Entenda o que é teste A/B e como ele é útil para o marketing das empresas

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Gostaria de dobrar a conversão de suas campanhas e ter mais resultados em marketing digital? Mesmo não havendo receita de sucesso que funcione para toda empresa, entender o que é teste A/B pode ajudar seu negócio a conhecer melhor sua persona e vender mais.

Essa abordagem é um ótimo termômetro para calcular o sucesso de uma página em relação a outra, principalmente, quando levamos em consideração as plataformas de analytics e de outras métricas de desempenho como suporte para o teste.

Afinal, vivemos a era dos dados. Isso é, toda campanha digital de sucesso precisa ser pautada pela análise de dados e de como eles estão impactando no aumento das visitas e na conversão em vendas.

E esse teste é uma forma simples e eficiente de comparar dados e como o público reage a diferentes possibilidades.

Quer entender melhor o que é teste AB e como implementá-lo na sua estratégia digital? Confira então as dicas da GoDaddy Brasil!

O que é teste A/B no marketing?

O teste A/B é um recurso simples e amplamente utilizado na fase de implementação de qualquer projeto, produto e serviço em qualquer área ou segmento comercial. 

Ela basicamente consiste  em descobrir qual versão de uma página, e-mail, anúncio, entre outras peças, gera os resultados mais positivos com os clientes.

Portanto, ele é uma versão preliminar, pois ainda não foi tomada a decisão de qual conteúdo será finalmente utilizado para protagonizar a campanha. Simultaneamente, serão lançadas opções diferentes para ver qual delas entrega o melhor desempenho e mais satisfaz a persona.

Para quem não sabe, a persona é uma ferramenta do marketing digital cujo objetivo é dar vida e características próprias ao consumidor ideal de uma empresa. É criado um personagem fictício com nome, carreira, hobbies, dados demográficos, dentre outras informações.

Assim, a equipe de marketing não perderá mais tempo com “tiros no escuro” ou campanhas que nada têm a ver com seu público-alvo, pois a persona oferece todas as informações necessárias para que os processos despertem o interesse e respondam às dores dos clientes.

E como funciona o teste A/B na prática? 

É selecionada uma parcela do seu público, e o teste é distribuído aleatoriamente e no mesmo espaço de tempo para todos. A versão do seu trabalho que performar melhor é a que você poderá usar efetivamente em uma campanha de forma abrangente.

Para que serve o teste A/B? 

Esta técnica gera insights valiosos para você entender as preferências e características de sua persona, e assim refinar o seu trabalho de marketing ao longo do tempo.

Onde você pode aplicar o teste A/B?

Um dos princípios do teste A/B é criar duas versões de um documento, sendo que uma é mais “tradicional” e a outra diferente do que você geralmente faz, para desafiar a sua própria noção do que funciona para seu negócio.

Como as pessoas que recebem o material não sabem que aquilo é um teste, as reações delas quanto às mudanças é genuína e totalmente factual. Ou seja, você vai poder tirar conclusões baseadas em dados.

A vantagem deste teste é que você pode aplicá-lo para quase tudo que divulga em sua estratégia de marketing digital, como:

  • landing pages;
  • posts e anúncios em redes sociais;
  • anúncios do Google Ads;
  • e-mail marketing;
  • páginas de site;
  • design de formulários, chats, Call to Actions;
  • títulos, ofertas, imagens, descrições, propostas, etc.

Por exemplo, imagine que os líderes de estratégia estão na dúvida quanto ao template da marca nas comunicações de e-mail marketing. Existem duas opções muito promissoras, mas há ainda uma certa imprevisibilidade, pois não há certeza de qual delas renderá mais conversão em vendas.

Então, basta segmentar o público em dois grupos, enviar uma opção de conteúdo para cada segmento e avaliar qual das duas peças teve mais sucesso.

Pontos para prestar atenção na aplicação do Teste A/B

As possibilidades de aplicação são muitas, mas é importante ressaltar que você deve mudar somente um elemento de cada vez de uma versão para outra. Por exemplo, se tem duas versões de landing page para testar, precisa escolher somente um item de variação em relação à segunda página.

O elemento que se diferencia pode ser a cor do botão da Call to Action, uma foto ou vídeo diferente na página, ou uma versão diferente do formulário de contato, entre outras.

Se você mudar tudo, vai acabar perdendo a vantagem do teste A/B, que é saber o que seus usuários preferem receber. Se a primeira versão da landing page for completamente diferente da segunda, como você vai saber qual elemento gerou esse resultado?

Outro ponto a considerar é o momento que seu negócio está vivenciando. Isso porque empresas muito novas ainda não tem uma base de contato e volume suficiente para gerar resultados concretos por meio do teste. O mais importante neste momento é consolidar um bom marketing de atração, para depois avançar para as otimizações.

Ao fazer o teste, também é importante manter os pés no chão e não considerar toda mudança como algo significativo. Só porque você aplicou a técnica não quer dizer que vai gerar resultados tão diferentes do comum. Por isso, considere se essa otimização é a correta para o estágio que seu negócio está vivendo ou se precisa trabalhar outros aspectos do marketing primeiro.

Dicas para aplicar o teste A/B

Veja alguns pontos a considerar na hora de aplicar o teste em suas estratégias:

  • conheça as dores de sua persona — é o primeiro passo na hora de construir o seu plano de otimização;
  • teste as duas versões ao mesmo tempo — para dar mais confiabilidade ao teste e evitar que acontecimentos do dia a dia ou sazonalidades alterem o comportamento das pessoas, o melhor é testar as duas versões ao mesmo tempo;
  • preste mais atenção à funcionalidade — sua página funcionar corretamente é mais importante do que alterações para deixar o seu site, landing page, ou anúncio mais bonito;
  • estabeleça uma meta — objetivos de ganhos esperados são essenciais para saber se a alteração vale a pena considerando o esforço empregado na tarefa;
  • acompanhe as métricas — é primordial saber tirar conclusões dos dados que recebe, afinal, é só assim que o teste A/B vai valer a pena.

Se você precisa de uma ajuda na implementação da sua estratégia de marketing, chegou a hora de conhecer o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy.

Essa ferramenta não vai só te ajudar a impulsionar os resultados em diversos canais, como redes sociais, e-mail e motores de busca, mas ela também oferece recursos exclusivos para criação de artes gráficas a partir de templates exclusivos, além de garantir relatório para monitoramento de métricas de desempenho.

<iframe width="751" height="422" src="https://www.youtube.com/embed/HWyTFSVuYyU" title="Como fazer marketing digital? Veja esse guia COMPLETO para iniciantes! | GoDaddy Brasil" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

E aí? Entendeu direitinho o que é teste A/B? Confira mais conteúdos no blog da GoDaddy Brasil para aumentar as oportunidades recebidas pelo seu negócio!