Como escolher um programa para escrever código HTML? Descubra!

ArtigosCategory
7 min read
Rafael dos Santos Munhos

Em busca de um modo de editar arquivos ou construir seus próprios plugins e temas personalizados? Para facilitar sua vida, é muito provável que você precise de um programa para escrever código HTML online. 

Os programas ou editores de HTML são imprescindíveis para quem já trabalha com diversos códigos há bastante tempo, mas também pode ser uma bela forma para introduzir você no mundo de desenvolvimento de plugins e temas. Por isso, instalar um editor gratuito permite o uso de funções essenciais customizáveis e, ainda, facilita a leitura dos códigos. 

Preparado para codificar em um ambiente eficiente e, assim, melhorar seu fluxo de trabalho? Pois, a partir de agora, você vai conhecer os melhores programas para escrever código HTML, visando escolher o que atende às suas necessidades. 

Continue com a gente e boa leitura!

O que é um editor de HTML? 

HTML, ou Hypertext Markup Language, é um código para rodar algumas funcionalidades na internet.  

Basicamente, é uma linguagem de marcação, útil para escrever e criar a base de um site. 

Com um editor HTML, é possível adicionar funções e verificar erros. Na realidade, essa linguagem ajuda a criar códigos, destacando sintaxes e incluindo elementos e estruturas comumente usados.

O HTML foi programado para ser fácil, sendo, muitas vezes, emparelhado com a programação CSS e JavaScript, ambos com recursos mais complexos. 

Grande parte dos desenvolvedores inicia na profissão aprendendo HTML, devido ao seu nível simples de aprendizagem em relação às demais linguagens. 

Em linhas gerais, pode-se dizer que escrever HTML é tão simples quanto abrir o Bloco de Notas, digitar alguma marcação, salvá-la com arquivo .html e soltar no seu navegador. Mas, se você deseja criar uma ferramenta séria, essa não é a solução desejada, pois codificar em um editor simples se torna um grave problema.

Por essas e outras razões, os desenvolvedores criam programas de edição de código, pois eles vêm com recursos adicionais, como destaque de sintaxe, preenchimento automático e detecção de erros, suavizando a programação com grande volume de códigos.

Qual é o momento de usar um editor HTML? 

Geralmente, o editor de HTML é feito para desenvolvedores web que procuram recursos especiais para seu uso interno. Mesmo assim, eles também servem para iniciantes.

Diante das diversas funções que proporciona, um editor garante que seu código seja mantido limpo e sem complicações, facilitando todos os comandos que você deseja fazer. 

Por exemplo, o editor irá avisá-lo caso se esqueça de colocar a tag final </ em um elemento de código, o que pode acontecer diante de inúmeras atividades. Logo, adotar um editor de código é uma ótima saída. 

Além disso, alguns editores vêm com suporte FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) para que você edite os arquivos e carregue automaticamente as mudanças para seu site.

E mais: a criação de plugins e temas no Bloco de Notas e o uso do editor do WordPress não serão recursos viáveis se você deseja começar algo do zero. Nesse ponto, é fundamental usar um programa para escrever código HTML. 

Onde digitar o código HTML?

O editor WYSIWYG serve para obter o código HTML que você precisa. Basta digitar e formatar seu conteúdo. Quando estiver pronto, clique em "código-fonte" e ele exibirá o código HTML. Copie e cole o código para o seu site. 

Qual programa para escrever código HTML? 4 opções

Quando se trata de escolher uma plataforma eficiente, a primeira dica é encontrar a mais adequada e que apresente recursos de fácil entendimento para uma leitura de HTML online, uma vez que se gasta muito tempo neste trabalho.

Contudo, alguns exemplos de editores de texto disponibilizam mais representação visual e pacotes para instalar em comparação a outros. Desse modo, se você está se perguntando “qual programa usar para programar HTML?”, confira as opções adiante:

1. Atom 

Editor HTML gratuito e de código aberto, vem com suporte integrado Git/Github para controle de versão e, principalmente, suporta a colaboração de código em tempo real. 

Ele funciona em todos os principais sistemas operacionais, aceita temas e plugins de terceiros e, também, codifica suas próprias alterações na internet com HTML e CSS.

Benefícios:

  • possui bons recursos na versão gratuita e premium;
  • tem suporte Teletipo, que ajuda você a colaborar com outros desenvolvedores em tempo real;
  • aceita vários painéis. 

2. Notepad++

Excelente leitor de HTML online, ele foi desenvolvido para Windows, mas serve para Linux. A solução se diferencia por sua simplicidade, pois é leve tanto em desktop, quanto na versão para celular.

Benefícios:

  • suporta o ambiente de codificação em várias linguagens, do ActionScript, CSS, ao Visual Basic;
  • tem interface simples e rápida. 

3. Sublime Text 

Requintado, o Sublime Text é um editor de código e texto para Windows, Linux e Mac. Ele vem com 23 temas incorporados e personalização total da interface. 

A versão gratuita já basta para desenvolvedores mais experientes por conta dos seus vários recursos. 

Benefícios: 

  • edição simultânea, ou seja, você faz alterações com diversas áreas selecionadas ao mesmo tempo;
  • suporta Python API, permitindo que o plugin aumente sua funcionalidade padrão.

4. Adobe Dreamweaver CC 

Desenvolvido pela Adobe Inc, é uma ferramenta premium bastante poderosa. Ela serve para o desenvolvimento de back-end e front-end.

Como um software de código fechado, ele foi projetado para funcionar dentro do padrão da Adobe.

Benefícios:

  • permite escrever códigos em qualquer linguagem de programação;
  • é integrado com o ecossistema Adobe;
  • tem suporte e performance Adobe eficientes. 

Leia também: Lista de códigos HTML com 10 opções para seu site

Como escrever um texto em formato HTML?

Um dos principais objetivos do HTML é estruturar o texto e seu significado para que um navegador possa exibi-lo corretamente. Sendo assim, entre os requisitos básicos de uma boa escrita em formato HTML são:

  • compor com parágrafos, sendo que cada um deve ser envolvido em um elemento <p>;
  • incluir títulos que estejam com o elemento <h1>, <h2> e assim por diante;
  • colocar listas, separando cada uma com o elemento <ul> e os itens por <li>;
  • enfatizar as palavras, isto é, deixá-las em itálico, com o elemento <em>;
  • negritar as palavras com <strong>.

Para complementar, veja esses exemplos com as principais tags:

Como criar um site com programação HTML do zero?

Ao longo deste artigo, podemos perceber que programar de forma online usando editor de HTML não é um bicho de sete cabeças, e sim, ter paciência para entender os recursos que cada um possui. 

No entanto, se você busca praticidade, venha conhecer o Criador de Sites da GoDaddy, no qual você pode criar um site profissional do zero, sem precisar conhecer nada de programação e desenvolvimento web. 

Os recursos são simples e intuitivos de estruturar, além de possibilitar o acesso a uma enorme biblioteca de templates customizáveis e fontes tipográficas.

Comece hoje mesmo!