O que é programa de afiliados? Para que serve? Vale a pena?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:9 min
Rafael Queiroz Bastos

A internet abriu um mundo de possibilidades para que as empresas consigam se destacar, não é mesmo? São inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas para aumentar seu público e se consolidar como uma marca de referência em seu ramo de trabalho. Uma dessas formas é a técnica conhecida como programa de afiliados.

Essa estratégia de marketing ganhou muita força na internet com o crescimento dos digitais influencers e das páginas de conteúdo. 

Ela funciona a partir de uma parceria entre o comerciante e o criador de conteúdo (afiliado). Dessa forma, o segundo divulga a marca do primeiro no seu espaço e é remunerado em troca de cliques, acessos, conversão em leads, dentre outras possibilidades.

Você com certeza já deve ter visto um criador de conteúdo divulgando tanto verbalmente ou apensar apresentando um banner com link para o parceiro em blog ou vídeo do YouTube, não é mesmo? 

Pois isso é o programa de afiliados sendo aplicado na prática,movendo a economia digital e beneficiando todas as partes envolvidas.

Mas se você ainda não conhece esse tipo de ação, veja só este artigo com as principais informações sobre o assunto e descubra se é algo que precisa estar em seu planejamento estratégico!

O que é programa de afiliados?

O programa de afiliados é uma parceria feita entre uma empresa e um terceiro, que fica encarregado de promover o trabalho da marca em troca de uma recompensa previamente acordada — geralmente, uma comissão. Em outras palavras, é como uma remuneração que é dada em troca da divulgação.

Porém, a escolha não é feita por acaso. O conceito por trás dessa estratégia não é apenas fazer uma parceria com uma pessoa influente, mas também encontrar uma pessoa que esteja por dentro do seu nicho empresarial e tenha visibilidade justamente por conta disso. 

Por exemplo, vamos supor que você tem um hotel em uma cidade turística e está tentando ganhar mais hóspedes na próxima temporada de férias. Uma ótima forma de aumentar o interesse em seu serviço na internet é convidando o autor de um blog de viagens para passar alguns dias no espaço.

O influenciador, entretanto, deve ter o mesmo público-alvo do hotel. Afinal, se é um local de quatro ou cinco estrelas, não adianta chamar para o programa de afiliados alguém que escreve sobre mochilões e passeios de baixo custo — e a mesma regra vale para a situação contrária.

Assim, depois da experiência, haverá uma fará uma publicação no site do afiliado recomendando uma hospedagem na cidade que visitou. Ao falar do hotel, ele poderá adicionar um link redirecionado exclusivo para os leitores do blog, de modo que, a cada hóspede que você ganhar, ele ganhará uma comissão.

Os seus clientes irão aumentar por conta da divulgação e o influenciador ganhará uma porcentagem disso. Desta forma, todos sairão ganhando.

De qualquer maneira, esta é apenas uma maneira de comissionar o programa de afiliados. É possível apenas adicionar anúncios no site, por exemplo, e repassar o valor de acordo com cliques, impressões, entre outras formas.

Quais os principais modelos de programa de afiliados?

São várias as formas de monetizar conteúdo a partir de uma plataforma de afiliados. E os modelos mais utilizados são:

  • custo por clique: a cada anúncio clicado, o dono do blog recebe uma porcentagem;
  • custo por mil impressões: um valor fixo é repassado para o afiliado a cada mil visualizações do anúncio;
  • custo por lead: nesse caso, a comissão será dada quando os visitantes não apenas clicarem, mas também se cadastrarem no site da marca, fornecendo seus dados;
  • custo por venda: similar à anterior, o dono do blog irá postar um link diretamente para a página de compras e, a cada finalização, será repassado um valor;
  • custo por ação: aqui, a empresa irá decidir qual a ação desejada para que o afiliado possa ganhar a sua comissão. Pode ser preencher um formulário, baixar um e-book, se inscrever em newsletters, entre outras coisas.

Redirecionar os usuários para landing pages onde eles podem ser convertidos em leads é uma excelente maneira de impulsionar a eficácia de um programa de afiliados.

Nessa situação, a página de redirecionamento pode oferecer um conteúdo rico, como e-book, webinar, infográfico, workshop, inscrição em curso e muito mais. 

E para adquirir esse conteúdo, o usuário precisará preencher um formulário com seus dados de contato, o que automaticamente o converterá em um lead da marca.

Assim ele receberá contatos via e-mail com ofertas, conteúdos, newsletter e outros tipos de interação para que ele complete seu ciclo na jornada de compra e feche negócio com a marca. Não parece eficiente?

Quer aprender mais sobre leads e sua importância no marketing? Confira o vídeo abaixo do canal da GoDaddy no YouTube:

Como saber se programa de afiliados vale a pena?

O conceito de ter alguém que promove o seu negócio e que ambos saiam ganhando com esta situação parece interessante, não é mesmo? Porém, antes de entrar de cabeça nessa estratégia, é importante saber qual o momento certo de apostar nela.

