O que é JavaScript e como funciona essa linguagem de programação?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:9 min
Nadjine Terhoch

Há uma grande variedade de linguagens de programação existentes a serem utilizadas nos meios digitais. Cada uma delas conta com funcionalidades, facilidades e objetivos diferentes, adequadas para as mais diversas situações e ideias. Saber o que é JavaScript é essencial para quem quer entender a web mais a fundo.

Afinal, essa linguagem é o que está por trás de todo conteúdo mais dinâmico e complexo que o usuário percebe ao navegar em um site. Se em uma página estiver algo mais além de conteúdos estáticos para visualização, então pode ter certeza que há alguma linha de código de JavaScript por trás. 

Enquanto tecnologias como HTML e CSS oferecem comandos mais básicos e estruturais de uma página na web, você aprende o que é JavaScript justamente para inserir informação mais complexa na página, como um mapa interativo, gráficos 3D, animações e muito mais. 

No contexto de transformação digital em que vivemos, inserir conteúdos mais dinâmicos que enriqueçam a experiência do usuário pode ser um diferencial de uma marca para o site do concorrente, não é verdade? Daí podemos ver a importância dessa linguagem de programação nos dias de hoje.

Portanto, se você deseja entender o que é JavaScript e para que serve essa gramática de códigos para desenvolvimento web, você veio ao lugar certo!

Nós da GoDaddy preparamos um guia exclusivo para que você entenda direitinho como ela funciona. Confira!

O que é JavaScript?

O JavaScript foi criado ainda na década de 90, mais especificamente em 1996, por Brendan Eich, famoso programador que também inventou o navegador Mozilla Firefox, segundo o Quirksmode

A ideia surgiu quando Brendan trabalhava na empresa Netscape Communications Corporation. O objetivo dele com esse código era justamente simplificar o processo de inclusão de imagens gráficas mais complexas em páginas na internet.

Ele é como se fosse a terceira camada do desenvolvimento web, uma das mais profundas depois do HTML e do CSS. Se você deseja ter conteúdo dinâmico e multimídia em seu site, pode apostar que o JavaScript estará envolvido.

Portanto, esses três tipos de códigos atuam de forma conjunta e harmônica para criar toda a estrutura gráfica de um site profissional. 

Veja mais sobre como criar um site profissional:

Foi-se o tempo em que a internet era um lugar monótono. Portanto, se você quer fazer sucesso, precisa se manter atualizado com as tendências da área, e essa linguagem, com certeza, é uma delas.

Hoje, é praticamente impossível pensar em internet sem lembrar de JavaScript, uma linguagem que já pode ser considerada um dos grandes pilares da web como conhecemos. 

Se você está treinando para ser um programador, saiba que aprofundar-se nessa linguagem é uma ótima maneira de manter-se atualizado perante ao mercado. 

Afinal, com o passar dos anos e o amadurecimento desse código, ele se tornou ainda mais complexo e versátil. Hoje, por exemplo, é possível até criar programas para desktop e aplicativos para smartphones com o JS.

Como o JavaScript funciona?

Agora que você já sabe o que é JavaScript, chegou a hora de entender como essa linguagem funciona em sua página da web.

O JavaScript é uma linguagem de programação que dá a liberdade para criar e implementar itens complexos em páginas da web. Ou seja, nada de páginas com informações estáticas. Quando falamos sobre essa linguagem de programação, estamos pensando em:

  • mapas interativos; 
  • gráficos dinâmicos em 2D ou 3D;
  • infográficos animados;
  • conteúdos textuais móveis;
  • animações diversas e por aí vai.

Diferentemente do HTML, que é uma linguagem de marcação, e do CSS, que é uma linguagem de estilo, o JavaScript é um código de comportamento.

Em outras palavras, enquanto o primeiro serve para dar estrutura e significado (como se fosse a planta de uma casa) ao conteúdo web, o segundo cuida da interface e aparência de uma página para deixá-la mais atrativa.

Por sua vez, para que serve o JavaScript? Ele é uma linguagem que cria comandos de comportamento para o movimento de informações gráficas.  

JavaScript e Java são a mesma coisa?

Para finalizar nossa explicação do que é JavaScript é preciso fazer uma diferenciação importante: JavaScript e Java são a mesma coisa? Muitos leigos podem até pensar que Java é até um apelido ou forma carinhosa de se referir ao JS.

Mas a resposta é não! Apesar da similaridade, podemos dizer que a única coisa que essas duas linguagens têm em comum é de fato o “Java”.  Pois é, as estruturas dessas linguagens são totalmente diferentes entre si, para não falar também de seus objetivos.

