ArtigosCategoria

Como ganhar clientes pelas redes sociais? Guia completo

Tempo de leitura: 13 min
Gunnar Santos

Mais da metade da população mundial (63,9% das pessoas, segundo o Statista) usa redes como Facebook e Instagram. É fácil concluir, portanto, que a empresa que não está na internet deixa dinheiro na mesa. Porém, não basta apenas estar presente. Você precisa saber como atrair clientes pelas redes sociais de forma inteligente.

Ok, e o que significa “de forma inteligente”, então? A resposta está na estratégia. Você precisa saber em quais plataformas seus clientes estão e como alcançá-los. A base de tudo é a jornada de compra, que você vai ver a seguir.

Vamos lá?

Como funciona a jornada de compra do cliente?

A jornada do cliente tem quatro fases bem claras:

  1. Descoberta;
  2. Conhecimento;
  3. Consideração;
  4. Decisão.

Entenda!

Descoberta

Nesta fase, o potencial cliente ainda não reconhece que tem um problema. Ele não está nas redes sociais buscando uma solução, por isso, o conteúdo precisa chamar sua atenção de forma estratégica.

Um vídeo que começa com “você já percebeu como [situação causada pelo problema que sua empresa resolve] pode afetar sua rotina?” tem grande chance de capturar o interesse. É nesse ponto que começa a tomada de consciência — o primeiro passo para identificar a existência de um problema.

Conhecimento

A fase do conhecimento é aquela em que o cliente busca saber mais sobre o problema que descobriu. É o momento em que a curiosidade se transforma em interesse, e o conteúdo precisa oferecer informações claras e relevantes para aprofundar esse entendimento.

Consideração

A pessoa entra na fase de consideração quando quer resolver o problema que descobriu. É nessa etapa que ela compara opções a fim de entender qual a melhor solução para si. A sua parte, portanto, é educá-la e mostrar a expertise da sua empresa em tratar aquele problema.

Decisão

A fase da decisão é quando a pessoa já sabe o que quer e está escolhendo de quem comprar. Se o seu negócio é uma loja de autopeças, por exemplo, e você tem o que ela precisa, é hora de mostrar por que a sua solução é a escolha certa.

Como atrair clientes pelas redes sociais?

O passo a passo para atrair clientes pelas redes sociais inclui:

  1. Identifique seus clientes ideais;
  2. Mostre um problema que sua persona ainda não sabe que tem;
  3. Crie conteúdos valiosos;
  4. Interaja com seus seguidores;
  5. Ofereça a solução gratuitamente;
  6. Foque mais em você do que na concorrência;
  7. Utilize provas sociais para gerar confiança;
  8. Parcerias e collabs.

A seguir, confira o que fazer em cada uma das etapas!

Identifique seus clientes ideais

Um bom ponto de partida para saber quem são seus clientes ideais é criar uma Persona. Busque respostas a questões como:

  • Que idade ele (o cliente ideal) tem e onde mora?
  • Qual seu trabalho e quanto ganha?
  • Que problemas ele enfrenta no dia a dia?
  • Onde ele busca informações na internet?
  • Que linguagem ele usa para se expressar?

Não há uma quantidade máxima de perguntas, assim como não há um questionário definitivo, imutável. Quanto mais você souber sobre quem deseja alcançar, melhor.

Mostre um problema que sua persona ainda não sabe que tem

Muitas pessoas convivem tão naturalmente com situações que nem sabem que se trata de um problema.

Por exemplo: a baixa produtividade no trabalho pode ter relação com o fato da pessoa dormir mal, mas ela ainda não descobriu essa ligação. Então, em vez de você anunciar um produto que melhora a qualidade do sono com a frase “durma melhor com o Produto X”, estimule uma descoberta.

Nesse caso, uma chamada interessante seria “você sabia que x% das pessoas mais bem sucedidas atribuem sua produtividade no trabalho a uma boa noite de sono?”. Viu a diferença? A frase mostra uma consequência que a pessoa talvez não tinha pensado.

Como estamos falando de captar clientes pelas redes sociais, essa chamada pode chegar à pessoa por meio de tráfego pago ou orgânico (recomendado pelo algoritmo), o que nos leva ao tópico seguinte.

Crie conteúdos valiosos

Quem conquista clientes online com consistência segue uma regra simples — e não abre mão dela: entregar valor antes de vender. E como colocar essa estratégia em prática na internet? Criando conteúdo relevante.

Então, se você é nutricionista, ensine uma receita saudável e rápida. Se você é consultor financeiro, mostre como economizar na conta de luz. E se você vende produtos de limpeza automotiva, apresente um dos itens removendo a sujeira que se acumula em todo carro.

Toda rede social quer que o usuário permaneça nela. O algoritmo, então, se encarrega de recomendar conteúdos do gosto da pessoa. É uma tecnologia que sabe muito bem do que nós gostamos e até o que nós temos (quem não tem carro, por exemplo, não recebe conteúdo de cuidados automotivos).

