como hospedar um site

Entenda como hospedar um site na internet! [Guia prático]

Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos

Criar o próprio espaço na internet é bem mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. Basta seguir alguns passos e contar com a ajuda certa para ter as páginas rodando com a máxima performance e segurança para a navegação dos usuários. E, nesse processo, um dos passos mais importantes é aprender como hospedar um site!

Por sinal, um bom plano de hospedagem é a peça-chave para que seu site seja publicado na internet e que também transmita velocidade, segurança e estabilidade para todas as partes envolvidas.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar diversos tipos de hospedagem para que você escolha a melhor opção de acordo com as características e os objetivos do projeto.

Além disso, vamos te explicar sobre a importância de contar o nome de domínio personalizado, bem como um layout profissional para destacar as páginas do seu negócio frente à concorrência.

Enfim, são várias as formas de publicar um site na web e, aqui, você vai encontrar um guia completo com as melhores dicas para otimizar seu projeto! Ficou curioso? Então, aprenda como hospedar um site com nosso guia completo!

O que é hospedagem de site?

Antes de abordar como hospedar um site, vamos falar um pouco sobre o significado desse conceito e o porquê ele é tão importante para que as páginas vão ao ar. 

Hospedagem de site nada mais é que a contratação de espaço em um servidor para armazenar os arquivos e documentos de um site, como:

  • códigos HTML e CSS;
  • vídeos, imagens e outros recursos gráficos utilizados no layout;
  • documentos de textos;
  • e outros arquivos diversos, como mecanismos de proteção.

O plano de hospedagem é que vai garantir a estrutura necessária em um servidor para armazenar essas informações, de modo que o site seja publicado na internet para acesso ao público.

Em uma analogia simples, ele funciona como a casa de um website onde está guardado tudo que é necessário para o bom funcionamento das páginas.

E, quando falamos de funcionamento, não estamos nos referindo simplesmente à publicação dos conteúdos. Um bom plano de hospedagem também é vital, por exemplo para a estabilidade, velocidade e segurança dos usuários e proprietários.

Um bom servidor de hospedagem também oferece:

  • mecanismos de segurança, como Certificado SSL e outros softwares para proteção de dados e ataques de malwares;
  • sistema automático de backup em banco de dados em caso de perdas de arquivos ou informações de forma inesperada;
  • estabilidade e máximo tempo de atividade para que o site não sofra quedas de conexão em momentos específicos, como em casos de alta demanda de acessos;
  • estrutura para o melhor desempenho possível no carregamento das páginas e conteúdos, garantindo uma boa experiência de navegação ao usuário.

Saiba TUDO sobre hospedagem de sites com esse vídeo do canal da GoDaddy Brasil no YouTube:

Entenda o que é nome de domínio

Como podemos ver, a escolha de um bom plano de hospedagem é fundamental para o sucesso de um site, mas ele não trabalha sozinho. Além de aprender como hospedar um site, vale a pena escolher um nome de domínio perfeito!

Mas o que é domínio de site? Se você já tem o mínimo de experiência com navegação na internet, já sabia o significado do termo, mas nem se dava conta. Afinal, o nome de domínio nada mais é que a URL do site que você digita na barra de navegação para acessá-lo.

Por exemplo, o nome de domínio do site da GoDaddy Brasil é o seguinte: godaddy.com/pt-br. Ele representa o endereço do site na internet. Mais do que isso, funciona como uma fachada do negócio, com inestimável valor comercial no mundo online.

Ele consiste na imagem da empresa no ambiente digital e na principal referência para que os usuários encontrem o site nos buscadores de pesquisa ou diretamente na barra de navegação.

Destacar o nome da empresa no endereço de domínio é crucial para que os usuários a encontrem facilmente.

Por isso, não é aconselhado inventar nomes complicados ou de difícil memorização ao escolher um nome para o site. Use o nome fantasia do seu negócio ou uma expressão simples facilmente identificável com a marca. 

A GoDaddy pode te ajudar a ver se o nome de domínio que você deseja está disponível e, ainda, agiliza o registro dele:

Saiba mais sobre domínio de site com a GoDaddy:

Tenho um domínio e quero hospedar meu site

Já adquiriu seu nome de domínio e, agora, quer aprender como hospedar um site? Então, vamos botar a mão na massa!

A dinâmica desse processo é muito simples: basta escolher um plano de hospedagem que mais se encaixa com as necessidades do seu projeto online com alguma provedora especializada.

A GoDaddy, por exemplo, oferece planos de hospedagem diversos para qualquer tipo de site, desde os mais simples e com menos tráfego de usuários até os e-commerces mais robustos, que precisam de um servidor dedicado.

Basta escolher seu plano preferido e a provedora alugará o espaço em um servidor para que você consiga armazenar todo o conteúdo necessário para a publicação e bom desempenho das páginas do seu espacinho digital.

Os planos são adquiridos por valores contratuais de um ano e devem ser renovados sempre que o prazo esteja próximo de ser encerrado.

Como saber a hospedagem de um site na prática? 

Abaixo, vamos te explicar como hospedar um site em detalhes. Confira nosso passo a passo!

