[Guia] O que é domínio de e-mail? Veja como criar um e-mail personalizado com domínio

ArtigosCategory
10 min read
Carina Xavier

Muitos empreendedores não sabem o que é domínio de e-mail e, consequentemente, não entendem a sua importância para a credibilidade e imagem de sua empresa. Em poucas palavras, ele é o nome que vem logo após @, presente em todo e qualquer conta de correio eletrônico.

Você com certeza possui uma conta ou já ouviu falar de Gmail, Hotmail, Yahoo como figurinha carimbada em vários endereços por aí afora. Geralmente gratuitos, eles são conhecidos como domínios de e-mails privados. Sendo assim, eles não são o foco do nosso conteúdo.

Muito pelo contrário: nós queremos enfatizar justamente a relevância de marcas que utilizam o e-mail marketing para interagir com seu público mudarem para endereço profissional com um domínio próprio.

O e-mail, apesar de ser um dos mais antigos canais de comunicação digital, ainda é um dos meios mais seguros e apropriados para a troca de mensagens e informações empresariais importantes.

Ele é uma das formas mais fáceis e práticas de se comunicar, pois a maioria dos dispositivos com acesso à rede de internet apresenta ferramentas para leitura e envio de e-mails.

Portanto, que saber mais sobre esse tema e aprender o que significa domínio no e-mail de forma mais clara? Então siga com sua leitura!

O que é domínio de e-mail?

Domínio, de uma forma geral, nada mais é que o nome ou endereço que todo site precisa ter: desde o nome do site até suas extensões, conhecidas como TLD (Top Level Domain), que são os famosos .com, .org, .net, .gov, etc.

Diante disso, o que é domínio de e-mail? Como explicamos de forma preliminar mais acima, ele consiste no nome que fica após o @ no endereço de uma conta de e-mail. 

Já falamos mais acima também dos domínios para contas pessoais, mas como funcionam os domínios próprios para um e-mail profissional?

Já imaginou ter a oportunidade de expressar quem você é no momento de passar seu endereço de correio eletrônico para algum cliente em potencial? 

Sim, ao invés de “seunome@e-mail.com.br”, você pode usar “seunome@suaempresa.com.br” — o que faz toda diferença. Isso porque as primeiras impressões são fundamentais para fortalecer sua reputação digital. Ter um e-mail personalizado é uma forma de estabelecer uma imagem de credibilidade, é sinônimo de profissionalismo.

Você provavelmente já recebeu contatos comerciais via e-mail cujo domínio das empresas não eram compostos por nomes conhecidos, como Hotmail, Outlook, entre outros. Na verdade, o que pode aparecer é o nome da própria marca em vez de provedores de e-mail.

Dessa forma, ao usar o domínio do site oficial da sua empresa (www.exemploilustrativo.com.br) para o e-mail, você teria o seguinte endereço: nomedousuario@exemploilustrativo.com.br. Entendeu como funciona?

Logo, ter um e-mail profissional é contar um domínio próprio para interagir com seu público-alvo para contatos institucionais, seja de marketing, confirmação de compras ou de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Por que investir em um domínio de e-mail?

Agora que você entendeu o que é domínio de e-mail, vamos falar um pouco sobre a importância de contar com um domínio comercial próprio para interagir com seus leads e clientes.

Primeiramente, vale salientar a relevância das estratégias de e-mail marketing mesmo nos dias de hoje. Isso mesmo: apesar de ser um canal de comunicação ainda dos primórdios da popularização da internet no mundo, o seu nível de eficácia ainda é muito alto.

E alguns dados corroboram para essa tese: segundo o Hubspot, há em torno de de quatro bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. Ainda segundo a mesma fonte, empresas que investiram em uma campanha segmentada de e-mail marketing obtiveram um crescimento médio de 760% nos lucros. Incrível, não é verdade?

E para alcançar esses números, contar com um e-mail profissional com um domínio próprio vinculado ao site da empresa transmite maior credibilidade às interações. Como assim?

Se você tem um negócio próprio e entra em contato com um usuário, você está divulgando a sua marca e, para isso, é muito importante transmitir profissionalismo e confiabilidade por meio do seu nome oficial.

Imagina só se uma empresa entra em contato com você por meio de um endereço como esse: empresa@e-mailgratis.com.br. A reputação fica um pouco comprometida, concorda?

No final das contas, com um e-mail profissional, o seu cliente não vai ver seu contato como algo mais amador e desconfiável. Em suma, esse investimento é fundamental para uma maior credibilidade e confiança do público com sua interação.

Vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens:

Melhora do processo de comunicação

Com a disponibilidade de um correio eletrônico você consegue se comunicar com mais facilidade e estreitar laços com parceiros e clientes. Afinal, não é necessário esperar por uma conversa pessoalmente ou por uma ligação, qualquer pessoa que tenha seu endereço de e-mail pode entrar em contato quando precisar e aguardar seu retorno.

O e-mail personalizado traz maior organização pessoal

Com uma conta de e-mail você consegue ter muitas informações documentadas. Ou seja, o que poderia ser esquecido com uma conversa ou perdido com o passar do tempo, fica registrado na sua caixa de entrada. Em 2010, o congresso brasileiro aprovou o e-mail como um documento legal e legítimo, ou seja, também pode te ajudar caso precise de uma prova documental.

