Entenda a função do servidor DNS e como ele pode melhorar a performance do seu site

ArtigosCategory
11 min read
Bruna Diniz

Começar um empreendimento digital vai além de escolher um nome, produzir ou escolher os melhores produtos e definir as estratégias de marketing. É preciso, também, entender, pelo menos, um pouco sobre funcionalidades técnicas. Por exemplo: você sabe o que é servidor DNS?

Ele tem um papel extremamente importante para o bom funcionamento de um site ou de uma loja on-line. Afinal, linhas de frente como segurança, velocidade e estabilidade dependem da escolha do servidor certo. 

Nesse sentido, vale lembrar que o bom desempenho das páginas refletem na experiência do usuário. Ninguém quer navegar por um site que fica fora do ar recorrentemente, com tempo de carregamento das páginas lento e sem oferecer o mínimo de segurança de dados, não é verdade?

E em tempos de transformação digital, um site é muitas vezes a porta de entrada da empresa para os clientes. Além disso, muitos deles são e-commerce, então nada melhor do que entregar uma experiência segura e de qualidade para que os usuários possam aproveitar o melhor do cantinho da sua marca na internet.

Diante disso, quer entender melhor qual a função do servidor DNS nesse processo? Continue a leitura até o fim que vamos te explicar tudo!

Conheça a Hospedagem Web da GoDaddy!

O que é servidor DNS?

Existe uma ferramenta que roda em “segundo plano” quando você quer acessar um site pela primeira vez: o DNS. Em resumo, ele serve para que seja possível entrar em uma página pelo endereço comum, a URL.

A sigla DNS (Domain Name System) significa Sistema de Nomes de Domínio. Essa tecnologia surgiu durante os anos 80 com o intuito de desenvolver as redes baseadas em TCP/IP, protocolo de segurança para a transferência de dados na internet.

O servidor DNS nada mais é que uma máquina com um banco de dados que armazena protocolos de comunicação e endereços IP, que são a identificação do servidor utilizada pelo domínio. O DNS é responsável pela conexão de um domínio e esse endereço de IP.

Na prática, o servidor DNS controla as configurações do site e do e-mail pertencentes a um determinado domínio. 

Isso é, quando um usuário digita o nome de domínio (por exemplo, godaddy.com/pt-br) na barra URL do seu navegador, esse domínio será conectado com um endereço de IP e o conteúdo do site será traduzido para o usuário por meio do DNS.

Isso porque, para o sistema, aquele site é um aglomerado de números: o IP. Sendo assim, o papel do DNS é gerar a identificação entre a URL digitada e esse número. Para isso, você precisa se conectar ao servidor, entendeu?

Após esse primeiro acesso, seu computador irá salvar os dados e, da próxima vez, você não precisará se preocupar com essa questão, já que não será necessário buscar e utilizar o servidor DNS.

Como funciona o DNS?

O que acontece é que todos os sites do mundo possuem o chamado número de IP, que pode ser comparado a um número de identidade. Pois bem, toda a engrenagem de navegação é feita por meio desses numerais.

Por exemplo, quando um usuário digita o endereço de um site, o DNS faz a “tradução” para um registro de IP. Em seguida, as informações são procuradas no servidor e, por fim, exibidas ao internauta.

Ele funciona também a partir da hierarquia dos servidores DNS. Essa hierarquia é similar a estrutura de uma árvores, onde há o servidores DNS raiz que guardam o banco de dados e se comunicam com o galhos da árvores, que são os servidores de domínio, especificamente:

  • Servidor de domínio de nível superior (.com, .org, .net, entre outros).
  • Servidor de domínio de segundo nível, que são os nomes personalizáveis do domínio e que variam de site para site.

No fim, a informação chega ao cliente DNS. 

As vantagens do servidor DNS

Agora que você já sabe o que é servidor DNS, podemos falar das vantagens desse sistema.