Ao postar conteúdos valiosos, as redes sociais os mostrarão a pessoas que de alguma forma demonstraram interesse pelo tema. E quanto mais elas aprendem com vídeos, carrosséis e textos da sua marca, mais confiam na sua empresa. É assim que você constrói autoridade.

Interaja com seus seguidores

Suas dicas nas redes sociais vão gerar comentários, perguntas e mensagens diretas. E, sim, você precisa responder cada uma das pessoas. As plataformas online são sobre relacionamento. O jogo é sobre interagir, não apenas discursar.

Responda aos comentários, faça perguntas nos posts, crie enquetes e abra caixinhas de perguntas nos stories. A ideia é mostrar que existe uma pessoa real por trás da marca, que a empresa não está nas redes sociais só porque quer conseguir clientes online.

Lembre-se: as pessoas compram de quem conhecem, gostam e confiam.

Ofereça a solução gratuitamente

Sim, gratuitamente. Você não leu errado. Dar algo de graça é uma das melhores formas de ganhar clientes pelas redes sociais, sabe por quê? Porque, ao mostrar como resolver um problema, você prova que domina o assunto, em vez de só dizer que entende.

Imagine um técnico de informática autônomo que tem um canal no YouTube. Ele posta um vídeo de uma hora explicando tudo o que uma pessoa precisa saber para montar um computador do zero e do gosto dela. Além desse valor informacional, o vídeo também é rico em praticidade, já que o profissional, enquanto explica tudo, também monta um computador na hora.

Olha a riqueza para o espectador: ele sabe quais peças terá que comprar, o que considerar na escolha e até por qual etapa começar a montar. Vai dar trabalho? Sim. Mas se é uma pessoa com conhecimento suficiente para fazer tudo sozinha, ela não é a persona deste técnico de informática.

No entanto, aquele vídeo de uma hora mostra para a persona que aquele técnico que ela está prestes a contratar domina o assunto. E cá entre nós: a gente sempre acha que consegue fazer tudo sozinho, até ver a complexidade e pensar “é mais fácil pagar alguém para fazer”.

Quando a persona chega a essa conclusão, que profissional ela vai procurar senão o que ela passou uma hora assistindo e que tem tantos outros conteúdos de qualidade na internet?

Nessa estratégia, você potencializa os resultados se usar o que chamamos de “iscas digitais”. São materiais gratuitos e mais extensos que o conteúdo raso dos perfis. Por exemplo:

  • uma aula online;
  • um e-book com dicas práticas;
  • ferramentas digitais, como planilhas.

A diferença das iscas digitais para os demais conteúdos é que, mesmo gratuitas, só são liberadas após o cliente fornecer algumas informações, como e-mail e número de telefone. Então, quando alguém acessa seu material gratuito, você obtém o contato dela.

Foque mais em você do que na concorrência

Muitos cometem o erro de acompanhar a concorrência de perto com a desculpa de procurar uma brecha, algo que eles não estão notando ou fazendo. Mas de tanto olhar a concorrência, você acaba se tornando uma cópia dela.

Você passa a falar como eles, se posicionar igual e até produzir conteúdos parecidos. O ideal é que você monitore sua concorrência durante apenas alguns dias. Depois, você foca sua empresa, suas soluções e como resolve os problemas dos clientes.

O resultado será uma marca autêntica e vanguardista. Tudo o que o público quer.

Utilize provas sociais para gerar confiança

Provas sociais são recursos poderosíssimos para ganhar clientes pelas redes sociais. São evidências de que outras pessoas já tiveram sucesso com o seu produto ou serviço. Os consumidores são como ovelhas, seguem o rebanho. Em outras palavras, “um cliente chama outro”.

Essa é a força das provas sociais. Você pode vê-las nas redes sociais de empresas nos seguintes formatos:

  • depoimentos de clientes satisfeitos;
  • fotos de antes e depois;
  • números de pessoas atendidas;
  • avaliações e comentários positivos;
  • cases de sucesso detalhados.

É como ter várias pessoas recomendando seu trabalho. Quanto mais provas você mostrar, mais confiança vai gerar. Aqui vai uma dica importante: use números. “Aumentei as vendas do João em 147%” é mais convincente do que “aumentei muito as vendas do João”.

Parcerias e collabs

Procure por pessoas e empresas da sua área e inicie conversas para uma parceria nas redes sociais. Um personal trainer, por exemplo, pode fazer parceria com um nutricionista, enquanto lojas femininas podem colaborar com uma maquiadora.

A lógica é fazer os dois públicos conhecerem os creators dos conteúdos (reels em collab (postados em ambos os perfis), que podem ser:

  • lives conjuntas sobre temas relacionados;
  • reels em collab (postados em ambos os perfis) e
  • sorteios conjuntos (produtos da sua loja + consultoria gratuita do profissional parceiro).

É como ter um amigo te apresentando para o círculo social dele. A credibilidade dele se transfere para você. Uma parceria envolve essa troca de ambos os lados.

Quais as melhores ferramentas para atrair e converter clientes nas redes sociais?