1. Defina o tipo de hospedagem 

O primeiro passo é escolher o tipo de hospedagem que você deseja. Dentre as opções mais famosas, podemos enumerar:

  • hospedagem compartilhada: aqui, seu site compartilhará o espaço de um mesmo servidor com outros domínios;
  • hospedagem dedicada: ao contrário da compartilhada, você terá um servidor físico exclusivo e 100% dedicado para seu site, o que garantirá melhor performance;
  • VPS (Servidor Virtual Privado): um servidor físico é reproduzido em um virtual, garantindo um espaço 100% dedicado e com sistema operacional próprio para seu site;
  • hospedagem em nuvem: armazena os dados do site em uma rede de diversos servidores digitais interconectados e com ação dedicada ao processamento das páginas.

Existem opções de servidores para sites menores e com baixa demanda de acessos e, também, para sites maiores e que precisam de uma hospedagem dedicada para dar conta do bom desempenho.

2. Escolha o melhor plano

Escolheu o tipo de servidor que melhor combina com o projeto do seu site? Maravilha! Chegou o momento de definir os planos dessa categoria de hospedagem com as melhores condições de preço e recursos.

A GoDaddy, por exemplo, tem diversos pacotes com variações de valores e funcionalidades. Você pode escolher uma opção de acordo com os seguintes recursos: 

  • capacidade de armazenamento;
  • largura de banda;
  • número de sites e páginas hospedadas;
  • mecanismos de segurança.

Escolha o plano que satisfaz as necessidades do seu projeto e contempla as necessidades do orçamento da marca. Com as várias opções de plano de hospedagem da GoDaddy, você, com certeza, encontrará a solução satisfatória.

3. Faça a configuração do site 

Contratação do plano realizada? Então, chegou a hora de configurar o site! Fique tranquilo, o provedor de hospedagem fornecerá todas as informações necessárias para: 

  • acessar a conta de hospedagem;
  • integrar contra e domínio de e-mail;
  • instalar os softwares necessários, como o Wordpress, em caso de uma hospedagem Wordpress;
  • transferir conteúdos e arquivos para o servidor do site!

4. Faça manutenção e monitoramento

Aprender como hospedar um site exige cuidados para além do momento da compra, já que o bom funcionamento da hospedagem também depende de manutenção e configurações contínuas no decorrer do tempo.

Já pensou se seu site ficar fora do ar? Percebeu que está com uma taxa de carregamento mais lenta? Será que há alguma falha de segurança que coloque em risco os dados dos usuários, deixando o site vulnerável à ação de malwares?

O monitoramento e manutenção deve ser contínuo! Fique de olho na atualização de softwares, nos processos de backup e, caso perceba uma crescente falha no desempenho, pode estar na hora de fazer um upgrade de plano para uma opção mais potente!

Como hospedar um site em HTML?

Caso você tenha conhecimentos de desenvolvimento web, que tal aprender como hospedar um site em HTML? Esse processo é muito simples!

Basta seguir o passo a passo que citamos acima e fazer o upload dos arquivos em HTML com a estrutura em código do site, considerando as indicações do provedor de hospedagem.

As linhas de código devem ser feitas de forma separada e salva em seu computador ou dispositivo. Todos os arquivos (HTML, CSS, JavaScript e outros) devem estar organizados em pastas para serem transferidos para o site.

Por meio de um FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) ou cPanel, será possível subir os arquivos para que as páginas do site fiquem com o layout do jeito que você espera.

Após isso, faça testes para saber se tudo está funcionando direitinho.

Conheça mais sobre o HTML, uma linguagem fundamental para o desenvolvimento web:

Como hospedar um site com a GoDaddy?

Com a GoDaddy, todo o processo de publicação do seu site fica ainda mais fácil e profissional. Nós te ajudamos desde a escolha do nome de domínio até a contratação e configuração do seu plano de hospedagem.

Veja os principais planos de hospedagem da GoDaddy!

  • Hospedagem de sites Inicial: plano starter que oferece um banco de dados, 10 GB de armazenamento e recursos compartilhados de RAM e vCPU.
  • Hospedagem de sites Economy: plano econômico de 25 GB, 10 bancos de dados, com domínio correspondente, e-mail e 1 SSL, todos grátis (com prazos de, no mínimo, 12 meses).
  • Hospedagem de sites Deluxe: 25 bancos de dados e 50 GB de armazenamento, com hospedagem de vários sites com SSL. E mais: domínio correspondente e e-mail grátis (com prazo de, no mínimo, 12 meses).
  • Hospedagem de sites Ultimate: maior poder de processamento com vários sites, armazenamento de 75 GB, 50 bancos de dados e SSL. Domínio correspondente e e-mail grátis (com prazos de, no mínimo, 12 meses). Esse plano é o ideal para tráfego superior!

Vale salientar que todos os planos têm Certificado SSL integrado para fazer a proteção de dados do cliente e do proprietário de forma criptografada, além de dar mais credibilidade ao site.

Saiba mais sobre a importância do Certificado SSL para a segurança do seu site:

Confira os planos de hospedagem disponíveis e, com apenas alguns cliques, veja qual opção melhor combina com as necessidades do seu projeto online!

Viu como hospedar um site pode ser fácil? Continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil e tenha mais insights sobre empreendedorismo digital e como montar um site profissional! Até mais!