Estúdio de Criação do Facebook: como usar? Passo a passo

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Amanda Britto

Você que é administrador de perfis corporativos nas redes sociais, provavelmente já ouviu falar do estúdio de criação do Facebook e Instagram, certo? Essa ferramenta contém inúmeras funcionalidades que ajudam a gerenciar as contas de maneira eficiente.

Por isso, se você quer otimizar suas demandas nas redes sociais e garantir excelentes resultados, é importante entender como essa plataforma pode te ajudar e, principalmente, saber como utilizá-la da maneira correta.

Mas fica tranquilo que não tem nada muito complexo. Neste artigo, você verá mais detalhes sobre o que é o estúdio de criação do Facebook e como usá-lo. Além disso, ficará por dentro do passo a passo para trabalhar com esse recurso nas suas publicações. Continue a leitura!

O que é o Estúdio de Criação do Facebook e Instagram?

O estúdio de criação do Facebook e Instagram é uma plataforma criada para ajudar empresas a montarem anúncios e postagens criativas e eficientes. Para isso, inclui recursos de design e edição de imagens, vídeos e animações, além de funcionalidades para o gerenciamento de anúncios e análises de desempenho.

O Estúdio de Criação do Facebook também fornece ideias e inspiração para criar conteúdo envolvente

É uma ferramenta útil para aumentar a eficácia das campanhas publicitárias e melhorar a presença online de empresas e criadores de conteúdo no Facebook.

A plataforma está disponível nas versões web, IOS e Android que permite a gestão de contas corporativas das redes sociais. Por meio dela é possível ter controle sobre diversos fatores dos seus perfis, como o agendamento de posts, por exemplo. 

Quais são as funcionalidades do estúdio de criação do Facebook e Instagram? 

Na lista de atividades que pode ser feitas dentro do Estúdio de criação facebook estão:

  • criar e editar imagens, vídeos e animações, incluindo a produção de conteúdos para reels e stories;
  • publicação e agendamento de publicações;
  • criação e gerenciamento de anúncios, ajudando na segmentação das campanhas e no controle do orçamento;
  • enviar mensagens aos seus seguidores e comentar nas publicações;
  • acompanhamento de desempenho dos anúncios e insights para melhorias;
  • aviso de oportunidades de monetização para mídias pagas;
  • disponibilização da biblioteca de conteúdo para consulta e edição;
  • verificação de plágio de conteúdo e mais.

São muitos recursos úteis, não é mesmo? Essa variedade de opções contribui bastante para uma administração eficiente dos perfis do Facebook e Instagram, reunindo diversas funcionalidades de gerenciamento em um único lugar.

Agora que você já viu o que o Estúdio de Criação Facebook pode fazer para melhorar as publicações do seu negócio, é importante saber como acessá-la. Vamos lá!

Como entrar no Estúdio de criação do Facebook?

O primeiro passo é acessar o estúdio de criação do Facebook através do seu perfil comercial. Simples! Como adicionar a conta do Instagram no estúdio de criação? Entenda, a seguir!

Como usar o estúdio de criação do Facebook para postar no Instagram?

Para usar o Estúdio de criação Facebook para postar no Instagram vincule as redes e:

  • selecione o ícone do Instagram na parte superior da tela e clique em “Conectar sua conta”;
  • clique em “Contas do Instagram”, no menu lateral esquerdo;
  • clique em “Adicionar contas do Instagram”;
  • Faça o login com o seu perfil.

Prontinho! Agora você já terá acesso aos recursos da ferramenta e poderá iniciar um gerenciamento mais adequado para elas.

Como agendar as publicações no estúdio de criação do Facebook e Instagram? 

O principal recurso do Estúdio de criação do Facebook e Instagram é o agendamento de publicações. 

Ele é essencial para garantir uma boa organização durante a realização dessa tarefa, contribuindo para que o administrador não esqueça de realizar um post importante ou atrasá-lo. Para isso, é preciso saber utilizá-la corretamente. Confira.

Agendamento no Facebook 

Você pode realizar o agendamento das publicações do Facebook em apenas quatro passos simples:

  1. após acessar a ferramenta, clique em “Publique Algo”;
  2. em seguida, insira o texto e imagem da sua publicação na janela que irá aparecer;
  3. clique na seta localizada ao lado do botão “Publicar” e selecione a opção “Agendar”;
  4. escolha o dia e horário que você deseja publicar seu conteúdo e clique em “Programar”.

Caso seja necessário alterar alguma informação nas publicações futuramente, você poderá acessá-las em sua Biblioteca de Conteúdo. Ali, você encontra todos os posts que você agendou na plataforma.

Agendamento no Instagram 

Para fazer o agendamento das publicações no Instagram também é bastante prático. As instruções são muito parecidas com o passo a passo para programar os posts no Facebook. Basta seguir os direcionamentos abaixo:

  1. após acessar a ferramenta, selecione o ícone do Instagram na parte superior da tela;
  2. clique no botão “Criar Publicação” e selecione “Feed do Instagram” ou “Reels, dependendo do lugar no qual você deseja que a publicação seja postada;
  3. insira o texto e a imagem da sua publicação;
  4. clique na seta localizada ao lado de “Publicar” e selecione a opção “Agendar”;
  5. escolha o dia e horário da publicação e clique em “Programar”.

Além disso, você ainda tem a opção de selecionar, no final da página, a opção para postar sua publicação no Facebook também.

Agora é só esperar chegar o dia agendado que a publicação será feita de maneira automática e você não terá que se preocupar com isso.

Como programar reels pelo estúdio de criação?

Outra função mais recente do Estúdio de Criação do Facebook, é a possibilidade de criar e programar o Facebook Reels no desktop. Agora, além de usar o smartphone para produzir seu conteúdo em vídeo, é possível criar, editar, publicar e agendar esses vídeos no seu navegador da web pelo Estúdio de Criação. 

A ferramenta também permite que você corte seus vídeos mais longos para transformá-los em Facebook Reels e ainda oferece uma série de ferramentas de áudio, por exemplo, a sobreposição de voz para as suas gravações.

Para ter acesso a essas funcionalidades, você só precisa seguir o mesmo caminho da programação de publicações de imagem. Super simples, prático e na mesma ferramenta.

Como o GoDaddy Studio pode ajudar com as publicações no Facebook e Instagram? 

Para te ajudar a ter mais sucesso nas redes sociais, a GoDaddy oferece uma ferramenta para você criar os melhores designs para os posts das suas contas: GoDaddy Studio. 

Você não precisa ter conhecimentos de design. Com ela você pode criar conteúdos criativos, personalizados e atrativos para as redes sociais do seu negócio, de maneira prática e rápida. Afinal, uma publicação esteticamente agradável faz toda a diferença para chamar a atenção das pessoas e se destacar da concorrência.

Não perca mais tempo e comece já a utilizar o GoDaddy Studio para impulsionar sua marca nas redes.