Como Montar Um Calendário Editorial Para Instagram Em 5 Passos

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:8 min
Lívia Bentini

Fazer a gestão de redes sociais não é tarefa fácil. Mapear os assuntos relevantes para o seu público, pensar nos formatos, produzir os conteúdos, publicar, interagir com os seguidores são apenas alguns dos exemplos do que precisa ser feito. Para gerar resultados, é preciso ter bastante planejamento e organização, e é aí que entra o calendário editorial para Instagram.

Essa ferramenta ajuda a ter o controle de tudo o que é feito para a sua conta, dando uma visão geral de toda a estratégia na rede. É uma solução que dá mais dinamismo ao fluxo de trabalho, enriquece o leque de conteúdo que pode ser abordado e garante que todas as ações estão levando aos objetivos da empresa.

Pode parecer complexo montar um calendário editorial, mas neste artigo você vai descobrir que isso é mais simples do que imagina! Continue lendo e aprenda:

  • o que é um calendário editorial?
  • vantagens de montar um calendário editorial para Instagram;
  • passo a passo para montar um calendário editorial para Instagram;

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um documento que organiza toda a produção de conteúdo para a sua empresa em determinado período de tempo, como um ano, um semestre ou trimestre, por exemplo. 

Esse documento reúne tudo o que é divulgado no Instagram, Facebook, blog, Twitter, e-mail marketing e outros canais de comunicação que façam sentido para a sua estratégia de marketing digital.

O ideal é ter um calendário editorial geral, que mostre uma visão de tudo o que é criado para todas essas frentes (site, blog, dentre outros), além de um para cada canal. 

No seu plano de divulgação macro, é preciso ter todos os conteúdos produzidos para todas as redes e como esses conteúdos se relacionam entre si. Assim, você garante que as ações estão alinhadas e levando para os objetivos gerais da sua empresa.

No caso do calendário editorial para Instagram, é interessante mapear: 

  • cada assunto que será abordado;
  • a data e horário de publicação;
  • o formato (story, reels, carrossel, dentre outros);
  • como esse conteúdo está posicionado dentro da jornada do consumidor (topo, meio ou fundo de funil).

Vantagens de montar um calendário editorial para Instagram

Ter a clareza de todos os pontos que comentamos acima é muito importante para evitar erros que podem prejudicar a geração de resultados para a sua empresa, como: 

  • não manter uma frequência de postagens adequada;
  • publicar apenas conteúdo sobre vendas, porque nem todos os usuário estão prontos para comprar;
  • repetir temas;
  • não aproveitar sazonalidades importantes;
  • produzir conteúdos desconexos com o restante da estratégia de comunicação.

Além disso, você pode usar esse planejamento para criar uma espécie de categoria dos conteúdos publicados. 

Por exemplo, segunda-feira é dia de postar um carrossel com dicas, quarta-feira acontece a divulgação de artigos postados no blog e na sexta-feira posts sobre as soluções e produtos que a sua empresa oferece.

Isso é interessante, porque passa previsibilidade e constância para a sua audiência, que já sabe que determinado dia receberá tal tipo de conteúdo.

Passo a passo para montar um calendário editorial para Instagram

Agora que você já sabe das vantagens de criar um calendário editorial para Instagram, está na hora de aprender como é possível colocar essas ideias no papel! Para te ajudar com isso, te mostramos o passo a passo:

1. Entenda o mercado que o seu negócio está inserido

Esse primeiro passo pode parecer muito básico, mas é o ponto de partida para entender quais oportunidades de criação de conteúdo precisam ser contempladas no seu calendário editorial para Instagram.

Para isso, é preciso ter clareza de qual grupo de pessoas se interessam pela sua solução e quais problemas a sua empresa resolve. Fazendo esse estudo, você já começa a criar um esboço de quais temas são relevantes para serem trabalhados nas redes sociais da sua marca.

Neste primeiro momento, também é interessante mapear as sazonalidades importantes para o seu negócio, assim você aproveita as tendências do momento. 

2. Faça um estudo aprofundado da persona

Ter ideias para produção de conteúdo nem sempre é fácil, especialmente quando você está trabalhando num planejamento anual, por exemplo. 

