O que é redirecionamento 301? Como e quando usá-lo corretamente?

ArtigosCategory
4 min read
Rafael Queiroz Bastos

Todos os tipos de sites — sejam eles pessoais, profissionais, empresariais ou, até mesmo, e-commerces — precisam priorizar o bem-estar do usuário. Ou seja, é necessário focar em medidas, como o redirecionamento 301, que façam com que as visitas sejam fluidas e sem ruídos.

Ações como estas também refletem na boa performance das suas páginas em meio aos canais digitais, uma vez que reconduz o tráfego orgânico adquirido via SEO para o novo endereço da URL. 

Mas, afinal, o que é redirecionamento 301? Para que ele serve e quando utilizá-lo? Entenda mais sobre o que é este redirecionamento de URLs e quais seus benefícios neste artigo!

O que é redirecionamento 301? 

De maneira simples, o redirecionamento 301 nada mais é do que uma indicação ao servidor de que uma página específica virou outra. 

Essa instrução faz com que o seu visitante, ao acessar a URL antiga, nem precise passar por uma página de erro 404, mas vá direto para o novo conteúdo.

Esse recurso recebe esse nome em virtude do código de status HTTP 301 que significa a atualização da página para uma nova localização com uma nova URL.

Redirecionamento 301: como fazer? 

A configuração do redirecionamento 301 de uma página do seu site ou blog pode ser feito diretamente no servidor de hospedagem. Como é uma ação mais técnica, o ideal é contactar o suporte do provedor de hospedagem para fazer isso com sucesso.

De forma geral, é preciso configurar o arquivo “.htaccess”, localizado no servidor, para efetuar esse procedimento.

Entretanto, também é possível fazer o redirecionamento 301 no Wordpress. Caso seu site seja gerenciado no painel de controle do maior CMS do mundo, vá até a biblioteca de plugins e faça o download do Redirection.

Após ativado ele aparecerá no menu lateral da plataforma. Preencha as lacunas com a URL antiga e com a nova, respectivamente, e selecione o redirecionamento 301 como operação padrão.

Clique em “Adicionar Redirecionamento” e prontinho! Faça o teste para ver se o acesso ao link antigo já é redirecionado para o novo.

Pronto! Esse é melhor caminho para quem quer aprender como configurar para redirecionar erro 301, mas não possui os conhecimentos técnicos de programação suficientes para ajustar o arquivo “.htaccess” diretamente no servidor.

Quando usar o redirecionamento 301?

O redirecionamento 301 deve ser utilizado quando você precisa atualizar a URL de uma página e não quer que os usuários do seu site fiquem encalhados em uma página de erro.

Fazer o redirecionamento 301 implica em benefícios para o público e para você. Por exemplo, ao definir esta configuração, terá como resultado a otimização de tempo, já que os visitantes caíram direto no conteúdo de sua escolha e não em uma página quebrada.

Levar os usuários para as páginas ideais resulta em uma maior satisfação quanto à experiência, bem como faz com que eles tenham uma visão de credibilidade sobre o seu projeto e depositam mais confiança na sua marca.

Além disso, se você migrou de domínio, ou mesmo se fez alterações em páginas específicas, não vai perder a autoridade conquistada por elas. Os robôs de leitura e análise do Google e de outros mecanismos de busca, ranqueiam sites pela autoridade que conquistaram com o tempo.

Assim, se você precisar retirar uma de suas páginas do ar, pode criar o redirecionamento 301 e transferir boa parte do respaldo adquirido para a nova e evitar conteúdos duplicados.

Escolha um bom servidor de hospedagem

O serviço de hospedagem da GoDaddy é reconhecido no mundo inteiro como uma ótima referência. Você pode conferir os planos e escolher o ideal para o seu projeto e suas necessidades.

Temos opções de hospedagem com servidores dedicados, Wordpress, VPS e muito mais!

É importante lembrar que um servidor adequado à sua rotina de trabalho pode fazer a diferença, principalmente em relação a configurações como esta.

Entenda melhor como funciona um serviço de hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy:

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da GoDaddy e aprofunde seus conhecimentos!