Leve em consideração os seguintes pontos:

Seu público-alvo

Será que as pessoas que são seus clientes ideais acompanham ou buscam informações em blogs e geram esse tipo de conversão? Antes de apostar nesse tipo de estratégia, lembre-se de fazer um estudo sobre o comportamento da sua persona on-line.

Encontre o afiliado ideal

Não é só porque a pessoa tem uma grande quantidade de seguidores e recebe bons números de acessos por dia que ela é a melhor opção para você. Faça uma análise dos visitantes do blog e compare com o seu público-alvo para entender se são compatíveis.

É preciso ter um planejamento

Apesar de este ser um investimento que não movimente tanto a sua equipe de marketing, é preciso ter um bom plano para que a estratégia funcione de acordo com o esperado. Pense nos seguintes pontos:

  • qual o tipo de ação que será gerada;
  • quanto tempo irá durar a estratégia;
  • qual a modalidade do programa de afiliados usada;
  • qual o valor de comissão repassado.

Assim, é mais fácil estabelecer metas e analisar o andamento do processo, para compreender se foi algo que gerou bons resultados e merece permanecer no ar, ou se não foi a técnica para atrair clientes mais apropriada para o seu negócio.

Como entrar em um programa de afiliados?

Como vimos, investir em programa de afiliados é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet. Nela, ambas as partes envolvidas obtêm benefícios e se ajudam mutuamente. E, para fazer parte, basta você se cadastrar em uma das plataformas que oferecem esse tipo de parceria. 

Mas afinal, como entrar em um programa de afiliados? O processo é simples? Sim, mas antes é preciso fazer uma avaliação geral de qual programa é mais benéfico estrategicamente para seu negócio, qual é a remuneração e como funciona o suporte.

Em geral, o ideal é fazer parcerias com empresas que possuem ampla tradição e credibilidade para que a marca do seu negócio não esteja associada com nenhuma furada!

Dê uma olhada na avaliação dos usuários e veja como essa plataforma pode de alguma forma se encaixar com as possíveis necessidades da sua audiência. Caso contrário, a rentabilidade não será tão interessante... 

Feita à escolha, o próximo passo é:

  1. conferir as regras;
  2. fazer o cadastro na plataforma;
  3. escolher o melhor método de  monetização;
  4. e dar início às divulgações.

Aprenda como criar seu próprio site ou blog profissional do zero e se cadastre em uma plataforma de afiliados!

Exemplos de programas de afiliados

Quer conhecer um programa de afiliados na prática? Caso você tenha um blog ou site e deseje monetizar seu conteúdo, você pode participar da Plataforma de Afiliados da GoDaddy.

Esse programa segue a lógica tradicional dessa estratégia de marketing. Você pode cadastrar seu site como afiliado da GoDaddy e, em seguida, fazer a divulgação da nossa marca em seus conteúdos para receber dinheiro de acordo com o retorno de tráfego.

A opção da GoDaddy não cobra nenhuma taxa de cadastro e é extremamente simples de configurar. Além disso, é oferecido suporte ininterrupto para que você tire qualquer dúvida durante o processo.

Aproveite o potencial da maior registradora de nomes de domínio do mundo e atraia novos clientes para as páginas dos nossos principais produtos, como os planos de hospedagem, registradora de domínios, pacote de marketing digital e ferramenta de criação de site.

Para isso, basta fazer o cadastro agora mesmo na nossa plataforma de afiliados e publicar banners e links da GoDaddy no seu espaço para que nosso nome fique ainda mais famoso e conquiste seus amigos, familiares e audiência.

Invista no marketing digital do seu negócio

Para além de aprender o que é mercado digital de afiliados, existem outras possibilidades bastante rentáveis para promover uma marca na internet. 

Na verdade, o mundo digital é pleno de soluções tão diversas, mas ao mesmo tempo complementares, que se o dever de casa for feito direitinho, não vai demorar muito para que um site ou blog conquiste seu lugar ao sol.

Dentre as principais estratégias de marketing digital disponíveis na internet estão elas:

  • SEO (Search Engine Optimization) para atrair tráfego orgânico pelos motores de busca, como o Google;
  • anúncios pagos, sejam pelas redes sociais ou pelo Google;
  • e-mail marketing.

Quer ter tudo isso reunido em um só canto? O Pacote de Marketing Digital da GoDaddy te ajuda a impulsionar sua estratégia por meio de todos esses canais, além de relatórios de métricas, planner e ferramentas de criação de conteúdo gráfico.

E se você quer aprender ainda mais sobre marketing digital, confira abaixo um conteúdo exclusivo do canal da GoDaddy no YouTube:

Entendeu direitinho o que é afiliados de marketing digital e como participar desse programa? Esperamos que sim!

Continue lendo mais artigos como este aqui no blog da GoDaddy Brasil e aprenda tudo sobre como fortalecer a presença online da sua marca!