As melhores ferramentas para atrair e converter clientes nas redes sociais incluem:

  • GoDaddy Studio: para criar imagens, vídeos e posts profissionais de forma intuitiva, sem necessidade de experiência em design;
  • ChatGPT: para ajudar na criação de textos;
  • Google Analytics: para ver de onde vêm os visitantes do seu site;
  • Meta Business Suite: para gerenciar sua página no Facebook e seu perfil no Instagram;
  • GoDaddy Airo: para criar seu logotipo e seu site em minutos com IA;
  • Respondi.app: para criar formulários atraentes;
  • Calendly: para seus clientes agendarem reuniões online ou comparecimentos físicos;
  • ShowInBio: para seus clientes escolherem seus produtos diretamente pelo link na sua bio do Instagram.

A seguir, entenda melhor sobre cada uma dessas ferramentas.

GoDaddy Studio

O GoDaddy Studio permite que você crie imagens profissionais para suas redes sociais. É como ter um designer gráfico no seu celular. Você escolhe um modelo pronto (com layout adequado para feed e stories), troca o texto, as cores, adiciona ou remove fotos (muitas também são disponibilizadas pela ferramenta) e em poucos minutos sua imagem fica pronta.

ChatGPT

O ChatGPT é uma inteligência artificial generativa que funciona muito bem para criar textos. Você digita “crie um post sobre exercícios”, por exemplo, e a ferramenta escreve um texto completo. A lógica é a mesma para criar outros formatos, como e-mails e slogans ou para gerar ideias de conteúdo.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta que mostra quantas pessoas visitaram seu site, de onde vieram, as páginas que mais visitaram, o tempo que permaneceram e outros indicadores relevantes.

Meta Business Suite

O Meta Business Suite é a ferramenta que centraliza o controle das suas contas no Facebook e no Instagram. É por meio dele que você programa postagens, responde mensagens e visualiza as métricas de desempenho de cada publicação, como quantidade de curtidas e comentários.

É uma das ferramentas mais usadas para atrair clientes pelas redes sociais simplesmente porque engloba três das Top 4 maiores plataformas em número de usuários, segundo o Special Report Digital 2025, da We Are Social. Confira:

  1. WhatsApp (169 milhões);
  2. YouTube (144 milhões);
  3. Instagram (134,6 milhões);
  4. Facebook (111,3 milhões).

Dessa lista, somente o YouTube não pertence à Meta. Quanto ao WhatsApp, não é possível ler e responder mensagens pelo Meta Business Suite, mas a integração permite que você faça anúncios direcionando o público ao mensageiro.

GoDaddy Airo

O GoDaddy Airo é uma inteligência artificial que cria seu site a partir de algumas perguntas. Você conta sobre seu negócio e, em minutos, a ferramenta cria um portal completo, com textos e imagens, responsivo para visualização em dispositivos móveis, otimizado para SEO e até com logotipo.

Após a criação, você pode alterar os elementos (textos, imagens e cores), mas 90% do trabalho já terá sido feito pela IA… em poucos segundos. É perfeito para quem não tem tanta familiaridade com tecnologia e web design.

Para criar o seu site, você precisará de um domínio (e o ideal é que seja nomedasuaempresa.com.br ou outra extensão popular). Digite o endereço desejado abaixo para verificar a disponibilidade.

Calendly

Pelo Calendly seus clientes veem os horários que você tem disponíveis e agendam reuniões (online ou presenciais) ou serviços. A versão paga permite que você faça cobranças antecipadas, o que é ideal para autônomos como cabeleireiros, tatuadores e manicures.

Funciona de maneira muito simples: você configura seus horários na plataforma, copia o link gerado e disponibiliza para seus clientes. Quando eles agendarem, você recebe um aviso por e-mail e sua agenda do Google atualiza.

Inclusive, seu link é fixo — ou seja, você pode alterar preços, disponibilidade e regras de agendamento sem ter que encaminhar uma nova URL às pessoas (como colocar o endereço na bio do seu Instagram, por exemplo).

ShowInBio

Com o ShowInBio, você não precisa de um site para atrair clientes pelas redes sociais, pois novamente a inteligência artificial surge como uma grande aliada. Em apenas alguns cliques, você cria uma página personalizada, mostra seus produtos, gera descrições automáticas e conta sua história. Depois, é só pegar o link, colocar na bio do Instagram e começar a vender.

Seus visitantes escolhem um produto, clicam e já iniciam uma conversa no WhatsApp para acertar os detalhes. Simples, prático e direto ao ponto. Por mais que não seja uma loja virtual por onde o cliente faz a compra sozinho, o ShowInBio é uma vitrine completa.

Ferramentas para atrair clientes pelas redes sociais

Conseguir clientes online não é sorte. É estratégia, consistência e relacionamento verdadeiro com as pessoas. Ao longo deste artigo, exploramos a importância de uma presença digital forte para atrair clientes pelas redes sociais e nesse contexto as ferramentas têm um papel fundamental.

Uma boa estratégia é utilizar o GoDaddy Studio em conjunto com o GoDaddy ShowInBio, pois são ferramentas que potencializam a atração e a conversão de clientes pelas redes sociais. Comece a trabalhá-las agora mesmo para firmar sua presença no digital.