tipos de sites

[Guia] Conheça os principais tipos de sites para seu negócio

Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos

Existe uma variedade de tipos de sites para representar seu negócio na internet. A ideia é escolher aquele que melhor contempla as características da sua empresa e os objetivos a serem atingidos.

Na verdade, uma mesma marca pode até contar com diferentes exemplos de site de acordo com suas respectivas funções. 

Ela pode contar com um site institucional principal que funciona como um cartão de visita para o público, além de ter mais um domínio para o e-commerce e até outro espaço para um blog.

Cada um deles tem sua contribuição específica para a estratégia de se posicionar na internet, tornar a empresa mais conhecida, ganhar credibilidade e, por fim, vender mais.

A propósito, é possível classificar os tipos de site de acordo com a rotatividade do conteúdo e o número de páginas existentes. É aqui que entram, por exemplo, os sites estáticos ou dinâmicos.

Até a forma como o conteúdo é distribuído na página é utilizada como um fator para classificar um website. Os sites one-page, por exemplo, que só têm uma simples página para apresentar todo o conteúdo, são bons exemplos dessa categoria.

Mas, afinal, quais tipos de site existem e quais são os mais importantes? Quais têm maior potencial de receber visitas e quais combinam melhor com seu negócio?

Preparamos esse guia completo para que você tire todas as dúvidas sobre o tema. Confira!

7 diferentes tipos de sites: principais características e finalidades

Abaixo, selecionamos 7 exemplos de sites com funções e finalidades diferentes entre si. Dessa forma, você terá um leque de opções para definir quais dessas opções melhor se encaixam na estratégia digital do seu negócio.

Conheça cada uma delas!

1. Site institucional

O site institucional funciona como um cartão de visita online da sua empresa. É por meio dele que o negócio se apresenta e se comunica com seu público para despertar credibilidade e demonstrar seus valores.

Esse tipo de site é interessante para qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de serviços, varejo, ONG, órgão público, entidades diversas e por aí vai. 

Dentre as principais informações que deve conter um site institucional, podemos destacar:

  • missão, visão e valores da empresa;
  • serviço de atendimento ao cliente;
  • soluções oferecidas pelo negócio e o impacto delas para o público;
  • ícones com linkagem para redes sociais e outros domínios relevantes, como blog e páginas de projetos.

Além desses elementos essenciais, inserir uma página com nome e bio do time de liderança ou dos sócios do negócio é uma ótima pedida para criar um vínculo mais pessoal e humanizado com o público. Afinal, a identidade da empresa é constituída pelos valores das pessoas que estão por trás.

Assim como qualquer outro site cujo objetivo é estimular a presença digital da marca, o institucional precisa prezar por uma interface intuitiva e atraente para a navegação do usuário. 

Em geral, o menu no topo da interface ou na coluna lateral esquerda do site contém ícones de redirecionamento para as páginas mais importantes, como:

  • Soluções/Produtos
  • Sobre nós
  • Suporte ao Cliente;
  • Missão
  • História da Empresa.

Veja, por exemplo, como a GoDaddy Brasil organiza a informação do site:

No caso, o menu localiza-se junto ao cabeçalho da página. Além dele, outros botões de ação estratégicos são distribuídos para facilitar a navegabilidade do usuário e deixá-lo mais próximo da conversão em lead ou vendas.

No final das contas, esse é um dos tipos de sites fundamentais para criar um vínculo de confiança e credibilidade com o público. Aqui, ele vai conhecer os detalhes da empresa, como sua forma de expressão, valores e principais soluções.

2. Blog

O blog é a solução perfeita para os produtores de conteúdo da internet que desejam levar seu trabalho como jornalista, crítico ou como analista de conhecimentos gerais para o mundo. Entretanto, ele vai muito além.

Trata-se de uma ferramenta-chave em estratégias de marketing de conteúdo. E o que é isso? É um modelo que visa à criação e divulgação de uma série de conteúdos relevantes para a marca, com o objetivo de engajar o público e tornar a empresa mais conhecida.

Nesse sentido, o blog é o veículo perfeito para o lançamento de textos periódicos com temas e questões pertinentes ao universo da marca a fim de fazê-la visível aos consumidores e apresentar as principais soluções vendidas.

O blog é um site simples que apresenta seu conteúdo de forma temporal. Os mais recentes ganham destaque nas páginas principais em detrimento dos mais antigos.

Em geral, eles tanto podem ter um domínio próprio como também podem simplesmente ser uma página do site por meio de um subdomínio.

Dê uma olhadinha na página inicial do blog da GoDaddy Brasil:

Com um cabeçalho semelhante ao do site institucional, aqui vemos os destaques com os artigos mais recentes. 

Há também uma barra de pesquisa para buscar conteúdos mais antigos, além de uma seção do menu com “Artigos por Produto”, que classifica os textos de acordo com os itens anunciados.

Portanto, se você deseja alavancar a presença online da sua marca e torná-la mais conhecida por meio de conteúdos informativos e de qualidade, aposte em um blog. 

Aliás, 56% dos profissionais de marketing apontam que essa ferramenta é uma estratégia bastante efetiva, enquanto 10% dizem que blogs geram os melhores indicadores de ROI, segundo o Hubspot.

