Como fazer gestão de redes sociais? 7 etapas para aplicar

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:14 min
Amanda Britto

Fazer uma gestão de redes sociais eficiente é essencial para que você alcance um bom retorno sobre investimento em relação às ações de marketing e vendas que usam esses canais. 

Afinal, esse gerenciamento não está atrelado apenas a criação dos canais de comunicação e a publicação constante de conteúdo ou anúncios, mas também à qualidade desse material e o quanto ele se comunica com o cliente ideal da marca. 

Já um plano de ação incompleto é a razão para campanhas que não impactam o fluxo de caixa das empresas, gerando desmotivação do time de vendas e dúvidas sobre a eficácia dessas estratégias. 

Entretanto, fato é que criar e manter uma boa presença digital não é mais um diferencial, mas uma obrigação de toda empresa que deseja se manter relevante para o mercado e competir pelos compradores que estão presentes nele. 

Afinal, segundo o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer, no Brasil existem 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, representando quase 80% da população do nosso país, que passam em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando nessas plataformas.

Ou seja, se você quer chamar a atenção dessas pessoas, é essencial que você também esteja nesses canais.

O que é a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais é um trabalho de planejamento, criação, publicação e análise de conteúdo para promover a marca, aumentar a conscientização do público sobre a solução, interagir com os seguidores e alcançar objetivos de negócios específicos em canais como Facebook, Twitter, Tik Tok, Instagram, LinkedIn e outros. 

Ou seja, é muito mais do que apenas criar um perfil e publicar conteúdo promocional. 

Entretanto, é comum vermos empresas que usam, por exemplo, o Instagram como uma grande vitrine ou um grande espaço de outdoor.

O problema disso é que esse tipo de conteúdo não geram engajamento e não estimula os usuários das redes a manter o contato com a marca. 

As redes sociais são locais de interação, troca de informação, engajamento e relevância

Para conquistar tudo isso elementos como conteúdo relevante e alinhado à persona da sua marca, são imprescindíveis. 

Além disso, o gerenciamento de redes sociais envolve outros fatores como:

  • monitoramento dos comentários e menções sobre a marca nas redes sociais;
  • identificação de assuntos em alta e que podem funcionar como uma oportunidades de engajamento;
  • criação de anúncios pagos e segmentados;
  • análise de resultados e indicadores;
  • ações de melhoria contínua para melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

Em suma, ter proximidade com o seu público é essencial para o crescimento da marca. Por conta disso, fazer uma boa gestão de redes sociais deve ser uma das prioridades do seu negócio.

Como fazer gestão de redes sociais?

Para fazer a gestão de redes sociais é preciso:

  • entender a persona do comprador;
  • definir seus objetivos;
  • organizar um calendário e fazer postagens relevantes;
  • responder e interagir com usuários;
  • implementar anúncios pagos;
  • atualizar o plano da ação constantemente;
  • analisar dados e fazer adaptações.

A seguir, explicamos detalhadamente cada etapa da gestão. Confira!

1. Entender a persona do comprador

O primeiro passo de qualquer plano de ação de marketing é compreender qual é o perfil de cliente ideal da sua empresa. 

Isso vai definir a linguagem das postagens, o teor do conteúdo e até o tipo de rede social em que você vai estabelecer sua presença.

Leia mais em: Personas — Saiba Como a Definição de Personas Pode Ajudar suas Vendas

2. Definir seus objetivos

A gestão de redes sociais começa com a criação de uma estratégia que define os objetivos de negócios, identifica o público-alvo e escolhe as plataformas de mídia social apropriadas.

Pondere sobre o papel das redes sociais dentro do funil de vendas da sua empresa, de maneira geral, as ações que envolvem essas plataformas estão atreladas a atração de usuários para os demais canais da empresa, por exemplo, para o e-commerce. 

Além disso, também funciona muito bem para a manutenção do relacionamento do cliente com a empresa no pós-venda.

Por isso, tenha em mente quais são os seus objetivos e crie ações que ajudem você a alcançá-los. 

Lembre-se que, em uma loja virtual, por exemplo, as redes sociais não são as únicas responsáveis por suas vendas, na verdade, a função delas é levar usuários ao site. 

Logo, aumentar as taxas de conversão depende, entre outras coisas, da experiência que você vai oferecer ao usuário dentro da sua loja.

Ao entender os objetivos de cada canal e de cada ação de marketing, você é capaz de medir melhor seus resultados. 

3. Organizar um calendário e fazer postagens relevantes

A gestão de redes sociais envolve a criação de conteúdo relevante e envolvente, como postagens, imagens e vídeos.

Isso significa oferecer informações de valor, para o usuário e não apenas publicidade, ofertas e promoções. 

Para descobrir o que é um material interessante para seus potenciais compradores, é preciso conhecer a persona, suas dores, necessidades e desejos. 

