Meta-Description — Qual a Importância Delas para o seu Ranqueamento?

ArtigosCategory
4 min read
Bruna Diniz

Em suas estratégias para o seu site ou blog, qual o nível de importância dado à meta-description? Quem trabalha com otimização de páginas on-line (SEO) sabe o quanto a descrição é fundamental para o usuário e, também, para os motores de busca. Mas o que explica isso? Neste conteúdo, vamos responder essa questão. 

Confira todos os detalhes e o mais importante: aproveite as informações para melhorar os seus esforços. Afinal, quanto mais esforços, mais fácil fica rankear nos resultados de busca do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Aproveite!

O que é que e qual a necessidade da meta description?

A meta description, basicamente, é a descrição de uma página virtual, pertencente a um site institucional, blog ou e-commerce. O “resumo” serve para dar uma prévia do conteúdo abordado dentro da página e, dessa forma, para atrair o usuário.

Quando há a adequação necessária, os mecanismos de busca dão relevância para as páginas e, consequentemente, para o site como um todo. Ou seja, é um ponto a mais para você conseguir rankear nos resultados do Google, Bing, Yahoo, Ask.com e afins. 

Onde a meta description aparece?

Todo mundo que usa os sites de busca, sem dúvidas, já de depararam com uma meta description. Isso porque essa parte aparece logo abaixo da meta title (título da página). Veja um exemplo: 

A descrição é justamente o que está escrito abaixo da URL (endereço virtual) da GoDaddy. Percebe que, apesar de breve, as frases explicam exatamente do que o usuário pode encontrar nessa página? Além disso, de como ele pode contratar os serviços da líder global? 

Só essa clareza e objetividade já é um passo muito importante para informar e orientar o usuário. Se você também deseja fazer meta-descriptions tão boas quanto, veja alguns cuidados específicos: 

Sem rodeios, vá direto ao assunto!

De cara, deixe claro o que a pessoa pode encontrar na página. É preciso sempre lembrar que, no meio digital, o tempo das pessoas é ainda mais curto. Então, todas as informações e serviços precisam ser dinâmicos. Além do mais, vale lembrar que a description é breve, então, o melhor é direto ao ponto mesmo. 

Cuidado com o tamanho da descrição

Por falar na brevidade, lembre-se sempre que as SERPs (páginas de resultado dos motores de busca) estabelecem um limite para a description. 

Mas como saber se o que você criou está dentro do padrão? Existem alguns sites que funcionam como simulador de SERP, entre eles, o SERPsim.com e o SERPsimulator.com. 

Assim, você só precisa copiar e colar a meta-description pretendida no campo certo de um desses sites e verificar se ela aparecerá na íntegra. Além disso, também é possível testar o título das páginas e as URLs. 

Atenção à sua persona

A definição de quem é a persona da sua marca é sempre muito importante. Para fazer cada meta-description, isso não é diferente. Então, tenha a clareza de quais são os objetivos e, principalmente, as “dores” que acompanham ou compram do seu site.

Logo na descrição, você não só pode como deve colocar os principais objetivos para os usuários, por exemplo: agilidade dos serviços, preços chamativos, variedade de produtos, etc. 

Aposte nas técnicas de copywriting

O copywriting é uma forma de escrita focada na persuasão, para isso, utiliza gatilhos mentais. Assim, fica mais fácil convencer o usuário a fazer uma ação específica. Isso também é muito válido na hora de criar suas metas-descriptions. Já os gatilhos possíveis são os de:

  • escassez; 
  • urgência; 
  • autoridade;
  • prova social; 
  • novidade;
  • antecipação;
  • entre outros.  

Outros lugares onde a meta-description aparece?

Vale dizer que a meta-description também pode aparecer em outros locais, por, exemplo, na home de um blog, onde ficam os últimos posts com seus respectivos títulos e fotos. Tudo depende bastante do tipo e da configuração da página. 

Independentemente do caso, siga todas as dicas deste post e faça as melhores metas-descriptions que o seu público já viu! 

Gostou das nossas sugestões? Aproveite para conhecer as soluções digitais da GoDaddy para criar a sua casa na web e, também, para espalhar suas ideias por meio do marketing digital! 

Para mais conteúdos como este, continue aqui no blog da GoDaddy!