Entenda como fazer promoções para atrair clientes e fechar mais vendas

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:13 min
Rafael Queiroz Bastos

Vivenciamos hoje um novo cenário no varejo mundial em virtude das mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, é fundamental que os lojistas busquem novas técnicas para fechar mais negócios e lucrar mais. Mas, afinal, como fazer promoções para atrair mais clientes?

Reduzir o preço dos produtos e oferecer condições especiais são ótimas soluções de curto prazo para chamar a atenção do público, mas essas ações não podem ser guiadas pelo desespero. Muito pelo contrário: elas devem ser pensadas com calma e sob uma perspectiva estratégica!

Dessa forma, uma oferta promocional sustentável pode ser eficaz tanto para seus resultados comerciais quanto para os clientes impedidos de comprar por possíveis dificuldades financeiras. 

Além disso, ela transmite ao seu público que a marca está aberta a fazer negócios e disposta a oferecer condições diferenciadas de acordo com o contexto.

Como fazer promoções para atrair clientes?

Primeiramente, é vital entender o que é promoção de vendas. Essa é uma prática confiável e amplamente testada para promover uma marca, impulsionar lucros e fazer as pessoas se sentirem satisfeitas com suas compras. Afinal, todos se sentem especiais quando barganham um bom valor em um produto, não é mesmo?

Feitas de forma inteligente, as promoções podem alavancar em um curto espaço de tempo:

  • o interesse do público;
  • o crescimento da carteira de clientes;
  • e um maior fluxo do estoque de produtos.

Portanto, elas vêm bem a calhar tanto para seus resultados comerciais quanto para a satisfação dos consumidores com a marca.

Por que as promoções são importantes para pequenos negócios?

Aprender como fazer promoções para atrair clientes é fundamental para os pequenos negócios. Nesse sentido, uma oferta estratégica pode ser o ponto de virada de um cliente interessado para aquele totalmente decidido em fechar negócio.

Enfim, as promoções são uma das principais ideias criativas para aumentar as vendas, principalmente quando uma empresa ainda está dando os primeiros passos e buscando seu lugar ao sol em um segmento já bastante concorrido.

Dessa maneira, seu negócio será devidamente promovido e, finalmente, notado pelo público-alvo. Aliás, as promoções são importantes para atrair novos clientes e aumentar seus indicadores de fidelização.

Tratar seus consumidores bem é sempre o melhor movimento para as marcas ganharem terreno e prosperarem no seu segmento. Em especial, os consumidores vão sempre conectá-la ao negócio que os ajudou em um momento de possível dificuldade financeira.

Para complementar, quer saber tudo sobre marketing digital? Confira vídeo abaixo do canal da GoDaddy:

Como fazer uma boa promoção? Dicas para atrair clientes

Se quer saber como fazer uma boa promoção, saiba que você tem que dar descontos ou oferecer recompensas a seus clientes de forma estratégica e garantindo que ambos os lados da negociação sejam beneficiados. Algumas dicas importantes são:

  • não cair em armadilhas ao precificar os produtos;
  • caprichar nos produtos gráficos para ser notado;
  • e contar com um calendário para planejamento de promoções.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas dicas de como fazer promoções para atrair clientes!

Não caia em armadilhas na hora de precificar os produtos

Cuidado na hora de precificar seu produto! Afinal, há uma série de fatores essenciais na avaliação do valor de um produto ou serviço e, como tal, fazer uma oferta com "90% de desconto" ou "Cinco pelo preço de um" pode prejudicar bastante as finanças do seu negócio e comprometer a credibilidade da marca.

A propósito, a partir do momento em que a home page do seu e-commerce conta com o mesmo velho poster de descontos durante o ano inteiro, o cliente não vai cair na sua conversa. 

Portanto, faça campanhas promocionais com moderação e com objetivos estratégicos bem delineados. Isso é favorável tanto para as finanças da empresa quanto para um marketing mais eficaz com o cliente.

Capriche em conteúdos gráficos para ser notado

como fazer promoções para atrair clientes

Convenhamos que não adianta muito realizar uma promoção se ela não for efetivamente divulgada. Nessa linha, é importante tirar um tempo para criar alguns cartazes chamativos e divulgá-lo amplamente.

Veja algumas dicas para artes gráficas promocionais!