A partir disso, é preciso desenvolver posts que respondam às suas dúvidas, eliminem objeções e despertem o interesse do cliente pelo item ou serviço.

Uma maneira eficiente de organizar o conteúdo da empresa é criando um calendário de publicações.

Leia também: Como Montar Um Calendário Editorial Para Instagram Em 5 Passos

4. Responder e interagir com usuários

Uma publicação em uma rede social não é como um anúncio de revista em que o comprador acessa a sua mensagem e não fala mais nada!

Ao contrário, dentro dessas plataformas é essencial que você estimule seus seguidores a responderem suas publicações e interajam com você. Ao fazer isso, respondem a todos os comentários e mensagens em particular, com velocidade! 

Não tem nada pior do que entrar em um perfil no Instagram e ver que a empresa não responde às pessoas que interagem com ela. Isso é péssimo para a sua imagem e para a jornada do cliente.

5. Implementar anúncios pagos

A gestão de redes sociais não pode ignorar o uso de anúncios para atingir públicos específicos e impulsionar o envolvimento com a marca.

Afinal, por meio das campanhas dentro dessas plataformas você pode segmentar o perfil de usuário que vai ser impactado por sua ação, o que aumenta a chance de sucesso da estratégia, contribuindo para o aumento do retorno sobre investimento e redução do custo de aquisição por cliente. 

Para aprender como começar a criar a sua campanha online, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo, com dicas super práticas! 

6. Atualizar o plano da ação constantemente

O plano de ação deve ser atualizado constantemente para que você esteja antenado nos novos formatos de conteúdo disponíveis, nas novas estratégias de anúncios.

Um plano de ação não pode ser rígido, ele deve ser flexível e se adaptar às mudanças de comportamento dos seus clientes e às novidades do marketing, ok?

7. Análise de dados

Uma das formas de tomar decisões sobre mudanças relacionadas à gestão de redes sociais é usando dados e indicadores que as próprias mídias oferecem para você.

Isso é essencial para você identificar conteúdos que fazem mais, ou menos, sucesso, anúncios que estão performando melhor, públicos que interagem mais com seus posts e mais. 

Em suma, a análise de dados é essencial para o gerenciamento de redes sociais, afinal, acompanha o desempenho das campanhas de mídia social e te ajuda a ajustar a estratégia de acordo com os resultados.

O que faz um gestor de redes sociais?

Um gestor de redes sociais é responsável por:

  • gerir a presença online de uma empresa;
  • desenvolver estratégias;
  • implementar técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais;
  • escolher as plataformas mais adequadas;
  • direcionar e definir com a equipe o calendário de publicação;
  • avaliar o conteúdo;
  • definir estratégia de anúncios;
  • fazer a análise de dados e tomar decisões. 

Em resumo, um gestor de redes sociais é responsável por criar e implementar estratégias de mídia social, que tenham como base o perfil de cliente ideal e os objetivos da empresa. 

Também é dele a responsabilidade de acompanhar os resultados e direcionar ações em busca de melhores resultados de forma contínua. 

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

Na lista de razões para fazer uma boa gestão de redes sociais na sua empresa estão as vantagens que esse tipo de ação oferece, como:

  • aumentar a autoridade da marca;
  • melhorar a proximidade com o público;
  • fidelizar clientes;
  • estabelecer o posicionamento da marca;
  • apresentar oportunidades exclusivas.

Você sabia que as mídias são capazes de influenciar as pessoas e aumentar o número de vendas

Isso ocorre porque uma boa gestão de redes sociais tem como objetivo aumentar a autoridade da marca e gerar identificação com o público, fazendo com que os seguidores percebam a importância do seu produto.

Segundo dados de 2020 do Centro Regional de Estudos do Brasil, 78% das empresas brasileiras possuem algum perfil em pelo menos uma rede social, enquanto 57% usam as mídias exclusivamente para fazer vendas.

Por outro lado, o Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) divulgou que 85% das pessoas usam o Instagram como meio para descobrir novos produtos, enquanto 83% afirma já ter decidido fazer alguma compra em um e-commerce depois de visualizar seu perfil.

Mulher usando o smartphone para acessar as redes sociais. 

Diante desses números, confira, a seguir, alguns dos benefícios de investir em um bom gerenciamento de redes sociais. 

Proximidade com o público

Aproveite o espaço para conversar com seus seguidores. Responda aos seus comentários e mostre-se aberto para receber críticas e sugestões.

Aliás, os canais sociais são muito mais práticos para o público tirar dúvidas. Então, caso alguém queira fazer perguntas, ofereça um suporte que seja bem mais rápido que a conversa por chats ou e-mail.

Fidelização dos clientes

O que faz com que as pessoas comprem de você e não dos seus concorrentes? Uma ótima gestão de redes sociais!

Mais do que a qualidade do produto em si, a forma como você se relaciona com o público também impacta diretamente na decisão de compra — principalmente para aqueles que já adquiriram o seu produto.

