5 tipos de malware mais perigosos para seu site

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Proteger o seu site de todos os tipos de malware é essencial para garantir uma experiência muito mais agradável para o seu público e, é claro, tornar o seu negócio mais rentável. 

Afinal, se contar com uma plataforma segura e passar credibilidade aos seus visitantes, elevará as chances de compra — em casos de loja online — ou de negociações bem feitas — quando seu site oferta produtos ou serviços, mas sem a venda direta.

O que é malware? 

Malware é um software capaz de se infiltrar em um sistema para roubar ou danificar dados. O termo é a junção de parte de duas palavras — malicious software —, para sinalizar, em sua tradução, que é uma aplicação maliciosa.

Ou seja, este tipo de programa é destinado a prejudicar de alguma forma computadores e sistemas. 

Como o nome já indica, ele o faz de maneira maliciosa, conduzindo as pessoas a interagirem com o software sem saber que irão se prejudicar com o contato — que pode ser clicar em um link, baixar um programa, abrir um arquivo do e-mail, entre outras possibilidades.

De maneira geral, o malware é um software como qualquer outro, mas ele traz em sua estrutura um código malicioso específico que é projetado pelo hacker para realizar uma função específica.

A maioria deles também tem uma conexão com um servidor remoto, o que possibilita ao criminoso enviar comandos e consultar informações no sistema ou dispositivo invadido.

O malware pode atacar tanto um computador, quanto um dispositivo móvel, redes de conexão ou um sistema sem o consentimento do usuário.

Dentre os principais problemas que um malware pode gerar, podemos listar:

  • lentidão, problemas de carregamento e mau processamento geral do sistema;
  • exposição de dados pessoais, como números de identidade, senhas e informações bancárias;
  • disparo automático de spams com efeito bola de neve que leva outras pessoas a também se contaminarem.

Geralmente podemos classificar os tipos de malware de acordo com as funções do arquivo malicioso. Vamos falar um pouco mais sobre isso!

Quais são os tipos de malware?

Listamos abaixo cinco tipos de malware bem comuns e perigosos para você conhecer e ficar atento a fim de não contaminar sua máquina e até mesmo seu site. Veja:

Vírus

O vírus funciona dentro de um sistema como funciona em nosso organismo, espalhando-se e contaminando os espaços pelos quais passa. Assim, ao se instalar em uma máquina, atinge arquivos e consegue até mesmo modificá-los e danificá-los. Este malware utiliza a internet a seu favor para se disseminar e prejudicar mais sistemas.

Spywares

Este é um dos mais perigosos tipos de malwares, pois ele se instala em um sistema para coletar informações. Funciona como um verdadeiro espião e rouba dados importantes que, por consequência, podem ser utilizados de forma maliciosa.

Lojas online que não possuem selos de segurança estão vulneráveis a ataques de aplicações como essa, deixando os clientes sem proteção alguma.

Worms

Esse é um dos tipos de malware que se multiplica sem a necessidade de ter um arquivo hospedeiro. Portanto, ele se manifesta diferentemente dos vírus e podem causar muitos problemas em redes de computadores que levam à congestionamento e malefícios à produtividade dos sistemas.

Esse arquivo se espalha de forma autônoma por meio de redes de computadores, o que propicia sua capacidade de se espalhar em diversos alvos em larga escala.

 Adware

Você já deve ter passado pela situação de enviar inúmeros anúncios comerciais para várias pessoas sem perceber. Caso não tenha vivido isso ainda, com certeza já viu alguém passando por essa situação.

Esse mecanismo invasivo de fazer publicidade automática sem o consentimento da pessoa é produto de um adware.

Além da divulgação de anúncios para gerar receita aos cibercriminosos, a maioria dos adwares também possuem sistema de rastreamento de dados para usurpar informações sensíveis das vítimas.

Ransomware

O ransomware é recente e, nos últimos anos, tem agido de forma intensa. Ele bloqueia um sistema por completo, funcionando como um “sequestro de informações”. 

Dessa forma, o malware age intencionalmente no roubo de dados para negociar com os seus proprietários uma espécie de “resgate”.

Como remover malware do seu site?

Além de se preocupar com o seus próprios dispositivos e sistemas, também é preciso pensar na importância de proteger sua casa digital para deixar tanto suas informações quanto os dados do seu público mais seguros. 

Afinal, como os malwares se espalham pela internet, suas páginas online, se não estiverem protegidas, podem ser canais de transmissão.

Para impedir que isso aconteça, que tal contar com o apoio da GoDaddy? Nosso serviço de segurança online pode ser seu novo aliado!

As soluções da GoDaddy contam com Firewall, remoção de malware, varreduras, Certificado SSL, backup periódico de dados e mais uma série de benefícios para garantir que seu site vai ficar realmente seguro.

Isso é fundamental para a reputação e credibilidade de qualquer página na internet. Portanto, se você conta com um negócio digital, pense com carinho em medidas de proteção contra todos os tipos de malware e outros cibercrimes para garantir a tranquilidade não só do seu negócio, mas também de seus clientes.

Não deixe para depois, aproveite e veja os passos para tornar seu site mais seguro.