Nessa tarefa, muitas pessoas quebram a cabeça para tentar descobrir o que seria interessante trabalhar, mas esquecem que a resposta para isso está na própria audiência. 

Qualquer estratégia de marketing digital precisa ter uma persona como foco, porque garante que as ações serão, de fato, assertivas para aquele grupo de pessoas que a empresa deseja atingir.

Para entender melhor os assuntos que o seu público gostaria de ser impactado, você pode rodar uma pesquisa por meio do Google Forms, por exemplo. 

Além disso, existem várias ferramentas interessantes, como o Google Trends Brasil, que mostra o interesse dos usuários em determinados assuntos e te ajuda a montar o seu calendário editorial para Instagram.

3. Conheça as dúvidas dos seus clientes

Outra fonte valiosa de assuntos que podem ser trabalhados no calendário editorial para Instagram são as dúvidas dos seus clientes. 

Com essas informações, é possível ter clareza dos pontos que precisam ser explicados para ajudar o público a ter um nível de consciência maior a respeito das suas soluções e das objeções que precisam ser revertidas.

Esses dados também ajudam a compreender melhor todo o processo de decisão que leva até a compra, para que você possa criar conteúdos que conduzam o público por essa jornada.

4. Entenda a jornada da sua persona

Pegando o gancho do passo anterior, é preciso entender cada etapa que uma pessoa passa antes de se tornar um cliente. 

Por exemplo, se a sua empresa é sobre soluções de iluminação para residências, antes de contratar o seu serviço, ele precisa de várias informações. 

Em um primeiro momento, essa pessoa pode não saber a diferença que  um determinado tipo de iluminação faz na decoração do quarto. Então você pode pensar em conteúdos que mostrem que a luz amarela cria um ambiente mais aconchegante.

Após ter consciência dessa solução, é interessante mostrar quais opções de lâmpadas e luminárias são mais indicadas para esse cômodo. Apenas depois de ter esse conhecimento, essa pessoa irá pensar em contratar um projeto de iluminação.

5. Mapeie os temas e planeje os conteúdos

Seguindo todos esses passos você tem insumos suficientes para mapear os assuntos que vão despertar o interesse dos seus seguidores. Agora é hora de distribuir os temas ao longo do ano, de acordo com a frequência de publicação. O ideal é postar todos os dias, pelo menos uma vez.

O seu calendário editorial para Instagram precisa conter as seguintes informações:

  • assunto do post;
  • formato (reels, carrossel, story, dentre outros);
  • data e horário de publicação;
  • classificação de topo, meio ou fundo de funil;
  • dor que soluciona;
  • tipo de CTA (conhecer o seu produto, fazer um teste grátis, ler um artigo no blog, inscrever em um evento, baixar um conteúdo gratuito, comentar etc).

Você pode ainda desdobrar um mesmo tema em posts diferentes para fazer testes de qual formato chama mais atenção e qual horário teve um melhor resultado.

Lembre-se que o calendário editorial não é um documento engessado. É preciso avaliar os resultados das suas postagens para verificar se o planejamento está gerando resultados.

Além disso, é fundamental ficar de olho nas principais tendências do mercado que você está inserido para aproveitar a oportunidade de se posicionar perante o tema.

Conheça o GoDaddy Studio e o Show in Bio

Com todas essas informações organizadas, é hora de tirar as ideias do papel! Uma ferramenta muito útil para produzir posts incríveis para o Instagram é o GoDaddy Studio. Você não precisa ser nenhum mestre do design. A ferramenta conta com milhares de templates personalizáveis.

Para tornar a sua vida ainda mais prática, você pode usar o aplicativo através do celular ou computador. Faça um teste grátis do GoDaddy Studio e descubra recursos poderosos para impulsionar a sua marca no Instagram!

Além disso, você também precisa conhecer a solução Show in Bio para impulsionar o potencial de conversão em vendas do Instagram do seu negócio.

Essa ferramenta disponibiliza um link com acesso a uma vitrine virtual do seu negócio para ser exposto na bio do Instagram comercial. 

Dessa forma, ao entrar no perfil da rede social da marca e clicar no link, o usuário será redirecionado para um uma pequena vitrine com as fotos, preços e descrições dos produtos da sua empresa.

Não é incrível? Conheça o Show in Bio e conecte os clientes aos seus produtos com apenas um clique!