  • Seja ousado nas artes gráficas: entretanto, mantenha-se fiel à identidade visual e aos princípios do seu negócio. Esse é provavelmente o momento ideal para usar cores vibrantes e fontes tipográficas mais chamativas.
  • Utilize o movimento para chamar a atenção: vale a pena usar GIFs ou um modelo de vídeo para se destacar nos feeds de mídias sociais das pessoas.
  • Garanta um call-to-action (CTA) claro e objetivo: essa é uma chamada para que o usuário tome alguma decisão específica e seja redirecionado para uma landing page, que é uma página para baixar algum material rico, ver itens promocionais ou simplesmente fechar negócio. O CTA no cartaz precisa ser claro e simples de entender.
  • Crie um sentimento de urgência: a chamada nas artes gráficas precisa transmitir um sentimento de urgência ao consumidor, de modo que ele sinta que não pode ficar de fora e esteja perdendo algo valioso caso não participe da promoção.
  • Evite utilizar sempre o mesmo design para os posters: a presença constante do mesmo layout pode tornar uma chamada invisível para muitos. Logo, tente pelo menos trazer mudanças sutis no design das artes gráficas em momentos distintos, o que transmite a sensação de renovação para o cliente. Além disso, mudar o design de acordo com o canal ou plataforma também é interessante. Por exemplo, evite usar a mesma arte da peça do Instagram no pôster exibido no blog. 

Felizmente, ferramentas como o GoDaddy Studio têm uma diversificada biblioteca de interfaces já prontas e customizáveis para você personalizar conforme as demandas de sua marca e o formato da peça promocional.

Com essa plataforma, você conseguirá criar uma campanha promocional e multicanal com recursos simples e intuitivos. Com as opções de layout e fontes tipográficas do GoDaddy Studio, é possível desenvolver peças gráficas atraentes e profissionais em apenas alguns minutos.

Essa ferramenta tem tudo para fazer sua campanha promocional ganhar destaque junto ao público.‍

Utilize um calendário de marketing para planejamento

O calendário do e-commerce tem diversas datas e temporadas com oportunidades para eventos promocionais. Então, que tal elaborar um planner (ou cronograma) para obter algumas vantagens em datas como Natal, Dia da Mães, Dia dos Pais e Black Friday, dentre outras?

Por exemplo, uma boa queima de estoque em períodos posteriores às festas natalinas ou à Black Friday são ótimas oportunidades para impulsionar a venda de produtos encalhados e oferecer benefícios aos clientes.

Portanto, um calendário para planejamento promocional é fundamental para que seu negócio se prepare adequadamente e de forma estratégica para oferecer as melhores ofertas e descontos e, assim, despertar o interesse do público.

Leia mais: Como um e-commerce pode faturar no Dia dos Namorados?

Crie um linha do tempo

Crie campanhas com uma linha do tempo bem definida para organizar tarefas e objetivos. Algumas questões importantes estão listadas a seguir.

  • Quando a campanha começa e termina?
  • Quais são as diferentes fases da campanha?
  • Quando vou impulsionar anúncios pagos e quanto vou investir neles?

A resposta para essas perguntas oferecerá um quadro mais claro para você seguir, passo a passo.

Monitore as métricas de desempenho

Monitorar indicadores de desempenho e os principais resultados conquistados com a promoção te dará uma noção mais clara do que está indo bem e do que vai mal na campanha. Faça as perguntas elencadas adiante.

  • Qual o objetivo desta campanha?
  • Ela é voltada exclusivamente para queima de estoque?
  • Estamos mais interessados em adquirir novos leads ou fortalecer a retenção de clientes?

Somente com os objetivos e metas claros, será possível ter insights relevantes a partir das métricas e KPIs de desempenho.

Deixe os termos e condições claros

Não seja surpreendido pela reclamação dos clientes ou brechas não percebidas. Por isso, estude e desenvolva com cuidado as condições da campanha promocional e torne os termos claros e públicos para todos os participantes.

Eles podem ser exibidos tanto em posts de mídias sociais como na home do site oficial.

Faça um checklist‍

Antes de publicar a promoção, garanta que você tenha o necessário tanto em produtos, quanto em pessoal e infraestrutura para garantir que as vendas vão sair da melhor maneira possível. 

Exemplos de promoções para atrair clientes

Separamos alguns tipos de promoções para atrair clientes. Confira as informações sobre cada um desses exemplos e escolha qual combina mais com seu negócio! 

Promoções de temporada‍

Especialmente para quem lida com o e-commerce de roupas, as estações do ano são ótimas referências para lançar promoções específicas considerando as tendências de frio e calor. 

No início do verão, por exemplo, realizar uma promoção de queima de estoque com produtos de inverno pode ser uma ótima pedida. 

