Entenda como funciona uma loja virtual e otimize a gestão do seu negócio

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Você tem ideia de como funciona uma loja virtual? Caso não saiba, já passou da hora de aprender alguns fundamentos básicos de e-commerce, pois ele cada vez mais se mostra não simplesmente como um diferencial, mas uma necessidade para as empresas do varejo.

A transformação digital mudou completamente a forma como lidamos com o comércio, não é mesmo? Cada vez mais o e-commerce desponta como uma realidade incontornável e a lição que os empreendedores recebem é que ficar fora da internet pode ser fatal para seu negócio.

O Brasil, por exemplo, possui uma taxa de crescimento de lojas virtuais de 20,73% ao ano. Essa média é três vezes superior à do resto do mundo, segundo divulga o E-commerce Brasil.

Nada mais natural que essa tendência leve cada vez mais empreendedores a buscar mais informações sobre esse formato de comércio para se adaptar à nova realidade dos mercados mundo afora.

Nesse sentido, muitos devem se perguntar como funciona uma loja virtual e o que eles precisam fazer para conquistar o sucesso esperado. 

Vamos te ensinar nesse conteúdo como lidar com algumas variáveis importantes do e-commerce, como o estoque, a logística e o frete. Ficou curioso? Então acompanhe a gente até o fim!

Como funciona uma loja virtual?

O funcionamento de uma loja virtual não é lá muito diferente daquele de um estabelecimento físico. Afinal, os objetivos são os mesmos, não é verdade? Ambas vão ter que trabalhar com os recursos disponíveis para chamar a atenção do cliente e mostrar como as soluções da marca podem resolver as demandas deles.

Em um caso ou no outro, existe a concorrência, os desafios burocráticos e o planejamento estratégico que a gestão de qualquer loja, virtual ou física, demanda de seus responsáveis.

Entretanto, aprender como funciona um loja virtual força uma atenção especial em três fatores diferenciados:

  • controle de estoque;
  • gestão logística;
  • e a execução do frete.

A união desses três fatores é que faz acontecer o processo de entrega de um produto do balcão da empresa até o cliente destinatário. Vamos falar um pouco individualmente sobre esses três fatores?

Como funciona o estoque de uma loja virtual?

Vamos começar falando do estoque. No mundo digital, ele representa os produtos que estão prontos para serem enviados para os clientes. O controle desses produtos deve ser feito em tempo real para que o cliente não seja frustrado com um item em falta, mas que aparece como disponível no site da empresa.

Dessa forma, a gestão deve ser criteriosa. Se você tem uma loja de sapatos na qual há dois tipos de produtos, o sapato A e o sapato B, a quantidade referente a cada um deles deve estar bem clara para que não ocorram imprevistos.

No caso específico de calçados, é preciso ficar atento ao:

  • tipo;
  • tamanho;
  • cor;
  • e outras especificidades que geram um diferencial para o cliente.

Enquanto as vendas do seu negócio ainda não são muito altas, uma simples planilha do Excel já pode ser o suficiente para fazer a gestão de estoque. Alinhe as demandas de vendas com os pedidos feitos ao seu fornecedor para garantir um giro de estoque eficiente, isso é, sem produtos encalhados ou itens em falta.

Em uma loja virtual, o catálogo de produtos online devem estar automaticamente conectados com os dados de controle de estoque para que as informações e itens expostos sempre estejam atualizados e não gere insatisfação quanto à experiência do cliente.

Como funciona o frete de uma loja virtual?

O frete nada mais é que o processo de envio da mercadoria da empresa para o cliente. O lojista precisa entrar em contato com um frete de sua preferência para calcular despesas que devem influenciar o valor final pago pelo cliente.

Em geral, o valor do frete varia de região para região e com a distância. Dessa forma, de acordo com os dados pessoais do cliente oferecidos no momento da compra, o frete é calculado de forma personalizada.

Como funciona o frete de uma loja virtual que entrega para todo Brasil? Essas marcas normalmente utilizam os Correios ou alguma transportadora privada. Vale a pena avaliar qual dessas opções melhor combinam com seu modelo de negócio e será mais viável financeiramente.

Como funciona a logística de uma loja virtual?

A logística é o ponto mais importante para quem quer aprender como funciona uma loja virtual. Isso acontece porque tanto o frete quanto o estoque são partes constituintes desse todo que é a logística.

Ela representa justamente a capacidade de gerir a produção ou fornecimento dos produtos, passando pelo armazenamento, fechamento da negociação e envio até o endereço do cliente.

Para que não haja imprevistos e contratempos que atrapalhem a experiência de compra do cliente e gere frustração no público, cada setor operacional deve estar bem integrado por um sistema informatizado de dados para que eles funcionem de forma eficiente.

Dessa forma, os dois extremos da cadeia comercial precisam estar bem conectados entre si. Em outras palavras, os dados que aparecem na vitrine da loja virtual devem estar de acordo com a capacidade logística da empresa para que a jornada de compra siga seu fluxo normal e sem maiores obstáculos.

O planejamento de cada etapa desse processo deve ser bem pensado e automatizado para minimizar erros e garantir um fluxo mais natural entre todos os setores da empresa.

Está interessado em criar um e-commerce para implementar esses conhecimentos e bombar nas vendas? Conheça então a plataforma para Loja Online da GoDaddy

Aqui você encontra toda a estrutura necessária para exposição de catálogo de produtos, formas de pagamento e envio simplificado para seus clientes. Comece gratuitamente agora mesmo!