O que é servidor web e por que você deve escolher o melhor?

ArtigosCategory
8 min read
Amanda Britto

Você pode até não saber o que é um servidor web, mas todo o conteúdo que você consome na rede só está disponível devido a essa tecnologia. 

Caso tenha dúvidas sobre o assunto ou queira descobrir como escolher qual é o melhor servidor web, a boa notícia é que este artigo vai ser esclarecedor em muitos sentidos. 

A seguir, você vai compreender o que há por trás do que também conhecemos como “web server” e como você pode optar pelo ideal com muita praticidade. 

Acredite, ao dominar esses conceitos, você coloca a sua marca mais perto do que imagina do sucesso.

O que é preciso para colocar um site no ar? 

Antes de saber o que é um servidor web é preciso entender que, para que um site fique ativo, ele precisa de alguns parâmetros bem definidos. 

De forma geral, os principais parâmetros são: 

Entenda, a seguir, o que são cada um deles.

Domínio

O domínio nada mais é do que o endereço da sua página da web — aquele "seusite.com.br".

Ele direciona o seu público para chegar aonde precisa e é um grande facilitador para que seus clientes em potencial encontrem você. 

Nós da GoDaddy oferecemos uma ferramenta de busca para domínios, que te ajuda a encontrar a melhor opção para a sua empresa, identificar os disponíveis e registar a sua marca online.

Pesquisa de nome de domínio

Hospedagem

Já a hospedagem web refere-se ao local onde este endereço vai levar as pessoas. Ou seja, onde seus arquivos, que é o último dos três parâmetros listados, estarão. 

Esse espaço é proporcionado por um servidor, uma máquina que cede espaço para seu site ir ao ar.

Agora que você já entende os parâmetros mais importantes para a atividade de um site, fica mais simples você entender o que é um servidor web. 

O que é um servidor web e para que serve?

Um servidor web é um programa que entrega a página solicitada em uma pesquisa virtual. Ele serve para que o usuário consiga a autorização para acessar uma página pelo seu navegador, enviando conteúdo e recursos, como páginas HTML, imagens, vídeos e arquivos, para os dispositivos dos usuários conectados à internet. 

Em outras palavras, o servidor web é responsável por aceitar solicitações de usuários da internet que desejam acessar uma página. Também é o serviço o responsável por enviar as respostas apropriadas, apresentando, por exemplo, o conteúdo ao qual os usuários solicitaram acesso.

Além disso, o servidor web é a tecnologia dos serviços que disponibiliza espaço para hospedar todos os sites que acessamos diariamente. 

A hospedagem, portanto, é uma espécie de aluguel que o dono de um site contrata para armazenar sua página em um servidor.

Quer aprender mais sobre hospedagem de sites? Confira o vídeo abaixo do canal da GoDaddy Brasil:

Quais são os servidores web?

Existem dois exemplos de servidores web, o servidor estático e o servidor dinâmico. Com o servidor estático, as informações são enviadas para o navegador do usuário de acordo com as configurações registradas na hospedagem. Já o dinâmico, atualiza os arquivos hospedados no site, antes de enviá-los ao usuário.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!

Servidor estático

O servidor web estático nada mais é que um computador que vem com um software do servidor HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto) instalado. 

Ele tem esse nome porque, como dissemos acima, as informações do website são enviadas para o navegador do usuário de acordo com as configurações registradas no momento da hospedagem.

Servidor dinâmico

O servidor dinâmico se diferencia do estático pelos softwares extras de sua estrutura. Ele vem acompanhado com um application server (ou servidor de aplicações) e uma database (base de dados).

Esse complemento permite que os arquivos hospedados no site sejam atualizados antes de serem enviados para o navegador do usuário.

Um bom exemplo de site que usa servidor web dinâmico é a Wikipedia. Em virtude de seu tamanho, o servidor possui uma imensa base de dados atualizável para que e alguns templates HTML para facilitar o gerenciamento da imensa quantidade de informações existente nas inúmeras páginas da Wikipédia. 