A primeira delas é a praticidade, afinal, imagine se cada vez que uma pessoa quisesse acessar uma página na web, tivesse que digitar o IP 123.4.56.7. É claro que tudo seria muito mais complicado e lento, não é mesmo?

Outro benefício é que o servidor DNS — de excelente qualidade — torna a navegação mais ágil e eficaz para quem acompanha o site, e-mail ou e-commerce.

Lembre-se sempre que aquele velho ditado :“tempo é dinheiro” faz ainda mais sentido na internet. Afinal, muitos usuários não têm disponibilidade nem disposição para esperar uma página devagar terminar de abrir.

Mas, afinal, qual o tempo certo para o carregamento de uma página? No geral, recomenda-se abaixo de três segundo, de acordo com profissionais de SEO (otimização para mecanismos de busca).

Mais do que isso, o ideal é que você sempre avalie o tempo de performance das páginas de seus concorrentes. O tempo do seu site, obviamente, precisa ser melhor do que o de outros.

Saiba mais sobre SEO e como isso pode ajudar na performance do seu site:

Dicas para escolher um servidor web

Antes de tudo, vale ressaltar que existem dois tipos de servidores: dedicado e compartilhado. Para sites e lojas virtuais mais complexos, é indicado o uso do primeiro tipo.

Independentemente da escolha, existem alguns pontos gerais e básicos para o sucesso da sua página. Procure um servidor com as seguintes características:

  • garantia segurança para acesso e armazenamento dados e informações — o certificado SSL é ideal;
    monitoramento 24 horas — a internet também oferece riscos. Por isso, tenha um servidor que monitore o seu site o tempo todo;
  • backup — é claro que você não quer perder o conteúdo das suas páginas, certo? Para isso, opte por um servidor que faça o backup constante;
  • atendimento 24 horas — problemas nunca têm hora certa para começar, assim, o melhor é ter um serviço de hospedagem com apoio a qualquer hora do dia a e da noite;
  • alta capacidade de armazenamento — para ter um grande número de conteúdos, produtos, etc., é mais do que necessário contar com um servidor com ótimo espaço;
  • autonomia — é muito importante que a hospedagem permita que você altere informações sempre que necessário;
    entre outras.

Confira abaixo o vídeo da GoDaddy para entender o que é Certificado SSL e sua importância para a segurança virtual:

O que é servidor DNS não está respondendo?

Um erro como “servidor DNS indisponível” ou “servidor DNS não está respondendo” pode gerar muitas dúvidas. O que você sabe, enquanto usuário, é que não consegue acessar as páginas e, simplesmente, nada funciona perfeitamente em seu navegador.

Por isso, resolver esse problema com DNS é importantíssimo para que você tenha um bom uso do seu navegador. E é isso que vamos explicar agora! Veja o que fazer quando o servidor DNS não está disponível!

Reinicie equipamentos e sistema

Embora pareça algo pouco funcional, reiniciar a máquina e os equipamentos de rede pode, sim, fazer diferença. Isso porque alguns modems e roteadores atualizam suas configurações ao iniciar novamente, o que pode incluir os números de servidor DNS e corrigir o erro.

Entretanto, mesmo que funcione uma vez, se o problema for muito frequente, vale a pena tentar as opções abaixo para solucioná-lo definitivamente, ok?

Mudar DNS do roteador

Mudar o DNS do seu modem/roteador é um dos modos mais garantidos de fazer a conexão operar devidamente. Para isso você deve buscar a opção dentro das configurações do roteador, que normalmente são acessadas ao digitar o IP na barra de endereços do navegador.

Cada modelo de roteador tem suas especificações, então o melhor é buscar instruções específicas para o seu. Entretanto, alguns equipamentos de operadoras não permitem essa configuração.

