O Que Faz um Desenvolvedor Web? Entenda um Pouco Mais Sobre Essa Profissão

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:4 min
Nadjine Terhoch

As carreiras que envolvem computadores e internet estão cada vez mais em alta. A população mundial também está cada vez mais conectada, o que acaba culminando em uma exponencial quantidade de pessoas e empresas que querem adentrar nesse meio. Hoje nós vamos falar de um dos profissionais mais importantes nesse cenário: o desenvolvedor web.

O que faz um programador? Quais competências domina? Em que situação é preciso contratar um? Qual a diferença entre ele e um web designer? Todas essas perguntas serão respondidas ao longo deste artigo. Confira!

Afinal, o que faz o desenvolvedor web?

Essencialmente, um desenvolvedor web realiza o desenvolvimento de websites na internet. Ele é o responsável por toda a estrutura de um determinado site. Ou seja, planeja, constrói e dá manutenção para tudo que roda em uma plataforma web. Esse profissional também precisa garantir que tudo funcione de acordo com o esperado.

Também chamado de web developer ou programador, normalmente, divide-se suas áreas de atuação em apenas duas: front-end e back-end.

  • front-end — cuida de toda a parte que você pode efetivamente ver em um site, a chamada camada gráfica. Sua maior preocupação é a experiência que o usuário tem ao fazer um acesso, cuidando desde o layout até pequenos detalhes de menus e rodapés, por exemplo. Costuma trabalhar com HTML, CSS e JavaScript;
  • back-end — esse é o profissional responsável pelo servidor que hospeda o seu site, garantindo que os dados enviados para o navegador estejam corretos. Deve seguir as boas práticas de segurança de dados. Costuma dominar SQL, MySQL e PostgreSQL.

O que é preciso para ser um desenvolvedor?

Um dos aspectos mais interessantes da carreira de desenvolvedor web é não ser necessário ter um diploma específico. Embora muitos profissionais tenham feito curso de Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou similares, há ainda quem seja de outra área e tenha migrado.

O importante para entrar nessa área é obter conhecimentos teóricos e práticos sobre programação — o que pode ser feito por meio de cursos de curta duração.

O que é um desenvolvedor web full stack?

O desenvolvedor web full stack é aquele que consegue trabalhar no front-end e back-end, ou seja, é capaz de atuar com toda a pilha de desenvolvimento de um projeto. Esse profissional atua em todas as etapas de um sistema, do servidor ao banco de dados, além de também se envolver na parte de desenvolvimento mobile, já que essa área está cada vez mais presente nas empresas.

Vale lembrar que em programação, stack é um termo utilizado para designar o conjunto de tecnologias que podem ser usadas para o desenvolvimento de aplicações, como: linguagens de programação, bancos de dados, frameworks, tecnologias voltadas à infraestrutura, bibliotecas e demais ferramentas úteis para o desenvolvimento de softwares, sites ou aplicativos.

Por isso, se você é um desenvolvedor web full stack ou quer se tornar um, vai obter um grande destaque no mercado de trabalho!

Qual a diferença entre um programador e um web designer? 

As profissões de web designer e desenvolvedor web são comumente confundidas por quem não conhece os processos intrínsecos a cada uma delas. A grande diferença aqui é que o web designer é unicamente responsável pela parte visual do site. Ou seja, essencialmente ele não mexe com os códigos do site como o programador. 

Nos dias de hoje, porém, é comum encontrarmos profissionais que contam com os conhecimentos necessários para ser os dois. Porém, o designer tem um conhecimento mais amplo de identidade visual e teoria das cores, por exemplo.

Caso esteja precisando de um web designer, a GoDaddy te ajuda a encontrar o profissional perfeito bem pertinho da sua casa. Confira nosso diretório e contrate um freelancer!