Como o servidor funciona?

O servidor web funciona a partir da solicitação de recursos (como uma página HTML) pelo usuário através do protocolo HTTP. O servidor web recebe a solicitação e a processa. Ele verifica se possui o recurso solicitado e o prepara para ser enviado ao usuário. O cliente recebe a resposta do servidor web e processa o recurso, exibindo-o na tela do dispositivo.

Os servidores web geralmente também incluem recursos adicionais, como:

  • processamento de scripts (como PHP, Python e Ruby);
  • suporte a bancos de dados (como MySQL e MongoDB);
  • recursos de segurança, como autenticação de usuário e criptografia de dados.

Como você pode ver, o servidor não é apenas um espaço de armazenamento. 

Ele também é responsável por fazer a comunicação entre as URLs buscadas pelos usuários e a hospedagem do site. 

Dessa forma, questões como velocidade de navegação da página e manutenção do site no ar são totalmente ligadas a escolha de um bom web server.

Por isso, é preciso ter atenção ao escolher o serviço ideal, já que existem diferentes tipos que vão entregar performance e soluções diferentes.

O melhor é que você pode optar pelo mais adequado às suas necessidades. 

Também é importante ressaltar que, independentemente do tipo de site, o bom funcionamento pode garantir dois pontos cruciais:

  • a melhora da experiência do usuário, ou seja, as pessoas conseguem navegar de forma rápida e eficiente;
  • maior chance das suas páginas ranquearem nos sites de busca, como no Google. Uma vantagem que leva muito mais visitantes e, claro, possíveis conversões para o seu empreendimento digital. 

Portanto, contratar um bom plano de hospedagem em um servidor web pode ser o diferencial do seu site em comparação ao do concorrente. 

E ainda mais caso você tenha uma loja virtual. Nesse caso, é fundamental garantir uma boa experiência de navegação e segurança para que não haja ruídos que afastem o usuário de fechar negócio. 

Leia também: Entenda a função do servidor DNS e como ele pode melhorar a performance do seu site

Qual a necessidade de se ter um servidor web?

Entre as necessidades de se ter um servidor web estão:

  • hospedagem de sites;
  • acesso remoto;
  • compartilhamento de arquivos;
  • gerenciamento de conteúdo como texto, imagens e vídeos;
  • proteger recursos com autenticação e criptografia;
  • oferta de escalabilidade para que apps e sites possam lidar com o aumento do tráfego e armazenamento adicional.

Leia também: Conheça 11 dicas de segurança na internet para empreendedores

Como escolher o melhor servidor web?

Agora que você sabe qual a finalidade de um servidor web, é hora de conhecer algumas dicas para escolher os melhores parâmetros. 

No caso do domínio, é fundamental que ele seja simples, claro e objetivo. Sendo assim, evite números, caracteres especiais e palavras que sejam difíceis de digitar. 

Além disso, também é interessante que o termo tenha palavras-chave, pois isso ajuda nas estratégias de SEO

Procure, também, indicar a sua localidade. Se for o caso, adicione a terminação “.br”. Dessa forma, seus usuários saberão onde a sua marca atua. 

Partindo para o segundo ponto, é fundamental que a hospedagem ofereça certificado de segurança, como o SSL, e varredura que previna ou remova vírus e ações de hackers. 

Veja mais sobre como criar sites seguros, no vídeo a seguir. 

Vale destacar, ainda, que a hospedagem pode ser feita em servidor compartilhado ou dedicado

Caso o seu site tenha uma estrutura extremamente robusta e receba altos números de acessos diariamente, como um grande e-commerce, o melhor é optar por uma hospedagem dedicada, pois ela irá gerenciar apenas a sua conta.

Nesse sentido, a GoDaddy tem planos diversos de servidor web para você escolher o que mais está alinhado ao seu perfil. Verifique as especificidades e veja se o seu projeto se encaixa nelas. 

Aliás, é possível construir a sua casa on-line em menos de uma hora. Contrate agora o melhor plano de hospedagem de sites para você!