Mudar DNS do sistema

Se o erro persistir ou se você não puder alterar as informações do roteador, uma boa ideia é alterá-los em seu sistema. No caso do Windows 10, você deverá seguir os passos abaixo:

  1. clique com o botão direito do mouse no ícone de rede, na barra de tarefas;
  2. selecione “Abrir configurações de rede e internet”;
  3. clique em “alterar opções de adaptador”;
  4. procure sua rede de internet, clique nela com o botão direito e entre em “propriedades”;
  5. na lista que abrirá, busque “Internet Protocol Version 4 (TCP / IPv4). Clique nele e então na opção “propriedades”, abaixo;
  6. na caixa inferior, selecione “Usar os seguintes endereços de servidor DNS;
  7. adicione como preferencial o número 8.8.8.8, e como alternativo, o 8.8.4.4.

Após isso, feche todas as janelas e faça o teste. Caso tenha funcionado, basta continuar utilizando normalmente.

Desativar o firewall ou antivírus

Embora não seja recomendado, se o erro de servidor DNS indisponível continuar ativo, você pode experimentar, temporariamente, desabilitar firewall e antivírus em seu sistema para certificar-se de que não são eles que estão atrapalhando a conexão.

Para evitar problemas grandes com sua segurança, o melhor a fazer é fechar tudo, desabilitar esses fatores e, então, entrar somente no navegador e acessar o site que está com o erro.

Caso funcione dessa maneira, vale verificar nas configurações de antivírus e firewall se não há limitações para o acesso a sites no geral. Esse tipo de segurança é comum e pode, sim, impedir sua conexão ao servidor DNS necessário.

Redefinir configurações de rede do sistema

Em último caso, se o erro ainda estiver aparecendo, você pode tentar redefinir completamente as configurações de rede do seu computador. Para isso você precisa:

  1. acessar o menu Iniciar, depois clicar em configurações, “Rede e Internet” e, então “Status”;
  2. na janela que abrirá, clique em “Reinicialização da rede”;
  3. depois selecione “Restaurar agora”.

Após realizar esse procedimento, você precisará reconectar às suas redes e adicionar novamente as respectivas senhas, ok? Então não se assuste, pois é normal.

Como encontrar servidor DNS no celular?

Para mudar um sistema DNS indisponível pelo celular, você pode seguir as orientações abaixo.

No Iphone:

  • abra o aplicativo de Ajustes;
  • vá nas configurações de Wi-Fi;
  • toque no ícone “i” ao lado da rede que deseja modificar;
  • vá para Configurar DNS;
  • toque em Manual;
  • depois em Adicionar Servidor para acrescentar os endereços DNS primário e secundário;
  • para remover os endereços DNS já cadastrados, toque no ícone vermelho ao lado de cada um deles;
  • aperte Salvar.

No Android:

  • vá para as Configurações, e depois em Conexões;
  • toque em Wi-Fi;
  • escolha a rede Wi-Fi que pretende configurar;
  • escolha a opção Avançado;
  • depois vá para Definições IP, e então para Estático;
  • em DNS 1 e DNS 2, coloque os endereços de DNS primário e secundário;
  • toque para Salvar as configurações.

Conte com a GoDaddy

Gostou de saber o que é servidor DNS? Na GoDaddy, você encontra as melhores opções de servidor dedicado e compartilhado. As duas opções contam com suporte técnico 24 horas, monitoramento para proteção da ação de hackers e tantas outras vantagens.

Conheça nossos planos de hospedagem e escolha um servidor potente de acordo com as necessidades e estrutura do seu site!

Aproveite, também, para registrar o seu nome de domínio. Há muitas alternativas disponíveis e com extensões variadas (.com; .br; .blog; .space e mais). Encontre o nome de domínio que você procura!

Lembre-se que o sucesso digital começa com um bom site! Corra e comece a empreender agora mesmo!

Para mais dicas sobre criação de sites ou de lojas virtuais, continue navegando aqui no blog da GoDaddy! Toda semana tem novidades e guias para te ajudar!