Em paralelo, há a vantagem de que os consumidores esperam por essas mudanças, então, você já terá um público antenado e procurando por descontos em épocas específicas.

Promoções de feriados e épocas especiais

Outro exemplo interessante de como fazer promoções para atrair clientes é oferecer descontos e condições especiais em feriados ou em épocas especiais do ano. 

Dia dos Pais, Dia das Mães, Semana do Consumidor, Black Friday e Natal são períodos especiais para os quais as marcas devem se planejar com antecedência e com o auxílio de um calendário de marketing.

Além dos eventos mais comuns, existem outros dias específicos que você pode usar a favor da sua marca. 

Para exemplificar, se você tem um e-commerce de itens para academia e exercícios físicos, é interessante usar o dia primeiro de dezembro, que homenageia os educadores físicos, para lançar promoções. 

O aniversário da empresa ou do próprio cliente também são algumas datas a serem exploradas.

Promoções exclusivas

Você trabalhou duro para conquistar os seguidores que tem, logo, vale a pena fazê-los se sentir especiais para reforçar a fidelidade. 

Nunca subestime o poder de marketing de um cliente satisfeito! Por já conhecer os benefícios da sua solução e a qualidade do atendimento, as chances dele voltar a fazer negócio são grandes!

Dessa forma, oferece promoções exclusivas para clientes mais antigos e tenha uma maior probabilidade de interação. Para isso, existem técnicas como o cross-selling, que consiste em uma estratégia de pós-venda para reforçar a experiência do cliente com a marca.

Caso ele tenha comprado, por exemplo, roupas de academia no seu e-commerce, por que não oferecer descontos na compra de tênis e outros acessórios?

imagem promocional para atrair clientes

Cupons de desconto

Que tal intrigar o consumidor com uma série de cupons de desconto para promover seu negócio? Você pode oferecer opções variadas de cupons com descontos que vão de 10% a 50% em produtos selecionados.

Assim, o cliente com certeza ficará intrigado para clicar na chamada e ver quais produtos estão com um preço especial. Quem sabe esse é o dia de sorte dele e encontra um preço camarada para um produto que, a priori, nem estava no radar?

Esse é um dos exemplos de promoções para atrair clientes que mais mexem com a curiosidade do consumidor e que, espontaneamente, cria uma necessidade motivada pela surpresa de um preço mais baixo.‍

Acordos especiais‍

Se você quer aprender como fazer promoções para atrair clientes, por que não preparar acordos especiais em que ambos os lados saem ganhando? 

Você pode oferecer descontos, brindes ou condições bem diferenciadas de compra em troca de um cadastro no site.

Enquanto a marca ganha um lead para receber newsletter e ofertas via e-mail, o consumidor aproveita para adquirir um produto ou serviço em condições imperdíveis. Todo mundo sai ganhando!

Trazer novas pessoas para a carteira de clientes é um dos maiores desafios para pequenos negócios. Porém, com esse tipo de acordo, a marca seduz o consumidor para sua órbita de influência de forma simples. 

Quando o cliente sente que a companhia oferece atenção e atendimento personalizado desde o início, ele fica mais à vontade para voltar a fazer negócio com ela.

“Compre um, leve outro”

“Compre um, leve outro” é outra técnica clássica e muito eficiente. No fim das contas, nada é mais atrativo do que adquirir produtos com descontos relevantes ou até mesmo “de graça”. 

E, quando bem feita, essa estratégia também é muito eficaz em fazer o público ter contato a produtos diversos do catálogo de um comércio. 

Por exemplo, um vendedor de sorvete percebe que o sabor de melancia está fazendo muito sucesso na sua sorveteira. Sendo assim, ele lança uma promoção de “compre um, leve outro” que funciona da seguinte maneira: quem compra um sorvete de melancia, ganha outro sabor de graça.

Com essa promoção, o público que já gosta do sabor de melancia pode dar a opção para um amigo experimentar o sorvete extra de outro sabor. 

Então, não só a sorveteria ganha novos clientes, como também outras variedades de produtos são apresentadas ao público.

Conte com a GoDaddy Studio para criar conteúdos

Um design bonito e profissional evoca diretamente um produto ou serviço de qualidade, não é mesmo? 

Por isso, não perca tempo! Utilize todos os recursos do GoDaddy Studio e aprenda como fazer promoção para atrair clientes com artes incríveis!

Comece gratuitamente agora mesmo!

E o melhor: todas as imagens estão disponíveis como templates editáveis no GoDaddy Studio.