enganado. Esse veterano da internet ainda é um dos melhores recursos para nutrição da base de leads e para um contato mais direto e personalizado com os consumidores.

E os números corroboram: de acordo com dados do Hubspot para 2022, as empresas que investiram em campanhas segmentadas de e-mail marketing aumentaram os lucros em uma média de 760% desde sua implementação. 

Utilizar um e-mail profissional para realizar as ações estratégicas de marketing é um ponto fundamental desse processo, pois indica que sua empresa é comprometida com a comunicação e ajuda na identificação da marca pelo cliente. 

Com isso, sua comunicação dificilmente será lida como spam pelo software de mensagens, além do nome do seu negócio sempre estar em evidência.

Mais dicas de como fazer um e-mail profissional de qualidade

Agora que você já sabe como criar um e-mail profissional, é preciso tomar cuidado com a maneira como ele é feito. A boa impressão que ele causa depende também de uma certa uniformização. Existem duas opções principais para o seu e-mail:

  1. utilizar apenas o primeiro nome;
  2. usar o formato nome e sobrenome.

E-mails com apenas o primeiro nome são bons para equipes pequenas ou empreendedores independentes, já que trazem proximidade com a organização e permitem que o público converse diretamente com quem interessa.

A segunda opção, por sua vez, é melhor para empresas maiores e com muitas pessoas envolvidas. Assim, evita-se confusões em caso de colaboradores com o mesmo nome, por exemplo.

Ainda sobre empresas, é interessante ter e-mails por departamento também. Com isso, as mensagens podem ser direcionadas de maneira muito mais fácil, possibilitando que:

  • a empresa se organize mais rapidamente em caso de saída de um colaborador;
  • novos funcionários assumam a conta;
  • e-mails sejam trocados com menos frequência;
  • as mensagens sejam distribuídas para todas as pessoas do departamento.

Além disso, há também coisas que devem ser evitadas ao seguir os passos de como criar um e-mail profissional. Por exemplo:

  1. evitar sequências numéricas, caso o nome da sua empresa não tenha números, pois isso aumenta as chances dos e-mails serem filtrados como spam ou tentativa de fraude;
  2. não usar acentuação, já que muito serviços de e-mail não processam normalmente caracteres acentuados;
  3. não usar símbolos ou caracteres especiais;
  4. evitar usar localidades no e-mail, como cidades ou bairros, já que isso pode perder o sentido com o tempo, caso o seu negócio passe a atuar em outros lugares.

E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre como criar um e-mail profissional? Viu como é importante? Saiba mais sobre a solução da GoDaddy e impulsione a estratégia de e-mail marketing do seu negócio!

Até a próxima!

Produtos Utilizados