A ideia é que seus clientes sigam você nas redes sociais e possam entrar em contato com a marca de maneira frequente. Vendo os posts e interagindo com eles, eles não buscarão os concorrentes se tiverem uma conexão especial com você.

Posicionamento da marca

O consumo consciente está se tornando cada vez mais importante para os compradores. Isso significa que a forma como as empresas se posicionam em relação a determinados assuntos é um fator decisivo para comprar ou não.

É claro que o posicionamento vai depender do tipo de público que você atrai e o segmento de trabalho no qual atua, mas considere compartilhar os valores do seu negócio e deixar explícito se apoia alguma causa — seja ela social, ambiental, entre outras.

Oportunidades exclusivas

Mostre ao seu público que existe muita vantagem em te seguir nas redes sociais oferecendo algumas oportunidades únicas.

Você pode lançar promoções e cupons de descontos sem anunciar no site, de modo que somente quem te segue irá aproveitar — e deixe claro essa situação de exclusividade.

Quer começar a sua gestão de redes sociais? Então adquira agora mesmo o Pacote Marketing Digital da GoDaddy e aprimore suas técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais!

Pacote Marketing Digital: sua solução para a gestão de redes sociais e otimização de site 

Ter uma marca não significa, necessariamente, saber como atrair o público. Portanto, na hora de criar postagens e gerar engajamento, pode ser difícil criar artes e imagens que tenham aparência profissional e passem maior credibilidade.

É por conta dessa dificuldade, inclusive, que muitas empresas acabam negligenciando a gestão de redes sociais. Pensando nisso, a GoDaddy criou o Pacote Marketing Digital, com tudo o que você precisa para organizar as mídias e criar posts para os seus perfis.

Alguns dos recursos oferecidos pela ferramenta são:

  • sistema para criar conteúdo da marca;
  • análise de dados;
  • planejamento e agendamento;
  • gerenciamento em um só lugar;
  • envio de e-mails;
  • otimização de site.

Criador de conteúdo da marca

Se a dificuldade é fazer postagens que tenham aparência profissional, esse problema será solucionado com o uso do criador de conteúdo da marca. 

A ferramenta da GoDaddy oferece modelos de imagens pré-moldadas, de modo que você tem a possibilidade de usá-los e modificá-los de acordo com seu gosto — e com a identidade visual do seu negócio.

Análise de dados

O quanto de engajamento aquela postagem gerou? É possível saber essa informação com o uso do Pacote Marketing Digital. 

No seu painel, você poderá visualizar comentários, curtidas e compartilhamentos. Lembrando que essas são métricas importantes para a gestão de redes sociais, ao ajudarem a entender o que está funcionando para o seu público e o que não.

Planejamento e agendamento

Às vezes é cansativo pular de site em site para publicar as postagens, não é mesmo? Porém, a ferramenta permite que você faça agendamentos a partir de um lugar só — assim como toda a parte de gerenciamento.

Aliás, também é possível interagir com o seu público e verificar o desempenho sem sair da mesma página.

Gerenciamento em um só lugar

A gestão de redes sociais não é a única tarefa que deve ser feita para aumentar o engajamento da marca — e a GoDaddy sabe disso. 

Para deixar a organização da comunicação mais otimizada, é possível fazer o gerenciamento em um só lugar.

Então, outras funções que você encontrará no painel são atualizações de listas e e-mail marketing.

O painel multifuncional ainda mostra métricas que permitem a criação de um plano de ações conciso, personalizado e baseado em dados. Assim, fica muito mais fácil crescer, não é mesmo?

Envio de e-mails

Ainda falando de e-mail, caso você queira realizar campanhas de e-mail marketing, a plataforma permite o disparo de até 25 mil mensagens por mês.

Essa é uma excelente estratégia para nutrir os leads que em algum momento forneceram os dados a você, mas ainda não realizaram nenhuma compra. 

O mesmo serve para fidelizar clientes que já obtiveram seu produto — assim, quando precisarem novamente, irão buscar o seu serviço.

Otimização de site

Embora a gestão de redes sociais seja importante para o seu negócio, lembre-se da importância de ter um site próprio para:

  • reunir as informações de produtos e serviços;
  • criar um espaço para o cliente entrar em contato.
  • oferecer mais um canal de compra e venda.

O pacote de marketing digital vem integrado com o criador de sites da GoDaddy

Isso significa que, além de criar e personalizar seu site, você conta com a opção de fazer a otimização das páginas. Ou seja, para torná-lo mais atrativo para as ferramentas de busca.

Dessa forma, você começará a aparecer em resultados orgânicos de pesquisas que seus clientes em potencial irão fazer e, consequentemente, chegar a mais pessoas.

São muitas vantagens para você deixar passar, certo? Então, não espere mais, experimente Pacote de Marketing Digital agora mesmo e atraia mais clientes com um conteúdo de marketing inovador.