Outro benefício é que pode separar tudo por pastas, criar marcadores e deixar organizado como preferir. Quando precisar encontrar algum assunto ou arquivo específico, poderá pesquisar nos diretórios e, em poucos cliques, ter o que precisa.

Facilidade para utilizar ferramentas

Muitas ferramentas, redes sociais e outros canais digitais pedem uma conta de e-mail no momento do cadastro para utilização. É imprescindível ter um endereço eletrônico para ser engajado e conseguir criar bons relacionamentos interpessoais e profissionais.

Atividades realizadas com mais profissionalismo

Imagine estar em um evento, conhecer pessoas que podem se tornar bons parceiros de trabalho e passar seu cartão com seunome@e-mail.com. Agora pense na diferença se seu endereço for seunome@nomedasuaempresa.com. Não passa mais credibilidade e confiança? Não só impulsiona o seu networking, como reforça o nome da sua marca.

Possibilidade de realizar campanhas de e-mail marketing

Ao criar um e-mail profissional/personalizado para seu negócio, você também poderá realizar campanhas de marketing digital que envolvem e-mail marketing. Dessa forma, as chances da sua base de clientes em potencial sentir-se segura em abrir a mensagem são maiores ao verem que se trata de um endereço profissional.

No plano de e-mail marketing da GoDaddy você terá:

  • relatórios que mostram quais e-mails são abertos, clicados e compartilhados;
  • editor com um compositor de arrastar e soltar para criar e-mails rapidamente;
  • ferramentas conectadas com o Criador de Sites e a Loja Online;
  • ferramentas de autenticação para proteger seus assinantes contra spam;
  • botões clicáveis para você obter um melhor engajamento nas suas campanhas;
  • galeria de imagens de alta qualidade.

Como criar um e-mail com o meu domínio?

Afinal, como criar um domínio de e-mail para minha empresa? Geralmente, para criar um e-mail com domínio próprio é preciso ter registrado o domínio desejado e contratado um serviço de hospedagem com algum provedor específico. 

Hospedagem, inclusive, funciona como um serviço de aluguel em um servidor. Com ela, você tem acesso a um espaço para armazenamento e gerenciamento de informações do seu domínio em um ambiente virtual específico.

Então, imagine que você tenha escolhido um dos planos de hospedagem da GoDaddy para seu site. A partir disso, você terá acesso a um registro de e-mail profissional exclusivo e super intuitivo para gerenciar sua estratégia.

Saiba mais no vídeo abaixo como registrar um e-mail profissional com a GoDaddy:

Com o registro de e-mail Profissional da GoDaddy, você pode ter acesso integrado a uma agenda do Outlook e Apple-mail para criar listas de contatos diferentes e de acordo com suas necessidades. Além disso, há planos exclusivos com o Microsoft 365.

Caso você já tenha adquirido o serviço de domínio e hospedagem de outro provedor, não precisa se preocupar. Pode apostar que não deixaríamos você na mão! Ao configurar seu e-mail profissional, opte por “um domínio que não está em minha conta GoDaddy” e conclua as definições do seu correio eletrônico.

Além disso, outra boa notícia é que você decidirá como trabalhar, pois nosso serviço tem compatibilidade com o Outlook, Apple Mail, Thunderbird, entre outros clientes de e-mail.

O que você vai encontrar no recurso de e-mail com domínio personalizado da GoDaddy

Ter um e-mail personalizado é simples e muito importante. Praticamente não tem motivos para você não dar esse próximo passo e transmitir mais segurança e credibilidade para seus clientes. O e-mail profissional da GoDaddy, além de seguro e prático, é otimizado para dispositivos móveis, com ele você terá:

  • um espaço digital com widgets personalizados para notícias, previsão do tempo, esportes e mais;
  • pré-visualização de anexos de e-mails corporativos sem precisar abri-lo;
  • calendário sincronizado para facilitar sua agenda de compromissos e receber lembretes;
  • suporte especializado sempre que você precisar. Nosso tIme de especialistas está disponível para te ajudar com dúvidas;
  • segurança de padrão internacional com os melhores filtros de spam e antivírus do mercado, bloqueando e-mails perigosos e indesejados. 
  • filtros de spam e vírus, além de outros serviços de segurança;
  • sincronização entre todos os dispositivos conectados ao e-mail;
  • 10GB de espaço para armazenar suas informações importantes;
  • caixa de entrada sem anúncios que possam distrair seu trabalho.

Incrível, não é mesmo? E como criar um e-mail personalizado com domínio na GoDaddy em um passo a passo simples? Confira!

  1. Após criar sua conta, faça o login no site da GoDaddy e em seguida vá em “meus produtos”;
  2. clique em “e-mail profissional”;
  3. parte do domínio será o do seu site GoDaddy e você poderá personalizar a parte antes do @;
  4. defina o nome e sobrenome e senha;
  5. se desejar, inclua até 5 outras contas de e-mail;
  6. clique no botão “criar” e pronto! 

Agora que você já sabe o que é domínio de e-mail e como é importante ter um endereço que transmite mais credibilidade, adquira o seu com a GoDaddy e não deixe para depois.

Crie agora seu e-mail profissional!