  • O Java foi fundado em 1995, um ano antes do JavaScript, em 1996.
  • O código utilizado por essa linguagem é compilado, enquanto o JavaScript usa basicamente texto. 
  • O Java desenvolve objetos tanto em browsers como em máquinas virtuais. O JS, por sua vez, apenas em browsers. 
  • Ambas as linguagens usam tipos de plugins bem diferentes entre si.

Além do mais, enquanto o Java se preocupa com a criação de base de dados, desenvolvimento de jogos, computação em nuvem e sensores ou hardwares para Internet das Coisas, o JavaScript tem uma função mais limitada à informação visual de uma página ou aplicativo.

Quais as vantagens e desvantagens do JavaScript?

Entendeu como funciona o JavaScript? Que tal agora falarmos das suas principais vantagens? Confira:

  • compatibilidade bem diversa com quase todos os navegadores e plataformas;
  • rápido, leve e simples de utilizar;
  • enriquece a navegação do usuário com conteúdos mais dinâmicos;
  • não necessita de compiladores, pois é interpretado como um código HTML pelos navegadores;
  • e os erros no script são facilmente encontrados para que sejam corrigidos.

Mas nem tudo são flores para nenhuma linguagem de programação. Abaixo, selecionamos alguns pontos negativos do JS:

  • os códigos geralmente são bem grandes e ocupam bastante espaço, o que pode confundir o programador;
  • nas mãos erradas, pode ser arma para infectar computadores de usuários com códigos maliciosos;
  • possui falhas de segurança que o tornam vulnerável.

E aí, o que achou? Será que vale a pena aprender essa linguagem para criar seu próprio site? O fato é que a popularidade do JS fala por si só, então podemos dizer que ele sempre é uma boa pedida para quem quer fazer outro site.

Entretanto, existem outros caminhos!

Preciso aprender o que é JavaScript para criar um site?

Não necessariamente! Apesar de ser uma linguagem essencial para o desenvolvimento web, não é obrigatório ter conhecimentos de códigos de programação para criar um site bonito, personalizado e com boa performance para seus usuários.

Mas como isso é possível? Basta contar com ferramentas que oferecem modelos já prontos para que você customize seu site da maneira que entender e ainda assim deixá-lo um ar de profissionalismo.

Afinal, principalmente aqueles que precisam de um site para fins comerciais, transmitir confiança e credibilidade a quem navega pelo seu domínio é fundamental, não é mesmo?

Consiga um bom domínio

Mas, afinal, qual o primeiro passo para eu ter meu site? Buscar um nome de domínio! Caso você não saiba, o domínio é a fachada do seu site oficial. É como ele será reconhecido e também o caminho que o usuário deve percorrer para conseguir acessá-lo.

Um domínio e suas extensões consistem em toda aquela informação que vem após o “www” em uma URL. Por exemplo, o domínio do blog da GoDaddy Brasil é o seguinte: https://www.godaddy.com/resources/br/

Se você precisa de uma ajuda para ter um, a GoDaddy pode te ajudar a encontrar o domínio perfeito para seu site com as melhores condições do mercado.

Saiba tudo sobre nomes de domínio com esse vídeo exclusivo da GoDaddy Brasil:

Adquira um plano de hospedagem de qualidade

O próximo passo é adquirir um plano de hospedagem. E o que é isso? Ele nada mais é que o contrato de aluguel que um site precisa ter para se hospedar na estrutura de um servidor. 

Esse passo é fundamental para que seu cantinho na internet ofereça uma boa performance de navegação por meio de um servidor dedicado, além de segurança por meio de um Certificado SSL.

Entenda mais sobre o que é hospedagem de sites nesse conteúdo exclusivo do YouTube da GoDaddy Brasil:

Conheça os planos de hospedagem da GoDaddy e veja qual combina melhor com a estrutura que você deseja para seu site, além dos seus objetivos.

Utilize o Criador de Sites da GoDaddy

Por fim, que tal contar com a ajuda de uma ferramenta para criar interfaces, usar fontes variadas, um design mais decorativo e uma navegação mais intuitiva sem precisar aprender o que é JavaScript e como funciona o desenvolvimento web?

O enorme catálogo de templates e fontes tipográficas, além dos comandos facilmente assimilados do Criador de Sites da GoDaddy te ajuda com todo esse serviço para que seu site fique bonito, personalizado e alinhado com a identidade visual do seu negócio.

Não é incrível? Comece gratuitamente agora mesmo!

No blog da GoDaddy temos sempre conteúdos novos para você ficar sempre por dentro. Quer saber mais sobre a internet nos dias de hoje? Acompanhe nossas novidades!