3. Loja online

A loja online é um dos tipos de sites mais visitados da internet. E isso está intimamente ligado com o sucesso do e-commerce, principalmente, nos últimos 4 anos. 

De lá para cá, o crescimento da categoria se dá ano após ano e foi intensamente impulsionado pela pandemia da Covid-19.

Só em 2022, o comércio eletrônico teve uma alta de 24% no número de consumidores em relação a 2021 e o faturamento foi de R$ 262 bi, segundo o InfoMoney.

Os principais canais do e-commerce são as redes sociais, os grandes marketplaces e as lojas virtuais com domínio próprio. 

De maneira geral, o destaque de um site para e-commerce são os produtos. Eles são divididos por categorias, em um menu lateral ou superior, para facilitar a vida do usuário. 

Algumas páginas que merecem a atenção são a do Checkout, que é onde o cliente escolhe o método de pagamento e envio para fechar negócio, e o FAQ, que consiste em uma lista de perguntas e respostas comuns dos clientes sobre as regras da loja.

Procure um domínio próprio com a GoDaddy para sua loja virtual e use nossa ferramenta para desenvolver o layout do site e configurar todos os recursos que você precisa, como:

  • catálogo de produtos;
  • plataforma de pagamento;
  • interface;
  • questões de logística e entrega;
  • ferramenta para criação de conteúdo promocional.

Conheça a plataforma da Loja Online da GoDaddy e dispare as vendas do seu e-commerce com um site profissional de verdade!

Veja como criar uma loja virtual de forma simples:

4. Site estático

Vamos falar agora de outra categoria para classificar os tipos de sites: o modelo estático.

Um site estático consiste em um apanhado de páginas já pré-configuradas, sejam arquivos HTML e CSS ou por intermédio de uma ferramenta de criação. Elas são criadas previamente e apresentadas sem variação a qualquer usuário que venha acessar o site.

Apesar de terem páginas passíveis de reconfiguração e atualização, os sites estáticos costumam ser ideais para conteúdos mais simples e fixos, que não precisam de atualizações periódicas. 

Dentre os exemplos de sites estáticos mais famosos, podemos enumerar:

  • landing pages;
  • portfólio de criadores de conteúdos, como redatores e designers;
  • serviços de hospedagem, como o GitHub;
  • frameworks de programação;
  • plataformas de publicação online, como o Médium.

Já para os sites que demandam atualizações mais frequentes do layout e conteúdos das páginas, existe outra categoria, sobre a qual falaremos no próximo tópico.

5. Site dinâmico

Diferentemente do estático, o site dinâmico gera páginas personalizadas em tempo real, de acordo com os comandos do usuário. Essa geração é feita por uma base de dados que usa linguagens de programação diversas, como o JavaScript.

Por exemplo, quando você navega por redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, as informações das páginas são sempre atualizadas em tempo real, conforme as pessoas que você segue e os botões de ação que utiliza.

Lojas online e portais de notícias são outros tipos de sites dinâmicos bem populares na internet. 

Enquanto o site estático é uniforme e homogêneo para todos os usuários que o acessam, o dinâmico oferece uma experiência de navegação muito mais personalizada, de acordo com as necessidades do usuário.

6. Site one-page

O one-page é um dos exemplos de site que mais vem fazendo sucesso nos últimos tempos em virtude da sua simplicidade, elegância e agilidade de carregamento.

Como o nome indica, esse site possui apenas uma página na qual organiza todo o conteúdo necessário. Em um layout cascata, de cima para baixo, o usuário pode navegar por cada seção, que é hierarquizada um após a outra, à medida que se desce o cursor do mouse.

Em vez de navegar pelos ícones do menu e esperar o carregamento de cada página, o site one-page oferece tudo que é necessário em um só lugar. 

Também é possível inserir um sumário ou menu com links âncoras. Ao clicar na seção que deseja ler, o cursor do mouse se move automaticamente até ela para que o usuário não precise passar ponto a ponto por aquilo que não lhe interessa.

Esse modelo de site é interessante para quem busca um estilo mais breve e minimalista. Portanto, webpages que lidam com uma grande quantidade de informações com excesso de conteúdos, como lojas online, devem optar por outros modelos. 

Como criar diferentes tipos de sites para minha empresa?

Aprendeu direitinho quais tipos de sites existem? Escolheu qual deles melhor dialoga com as necessidades da sua marca? Então, vamos colocar a mão na massa!

Para fazer um site, não é necessário ter conhecimentos técnicos iniciais ou avançados de linguagem de programação e desenvolvimento web. Afinal, existem ferramentas completas para facilitar o trabalho e te ajudar nessa jornada.

E engana-se quem pensa que investir em uma plataforma de criação de site não fará um site profissional e que te passe credibilidade. Para colocar uma pedra sobre esse assunto, você precisa conhecer o Criador de Sites da GoDaddy!

Essa ferramenta vai te ajudar a criar um site profissional do zero em pouquíssimo tempo. Basta escolher um template na diversificada biblioteca da plataforma e customizá-lo de acordo com a identidade visual do seu negócio.

Defina cores, fontes tipográficas e tenha acesso a um vasto banco de imagens para deixar o layout das páginas da maneira que desejar.

Nunca foi tão simples e intuitivo construir diversos tipos de sites do zero. Comece gratuitamente agora mesmo e confira com os próprios olhos!